Teste

teste

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cerimónia em Viena

(via Portugal e Outras Touradas)

48 comentários:

Anónimo disse...

É tao giro quanto as paradas gay e a semana santa em Manila.

José Gonsalo disse...

Todavia,com pequenas diferenças. Nas paradas gay prega-se a paz e o amor e ninguém magoa seja quem for (só por acidente, é claro...).
Quanto aos católicos filipinos, também não pretendem mais do que martirizar-se, não ameaçam outrem com bombas, invasões armadas, imposição de costumes, modos de vida e de códigos morais ou com teocracias, nem com formas ecológicas de aplicação da pena de morte ou da mutilação.

Anónimo disse...

A atitude anti-cristã dos políticos na Europa abriu as portas ao islamismo:
-por um lado, a ostracização e os ataques odientos ao cristinanimos;
-por outro a promoção e protecção de ideologias e fés excepto a cristã.

Veremos no que vai dar. Esperemos, ainda assim, que nunca tenhamos que dar razão aos nazis que disseram que Hitler (outro anti-cristão) foi a última hipótese de sobrevivência da Europa.

Anónimo disse...

Cruzadas e Jhiad são duas faces da mesma moeda.

Carmo da Rosa disse...

Não, são duas moedas. Uma já há muito que deixou de circular e só se encontra em museus, a outra mata gente todos os dias...

Anónimo disse...

Não. Parece que o projecto é cunhar-se uma, o quanto antes.

anónimo espantado disse...

"Parece que o projecto é cunhar-se uma, o quanto antes."

O Glenn Beck anda a ver se consegue o alvará...

anónimo espantado disse...

É verdade, estes gajos nas Filipinas não destoavam. Ou a figurar pró Mel Gibson.

o holandês voador disse...

A cerimónia é ridicula, mas só quem não conhece a Austria, poderá acreditar que os austriacos permitiriam tal barbaridade. Têm mesmo a certeza que é em Viena?

Carmo da Rosa disse...

Isto não pode ser em Viena!

Holandês Voador e José Gonsalo, trata-se da Ashura, que é a comemoração de luto dos xiitas pela morte de Ali (genro do profeta) na batalha de Karbala. Ou é no Irão ou no Iraque recente.

Os xiitas (a grande maioria são iranianos) que vivem na Europa são refugiados políticos e vítimas deste folclore…

Ou seja, gostam tanto da Ashura como nós (eu e hv) gostávamos das comemorações da aparição de N.Senhora de Fátima.

José Gonsalo disse...

Carmo da Rosa:
Tal como indiquei no post, fui buscar o vídeo a outro blog, onde quem o publicou refere que o recebeu por email e que desconhece o autor.
Não sei, portanto, se aquilo se passa, de facto, em Viena, ou se esta cidade, enquanto teve os Turcos às portas, no século XVIII, perante a passividade acobardada da restante Europa, constitui, no video, um símbolo do que a expansão do islamo-fascismo poderá trazer ao Ocidente.
Procurarei informar-me. Mas, pelo que referi, não considero isso seja o mais importante.

HV:
Não me esqueci da resposta que lhe devo, mas continuo com muito pouco tempo. Logo que possa...

o holandês voador disse...

CdR,
Obviamente que não é em Viena. Nenhum país europeu, minimamente civilizado, admitiria tal "sangria". De resto, o vídeo é uma montagem simplória e manipulativa de uma manifestação tirada do seu contexto. Tem imagens da Austria, de Inglaterra e até a reprodução de um quadro do Van Gogh...parece o "Fitna" do Wilders. Sobre o vídeo estamos conversados.
Que o Gonsalo tenha usado a palavra "Viena" no título, diz mais sobre o autor do "post" do que o vídeo. Deve ter sido por influência da valsa do Strauss...


Gonsalo,
Não tinha ido de férias? "Take your time", que eu posso esperar...

Carmo da Rosa disse...

@ José Gonsalo: ”Tal como indiquei no post, fui buscar o vídeo a outro blog, onde quem o publicou refere que o recebeu por email e que desconhece o autor.”

Então neste caso não se conhece a fonte e não se sabe do que se trata! José Gonsalo, eu não publicaria, simplesmente porque não tenho dados para escrever uma pequena introdução sobre o vídeo…

@ HV: ”Nenhum país europeu, minimamente civilizado, admitiria tal "sangria".

Huuuuum! HV, Não tenho a tua confiança acerca da não admissão da barbárie na Europa… De resto é realmente uma montagem simplória e mal feita, mas não é manipulativa porque o título é “Soon, at your favorite city”. Eles não dizem que está a acontecer, estão apenas a avisar a malta que poderá vir a acontecer.

Tens razão, o Fitna do Wilders podia ter sido muito melhor, mas ele não é um cineasta e teve que fazer a coisa às escondidas e com meios rudimentares, porque o único cineasta com coragem para fazer o Fitna foi assassinado….

Mas de qualquer maneira nada no Fitna é mentira, são tudo imagens retiradas dos telejornais. E apenas com imagens da TV é possível actualmente fazer um Fitna por mês…

o holandês voador disse...

CdR,
Obviamente que o vídeo é manipulativo, pois tem uma mensagem subliminar: eis o que nos espera nas cidades europeias. Chama-se a isto demagogia barata. Mas, cada um acredita naquilo que quer, como é evidente. As crenças não se discutem.

RioD'oiro disse...

HV:

"Obviamente que o vídeo é manipulativo, pois tem uma mensagem subliminar: eis o que nos espera nas cidades europeias."

Não é subliminar. Está lá escrito.

"Chama-se a isto demagogia barata."

Se se subliminar é demagogia barata, não sendo subliminar é ...?

"Mas, cada um acredita naquilo que quer, como é evidente. As crenças não se discutem."

O caro HV acredita que é subliminar ...!

Anónimo disse...

- Oh vizinho, proteje aí o meu quintal e cuida do meu cão, que eu já volto... - disse o gonsalito ao doiralho.

José Gonsalo disse...

HV e CdR:
Se houvesse internet no período de ascensão de Hitler, na Alemanha, e alguém pusesse a circular um documento em vídeo sobre uma cerimónia nazi, com um aviso idêntico, mas referindo Paris ou Varsóvia, por exemplo, deveríamos vê-lo como manipulação ou como aviso?

o holandês voador disse...

Gonsalo,
Se quer "avisar a malta", pode sempre utilizar argumentos sustentados. Parece-me que é mais inteligente do que isso. Quem vai acreditar num exorcismo que, ainda por cima, não se passa na cidade que você refere, como se fosse um fonte válida? Já alguma vez esteve na Austria? Só uma pessoa, que desconhece a realidade europeia, publica um vídeo de mentecapos para provar uma tese sem sustentação. Procure melhor e apresente uma coisa com pés e cabeça, já agora...

Carmo da Rosa disse...

@ José Gonsalo: ”um aviso idêntico, mas referindo Paris ou Varsóvia, por exemplo, deveríamos vê-lo como manipulação ou como aviso?”

Precisamente, por isso é eu acho que não é manipulativo, apenas avisa!

Alguém que se lembrasse de dizer antes de Setembro de 2001 que o Islão tinha intenção de cometer atentados terroristas nos EUA daquela envergadura, era considerado alarmista, populista, islamófobo e de extrema direita – com um pouco de sorte não era também apelidado de racista...

HV, tu dizes: "Nenhum país europeu, minimamente civilizado, admitiria tal "sangria"."

Mas não se trata aqui de matar gente ou obrigar pessoas (a não ser as criancinhas) a fazer isto ou aquilo. É apenas uma comemoração religiosa, e se houvesse muitos xiitas na Europa, não me admiraria nada que no âmbito do respeito pelas minorias religiosas muita boa gente admitisse a coisa.

Parece que já te estou a ouvir com um excelente argumento: não ando também mulheres de idade em Fátima a martirizar-se de joelhos?

Go_dot disse...

Um sinal de despertar bem claro, com um subtítulo que não deixa duvidas. “Brevemente, na sua cidade favorita.” Viena, Amsterdam, Londres Paris ... ...

Educados assim, não é de admirar, que os putos fiquem apavorados e prefiram a companhia das tais setenta e tal virgens.

Nenhum país europeu, minimamente civilizado, admitiria tal "sangria".


Por falar em “sangria” todos os anos na Europa “civilizada” centenas de miúdas são genitalmente mutiladas em nome da mesma barbárie.

… um vídeo de mentecapos para provar uma tese sem sustentação".


Opiniões... Mas, repare bem no miúdo das 0:49.

anónimo semi-espantado disse...

"por isso é eu acho que não é manipulativo, apenas avisa!"

Ao que se chega, meu Deus! Mas também não faz muito mal, andam praticamente a falar sozinhos.

OK, os anónimos. Os mais cobardes são os bloguistas que entram anonimamente, apesar de terem a faca e o queijo na mão. Alguns são facilmente identificáveis, o algodão não engana, mas certamente não menos cobardes aos olhos de tão distintos LOL!!!! postadores.

Carmo da Rosa disse...

Correcção:

não andam também mulheres em Fátima....

Anónimo, se eu tivesse a faca e o queijo na mão cortava e deitava fora 80% dos comentários anónimos que são aqui publicados...

RioD'oiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RioD'oiro disse...

HV:

"Quem vai acreditar num exorcismo que, ainda por cima, não se passa na cidade que você refere, como se fosse um fonte válida?"

Se se passasse na dita cidade já o caldo estava entornado. Já pouco haveria para servir de aviso.

A coisa, a meu parecer, é feita com aquela cidade como outra qualquer. Parece-me que no entender de qualquer pessoa a coisa é vista como um exemplo que se poderia igualmente passar no local de habitação dessa hipotética pessoa.

Dito de outra forma, pelo inverso, é preciso ter uma mente tortuosa para perceber que aquilo é o que não é.

Anónimo disse...

Essa dos terroristas terem deitado abaixo as torres de Nova Iorque é tão verdade como o Homen ter ido à lua na Apolo ou o Saddam ter armas de destruição maciça. Oh rosinha, só contaram prá você, né?

José Gonsalo disse...

HV:
"Se quer "avisar a malta", pode sempre utilizar argumentos sustentados"
As imagens do vídeo são, em si, um argumento sustentado. O resto é com a inteligência de cada um.
O HV percebeu perfeitamente onde eu queria chegar, mas decidiu fazer "render o peixe", porque pensa que deve negar um conjunto de consequências desgraçadamente previsíveis dos factos de que ele dá conta. Como sabe, também, que é sempre preocupação minha argumentar, fundamentadamente, sobre aquilo que afirmo, apesar desta vez o não ter feito, por o julgar desnecessário.
Mas pronto, o que hei-de eu fazer? Acho que não vale a pena discutir mais sobre este assunto da argumentação.

anónimo que já nem se espanta com nada disse...

Carmo da Rosa, não seja ridículo. Primeiro discurse para os seus companheiros, que se apresentem com o nick que registaram como bloguistas e com os quais devem dar a cara pelo blog. Se há cobardia aqui, é desses em primeiro lugar.
Mas vou esperar sentado de um blog que faz tábua rasa de um mínimo de coerência de pensamento e atitudes.

o holandês voador disse...

Got_Dot,
As mutilações não são legais na "Europa civilizada". Se existem (e sabemos que são feitas no interior de certas comunidades) isso não quer dizer que sejam permitidas. São ilegais e por isso difíceis de controlar, a menos que haja denúncias. A Hirsi Ali tentou fazê-las, mas os holandeses do partido dela ficaram incomodados. Também por essa razão, ela mudou-se para os EUA.
A manifestação do video, que eu não sei onde é, nunca poderia ser autorizada naqueles termos (auto-flagelação) numa capital europeia, muito menos na Austria, um país tradicionalmente católico.
É sobre esta manipulação que eu chamei a atenção, não sobre a educação das pobres crianças, como é óbvio. Não misture as coisas e centre-se no essencial.

RdO,
O que não é subliminar para si (ou para mim) pode ser para outras pessoas. O vídeo mistura alhos com bugalhos e mostra uma manifestação (onde?) como se fosse na Europa...
O Gonsalo "inventou" Viena, como lugar do ritual, o que é falso.
Logo, o vídeo é "subliminar", no sentido em que tenta fazer passar uma mensagem que não corresponde à verdade. A "descodificação" da mensagem é feita pelo intermediário (o observador) e não pela mensagem em si. Trata-se da relação entre "significante" e "significado", coisa que o Saussure já explicou há muitos anos.

RioD'oiro disse...

Caro Got_Dot

O filme não corresponde a verdade nenhuma porque não é suposto ser verdade, é ficção.

"Brevemente na sua cidade" torna isso inequivocamente claro.

As imagens de Viena enquadram-se e são perfeitamente explicadas pelo título "Acorda Europa". É um símbolo da Europa.

E evidente que a quem vê pela primeira vez se instala, durante algum tempo, a convicção de que a coisa estará relacionada com Viena, mas a dúvida é desfeita pelos letterings "Acorda Europa" e "Brevemente na sua Cidade".

Para malta que por um lado não reconheça a linguagem do filme (montagem - forma aliás usada até cheirar a queimado), poderemos ainda ver a coisa de outra forma,. Neste caso pode ficar a dúvida se se pretenderá afirmar que o que já se passa em Viena poderá vir a passar-se noutros locais da Europa. Mas quem insiste que essa via encerra mais que a dúvida (encerra o caso do subliminar) vai acaba estatelado porque se torna óbvio que considera isso relevante para a mensagem em causa. Neste caso levanta-se a questão de se saber em que medida seria a substância da mensagem alterada caso se passasse em Viena ou noutro local. Mesmo que se argumente que essa via podia ficar no ar o alarme, levanta-se a pergunta ‘mas qual alarme?’, ‘há substância para alarme?’ … o que torna inequívoco que a pessoa atacada que por aqui entra dá de barato que há motivo para alarme … tornando novamente irrelevante o pormenor do local.

Carmo da Rosa disse...

@ Go_dot: ”Por falar em “sangria” todos os anos na Europa “civilizada” centenas de miúdas são genitalmente mutiladas em nome da mesma barbárie.”

Miúdas!

É preciso não esquecer os miúdos que também são mutilados!

HV, mas ok, realmente a coisa nas miúdas é bem mais grave, mas ao contrário do que tu julgas, é legal. E é precisamente legal – tolerada seria uma palavra melhor - porque os médicos, apesar de serem contra, pensam que se as excisões não forem feitas nos hospitais por pessoal qualificado e de forma higiénica, vão ser executadas na cozinha por ‘barbeiros’ às escondidas em condições degradantes. (a religião da paz só tem vantagens).

De qualquer forma, creio que a Ashura, mesmo com aquele aspecto bárbaro de muito sangue a correr, não passa de um rito religioso. Andar quilómetros de joelhos em Fátima tem a mesma função irracional, martirizar a carne…

Aliás, as maluqueiras vêm todas do mesmo sítio, do Oriente. As coisas boas, como a internet, essas vêm do Ocidente. Ainda há dúvidas?

De resto, acho que não tem muito sentido discutir um rito religioso que ainda não foi celebrado na Europa… Há milhares de iranianos na Europa e nos EUA, mas a grande maioria são refugiados políticos e todos eles querem apenas uma coisa: que os Mullahs na terra deles, em vez de darem apenas um corte superficial na testa com uma lâmina de barbear, cortem logo a cabeça a meio com um machado…

Anónimo disse...

Mais um chorrilho de asneiras. Oh rosinha, não dás uma prá caixa...

Anónimo disse...

"Tal como indiquei no post, fui buscar o vídeo a outro blog, onde quem o publicou refere que o recebeu por email e que desconhece o autor.
Não sei, portanto, se aquilo se passa, de facto, em Viena,"


Em caso de duvida publique-se a ignorância

Unknown disse...

Passe-se ou não em Viena, ( acreditar nisso é tão "correcto", como acreditar que não), trata-se de uma tradição muçulmana xiita, que em breve pode acontecer numa qq cidade da Europa onde significativas maiorias locais muçulmanas irão, pela via demográfica e democrática, impôr o seu modus vivendi.

Já há bastos exemplos deste tipo de situações, desde um tribunal alemão considerar que um muçulmano bater numa esposa é, de algum modo, uma questão cultural e por isso aceitável e legal, até ao pequeno municipio inglês que publicou uma postura municipal a obrigar que todas as sepulturas se orientassem segundo o rito muçulmano, alegando que isso era importante para eles e os crentes de outras religiões, ou ateus, etc não faziam questão.

Quanto ao ritual em si, de facto é sangrento, e choca-nos pela barbárie, mas nada de especial. Faz parte do "frenesim" periódico que certas espécies animais necessitam. Está na mesma linha do Carnaval, da bebedeira, das erupções violentas que acontecem esporadicamente em todas as sociedades ( veja-se por exemplo o nosso PREC e o que aconteceu ontem em Maputo).

José Gonsalo disse...

"Em caso de duvida publique-se a ignorância"

No caso de se não ter lido, desleixada ou propositadamente o que se disse, a propósito, nos restantes comentários, deixe-se sair a asneira ou a má-fé.

Carmo da Rosa disse...

Anónimo das 10:04

O nome é Rosa. Rosinha deve ser o nome da sua mãe que está a fritar larocas na rua da Banharia.

Morreu de cancro? Ai, tenho muita pena….. pena que não tenha sido você a morrer de cancro!

o holandês voador disse...

Lidador,
Comparar rituais de iniciação e de auto-flagelação com manifestações, como as que estão a acontecer em Maputo é, no mínimo, ridículo. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra. Lá está, mete-se tudo no mesmo saco e escreve-se mais uma "boutade". O que é que os protestos dos moçambicanos têm a ver com o Carnaval e a bebedeira? Nada.

Unknown disse...

Caro HV, a comparação não é tão tonta como se apressa a adjectivar.

Creio até que merecia uma tese.
Há tempos vi um documentário sobre os frenesins periódico de certas espécies. Quatro chiitas ( felinos) animais que normalmente fogem a qq confronto e que inclusivamente abandonam peças de caça para abutres, etc, combatiam por território e a certa altura perdiam a noção de tudo e dilaceravam-se até à morte, não distinguindo lados.
Os gafanhotos entram em frenesim assim que ultrapassam uma determinada densidade por metro cúbico.

Os seres humanos necessitam de frenesins, de festas de caixão à cova, de momentos de loucura, etc.

As sociedades tb.
O Carnaval não é mais do que um frenesim ritualizado, tal como as corridas de S. Fermin, a "tomatada", etc.
Em Maputo e outras cidades africanas, de vez em quando acontece uma espiral de violência. Pode documentar isso, é típico de Africa.

O ritual islâmico do vídeo é tb uma ritualização do frenesim.
O facto de ser como é, sangrento e bárbaro, ajuda tb a compreender a intrínseca crueldade da cultura islâmica.

Anónimo disse...

O lidador é um santo. De certeza que nunca apanhou uma bebedeira... ou, então, pelo que escreve a embriaguez já é crónica.

o holandês voador disse...

"Em Maputo e outras cidades africanas, de vez em quando acontece uma espiral de violência. Pode documentar isso, é típico de Africa".

Espirais de violência há em todo o Mundo. Frenesins, também. Mas, os "frenesins" (estado de transe) de que fala, não são genéticos. Têm, normalmente, a ver com cerimónias ciclícas (rituais de passagem, etc.) e não com causas sociais, como aqueles que estão a acontecer em Maputo. Os motins em Moçambique estão directamente relacionados com o aumento do preço de bens essenciais, como saberá. Até eu, se ganhasse apenas 50 euros por mês e visse o pão, a água, a electricidade e os transportes, a aumentarem 20%, entrava em frenesim; ou em transe, sei lá...
Experimente viver no limiar da sobrevivência e vai ver o frenesim que apanha!...

Unknown disse...

"Os motins em Moçambique estão directamente relacionados com o aumento do preço de bens essenciais"

Numa explosão, há dois elementos fundamentais:

O explosivo e o detonador.

O explosivo explode, está na sua natureza, mas só quando o detonador o "obriga".

O HV está claramente a confundir o detonador com o explosivo, na ânsia de negar a natureza explosiva do explosivo.

Na verdade, acredite ou não, se puser um detonador num taco de madeira, não se dá nenhuma explosão, apenas uma minuscula detonação.

Tal se deve à natureza da madeira, que não é explosiva...

o holandês voador disse...

Lidador,
Os gregos, ainda há bem poucos meses, fizeram algo de semelhante em Atenas e pelas mesmas razões (perca de regalias sociais). Não me venha dizer que é do "material".
Não sei se sabe, mas a fome costuma dar dor de cabeça...

Unknown disse...

O material dos gregos é do mesmo tipo.
Como lhe disse, os frenesins são típicos dos seres humanos.
Em sociedades mais avançadas estão ritualizados, e os rituais são como válvulas numa panela de pressão.
Noutras, a panela explode e liberta o vapor...até à próxima explosão.

Em África isto é típico e garanto-lhe que conheço bastante bem o fenómeno. Na prática...

Quanto à fome, engana-se.
Saber de experiência feito de quem já comeu ratos, aqui o je garante-lhe que no princípio dói a barriga e depois se entra num estado de lassidão.
Sem dores de cabeça...

Que tem verdadeiramente fome, não tem energia para frenesins..

Anónimo disse...

O come-ratos é um espectáculo!

Anónimo disse...

O que a gente se ri...

RioD'oiro disse...

Lidador:

"Há tempos vi um documentário sobre os frenesins periódico de certas espécies"

No caso de África, eu já ouvi vários relatos, relativamente a himanos, que usam esse exaacto termo: frenesim.

A coisa era-me descrita mais ou menos desta forma: "sem que algo em particular o justifique, ou algo cuja magnitude o justifique, arma-se um frenesim e a matança começa ... e matam-se, matam-se, matam-se até se cansarem"

Anónimo disse...

Igual ao que acontece aqui no blogue: insultam-se uns aos outros, insultam-se, insultam-se,... num frenesim raras vezes engraçado e as mais das vezes ordinário e nojento.

RioD'oiro disse...

"e as mais das vezes ordinário e nojento"

As varejeiras verdes e esquerdalhas adoram.

Anónimo disse...

Cá está o doiralho no seu melhor frenesim...