
Fiquei ontem desconfiado que a Sapo andava a maximizar a utilização de banda obrigando os seus clientes a download de vídeos sem que estes tivessem sido activados.
Quando uma pessoa depara com uma janela de um vídeo e até que clique na seta ">" (reprodução ou 'play') a transferência desse vídeo para o computador não se inicia. É assim com todos os servidores à excepção da Sapo, local onde estão alojados, por exemplo, os vídeos da SIC.
Reparei ontem que de cada vez que visitava o Fiel Inimigo se iniciava um furioso processo de transferência de ... mais de 1 gigabyte!
Investigando, tratei de transferir um par desses vídeos para outro servidor de forma a perceber se tal se confirmava. À medida que ia transferindo o material a quantidade de dados transferidos baixava radicalmente.
A coisa é tão cretina que apesar da transferência sem pedido ter lugar, se o visitante carregar no 'play' a transferência desse vídeo reinicia-se duplicando a banda consumida.
Estou na recta final desse processo, a meio desta tarde já deverá estar transferido o último vídeo.
Não sendo possível percorrer todo o arquivo do Fiel Inimigo em busca de outros casos de gravidade equivalnte aconselho os leitores a manterem a atenção aos medidores de banda (Gestor de Tarefas do Windows) ou a tentarem a utilização deste 'gadget' que deverão configurar para o relacionar com o dispositivo de ligação em causa. Em caso de dificuldade tentarei ajudar.
4 comentários:
As tres operadoras moveis têm agora ofertas com downloads ilimitados por algo menos de €20 mês, em função da velocidade.
De resto sapo eh PT, não se pode esperar outra coisa qe não seja uma qualqer tentativa de enganar os clientes.
Se calhar é uma maneira propositada de "marketing" a essas "ofertas"...
Obrigado pelo aviso.
Bob
Até que enfim que resolvem isto. Há já muito tempo que tinha deixado de visitar o vosso site por cauda disso mesmo. Vinha aqui ocasionalmente verificar como estava a coisa e acontecia-me sempre o mesmo. Há mais de um ano que enviei para aí um mail sobre este assunto mas sem conseguir resolver o problema.
Muito obrigado, acabam de ganhar mais um leitor regular.
JACL
Caro JACL,
Infelizmente não 'resolvemos', propriamente, o problema. Apenas o detectei em mais pormenor e encontrei uma forma de o contornar - bastante trabalhosa e demorada, aliás.
Enviar um comentário