Teste

teste

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Da incompetência da Sapo


Fiquei ontem desconfiado que a Sapo andava a maximizar a utilização de banda obrigando os seus clientes a download de vídeos sem que estes tivessem sido activados.

Quando uma pessoa depara com uma janela de um vídeo e até que clique na seta ">" (reprodução ou 'play') a transferência desse vídeo para o computador não se inicia. É assim com todos os servidores à excepção da Sapo, local onde estão alojados, por exemplo, os vídeos da SIC.

Reparei ontem que de cada vez que visitava o Fiel Inimigo se iniciava um furioso processo de transferência de ... mais de 1 gigabyte!

Investigando, tratei de transferir um par desses vídeos para outro servidor de forma a perceber se tal se confirmava. À medida que ia transferindo o material a quantidade de dados transferidos baixava radicalmente.

A coisa é tão cretina que apesar da transferência sem pedido ter lugar, se o visitante carregar no 'play' a transferência desse vídeo reinicia-se duplicando a banda consumida.

Estou na recta final desse processo, a meio desta tarde já deverá estar transferido o último vídeo.

Em especial àqueles que têm limitação de banda e em particular aos que poderão utilizar banda larga (dispositivos similares a 'pens' que usam os recursos da rede telemóvel) e apesar se ser alheio à cretina manobra da Sapo, o departamento de caça à incompetência em tecnologia do Fiel Inimigo pede desculpa aos leitores.

Não sendo possível percorrer todo o arquivo do Fiel Inimigo em busca de outros casos de gravidade equivalnte aconselho os leitores a manterem a atenção aos medidores de banda (Gestor de Tarefas do Windows) ou a tentarem a utilização deste 'gadget' que deverão configurar para o relacionar com o dispositivo de ligação em causa. Em caso de dificuldade tentarei ajudar.

4 comentários:

Anónimo disse...

As tres operadoras moveis têm agora ofertas com downloads ilimitados por algo menos de €20 mês, em função da velocidade.

De resto sapo eh PT, não se pode esperar outra coisa qe não seja uma qualqer tentativa de enganar os clientes.

Anónimo disse...

Se calhar é uma maneira propositada de "marketing" a essas "ofertas"...

Obrigado pelo aviso.

Bob

Anónimo disse...

Até que enfim que resolvem isto. Há já muito tempo que tinha deixado de visitar o vosso site por cauda disso mesmo. Vinha aqui ocasionalmente verificar como estava a coisa e acontecia-me sempre o mesmo. Há mais de um ano que enviei para aí um mail sobre este assunto mas sem conseguir resolver o problema.
Muito obrigado, acabam de ganhar mais um leitor regular.
JACL

RioD'oiro disse...

Caro JACL,

Infelizmente não 'resolvemos', propriamente, o problema. Apenas o detectei em mais pormenor e encontrei uma forma de o contornar - bastante trabalhosa e demorada, aliás.