Teste

teste

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Das nobeis bufas

A administração da Publicações "Caminho" veio, por este meio, agradecer a publicidade gratuita que este blogue tem feito ao livro "Caim", do autor José Saramago, o que muito nos honra.

Pel' Administração.
J. Severino
Publicações Caminho
Ora bem, não há a certeza do comentário ser, de facto, oriundo da Caminho. Há portanto que manter aberta a eventualidade dos responsáveis da Caminho terem vergonha na cara, se não por eles, pelo autor que publicam.

De qualquer forma, pode fazer-se um exercício de faz-de-conta. Suponhamos que a editora se chamava Lamaçal e que tinha deixado aqui, verificável, um comentário de equivalente conteúdo … e atão cá vai.

...

Caros Lamaçais.

Das duas, uma: ou os amigos não têm o mínimo pudor em considerar uma mais valia a “publicidade” à obra no exacto momento em que o vosso fornecedor faz figuras tristes, ou a Lamaçal lambe as botas à ideia pela qual o iluminado, debitando ladainhas de beata em moralidades avulsas, maximiza as facturações.


No primeiro caso, a Lamaçal fica enquadrada em proxeneta, no segundo, fica de cu para o ar.

Pela parte que me toca não fico nada aborrecido por saber que as cachaporras que distribuo permitam que a Lamaçal e respectivo fornecedor enfardem notas. Tal deixa-me ainda mais liberto para fazer notar a figura apalermada de ambos.

Há quem goze dos rendimentos do cu alheio, há quem goze dos rendimentos do próprio cu. É também possível, evidentemente, que haja por aí um kama sutra em redistribuição de riqueza.

Sem comentários: