Teste

teste

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vamos ver se o mercado bate as sondagens


O Pedro Magalhães e sus muchchos resolveram implementar uma ideia que, longe de ser nova, não deixa de ser muito interessante: tentar fazer previsões para as eleições criando um mercado. Exacto! No site Trocas de Opinião é possível comprar e vender títulos que terão um valor final (no dia 27 de Setembro) que corresponderá à percentagem de votos de cada partido; ou então comprar títulos cujo valor corresponde à probabilidade de eleição de um determinado partido.

A lógica subjacente é muito semelhante à da bolsa de valores. Em vez de expectativas de lucros e dividendos temos aqui expectativas de resultados eleitorais. Quem ache que um determinado título vale mais do que um determinado valor, coloca uma oferta de compra até esse valor. Se acha que vale menos, faz uma oferta de venda a esse valor. Do cruzamento das centenas/milhares/milhões de expectativas sai um preço de equilíbrio.

Infelizmente o mercado é a feijões. Digo infelizmente porque o ideal era que os "investidores" arriscassem o seu dinheiro de forma a criar alguma aversão ao risco, irracionalidade e decisões irreflectidas. Se essa condição fosse cumprida, estou seguro que o mercado seria um pouco menos volátil e os resultados mais próximos da votação final.

Mesmo a feijões, as cotações do Trocas de Opinião têm apresentado alguma consistência.

Agora que há uma liquidez considerável, aproveito para convidar os que acham que a bolsa é uma brincadeira, fácil de manipular e sujeita a especulação a demonstrarem como é fácil ganhar Trocos mandando o mercado para cima/baixo. Boa sorte!

2 comentários:

RioDoiro disse...

Caro Tarzan,

A propósito de bolhas, e esta?

http://ecotretas.blogspot.com/2009/09/proxima-bolha-que-nunca-o-foi.html

.

Unknown disse...

Obrigado Tarzan. E pelos certeiros comentários no Margens sobre o assunto.