Teste

teste

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Abuso da paciência


Parece que PT e Zon foram condenadas a multa por abuso de poder dominante. Não acho bem nem mal porque não conheço os detalhes do processo. Sabendo que a PT que tem vantagem concorrencial por possuir ter herdado ter garantida a esmagadora maioria da infraestrutura, parece-me que a medida é justa embora ache que deveria haver coragem para obrigar a PT a deixar de ser simultâneamente intermediária e fornecedora no mercado das telecomunicações.

Mas o que me traz aqui não é isto. O que me pareceu merecer comentário foi o tempo que a decisão demorou a ser tomada. A queixa à Autoridade da Concorrência (ou lá como se chamasse na altura) foi feita em 2003 (!). Seis anos para analisar e tomar uma decisão! Impotência derivada à incompetência de um estado que quer tudo controlar e gerir mas nem a própria casa consegue ter arrumada. Num ramo como o das telecomunicações onde tudo avança à velocidade da luz, a amiba burocrática do estado arrisca-se a só concluir este processo quando os telemóveis forem obsoletos ou já nem existirem as empresas abusadoras e/ou queixosas. É que ainda temos pela frente mais uns aninhos de recurso em recurso.

1 comentário:

RioDoiro disse...

"ou já nem existirem as empresas abusadoras e/ou queixosas"

Uma delas não era a ONI? Não foi já às urtigas?

De qualquer forma é mais uma "vitória" da "regulamentação". Aquela em que a Europa, em particular Portugal, é especialista.

Regulamentar tudo para não regulamentar nada.

... e depois a "culpa" é dos "neo-liberais", os tais que "deixam tudo ao sabor do selvático mercado".

... e a multa? "Exemplar". À PT custará tanto quanto a mim a bica matinal.

.