Teste

teste

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Eleições Norte-Americanas XIII


Segundo várias sondagens até agora disponíveis:

Alabama(9) - John McCain mantém vantagens sólidas neste estado, sempre claramente acima dos dois dígitos de diferença para Barack Obama.

Alaska(3) - Estado tradicionalmente Republicano mas que este ano se encontra mais dividido. John McCain tem vantagens entre os 4 e os 10%.

Arizona(10) - Estado de onde John McCain é Senador. Vantagens avultadas para John McCain (na ordem dos dois dígitos) no estado onde brilha Steve Nash.

Arkansas(6) - Estado sem espinhas para Bush em 2004. John McCain, no entanto, tem vantagens ainda maiores do que as do actual inquilino da Casa Branca.

California(55) - A Califórnia já não dá os seus votos aos Republicanos desde que Bush (pai) ganhou o estado em 1988. Este ano a situação não se vai inverter: Obama tem vantagens na ordem dos dois dígitos.

Colorado(9) - O estado onde se vai realizar a Convenção Democrata deste ano é vermelho desde 1996. Bush ganhou por 8.4% em 2000 e por 4.7% em 2004. Este ano as coisas podem virar azul, pese embora as últimas sondagens estarem a dar vitórias mínimas a McCain.

Connecticut(7) - Este pequeno estado da costa Leste foi para Kerry e para Gore sem espinhas nas últimas duas eleições. Este ano, Obama goza de vantagens na ordem dos 16%.

Delaware(3) - Este estado também não terá história em 2008. Será azul.

Florida(27) - O estado da discórdia em 2000 foi ganho de forma mais folgada em 2004 por Bush. John McCain tem supremacia nas sondagens, em parte pelo apoio à exploração das reservas de petróleo da costa Americana, e o mais provável é que vença no Sunshine state. As suas vantagens oscilam entre os 2/3% e os 6/7%.

Georgia(15) - O estado vizinho da Florida foi para Bush em 2000 e em 2004 por margens nunca inferiores a dois dígitos. John McCain mantém diferenças boas, na ordem dos 10%. A última sondagem de que tive conhecimento, no dia 14 deste mês, dava vitória a McCain por 9%.

Hawaii(4) - O estado onde Barack Obama nasceu dará os seus quatro delegados ao Afro-Americano, que goza de vantagens bastante elevadas no estado cuja capital é Honolulu.

Idaho(4) - John McCain ganha este estado conhecido por ser atravessado pelas Rocky Montains.

Illinois(21) - O estado onde Michael Jordan brilhou ao serviço dos Chicago Bulls e de onde Barack Obama é Senador irá dar os seus votos a Obama. Vantagens a rondar os 15%.

Indiana(11) - Bush ganhou Indiana em 2004 por 20.7%. Este ano, John McCain vê as coisas bem mais complicadas, embora as últimas notícias sejam favoráveis: uma sondagem da SurveyUSA de há 3 dias atrás dá vitória de McCain por 6% de diferença (50-44). As casas de apostas dão Indiana como Republicano, apesar da aproximação dos Democratas.

Iowa(7) - Bush ganhou este estado por menos de 1% em 2004 e perdeu-o em 2000 também por menos de 1%. O estado do Iowa é o maior produtor de etanol e de soja dos Estados Unidos da América. Este ano, o estado virará provavelmente azul, pois Barack Obama mantém consistentes vantagens na ordem dos 6/7%.

Kansas(6) - O centro dos Estados Unidos e da América do Norte são aqui. Bush venceu o estado em 2004 por 25% de vantagem e McCain não terá, tal como Bush, problemas em ganhar.

Kentucky(8) - Estado ganho facilmente por Bush em 2004 e em 2000. Mesma história em 2008 para John McCain.

Louisiana(9) - Este estado foi comprado pelos Estados Unidos à França em 1803. Ainda se fala Francês por estas bandas. John McCain goza de vantagem larga no Louisiana, que faz fronteira com o Texas.

Maine(4) - Estado do litoral Americano, onde Barack Obama goza de uma vantagem superior a dois digítos. Este é um dos dois estados Americanos onde não vigora a regra do winner take all.

Maryland(10) - O estado de onde é natural Michael Phelps irá para Barack Obama. A última sondagem dá vantagem de 10% a Barack Obama (53-43).

Massachussets(12) - Ganho pelos dois oponentes de W. Bush por margens enormes (26%), o estado onde jogam os actuais campeões da NBA, os Boston Celtics, irá também para Barack Obama, que goza de vantagens na ordem dos 10%.

Michigan(17) - Em Maio, três sondagens de três empresas diferentes davam vitórias pequenas a John McCain. O estado foi ganho por Al Gore e por Kerry contra Bush, mas por pouco. As últimas sondagens apontam vitória de Obama (3/4%). Um importante Toss Up, que provavelmente virará Republicano se McCain escolher Mitt Romney para vice-Presidente.

Minnesota(10) - Os Republicanos vão reunir neste estado para a Convenção. Talvez por isso, as últimas sondagens apontam Obama na frente por pequenos pontos percentuais (2/4%). Kerry e Al Gore ganharam Minnesota por 3.5% e 2.4%, respectivamente. É preciso recuar até 1972 para ver uma vitória Republicana aqui. Nem mesmo Ronald Reagan!

Mississippi(6) - O rio deu o nome ao estado, o estado dá os votos aos Republicanos. John McCain lidera nas sondagens com vantagens nunca inferiores a 10%.

Missouri(11) - Este estado é um típico swing state nas eleições Norte-Americanas. Bush ganhou por 7% em 2004 e por 3% em 2000. Bill Clinton ganhou Missouri nas duas vezes em que concorreu para a Casa Branca. Este ano, as coisas estão para o lado dos Republicanos: depois da nomeação de Obama, este subiu nas sondagens e ultrapassou McCain. Mas as mais recentes sondagens dão vantagens a McCain à beira dos dois dígitos.

Montana(3) - No quarto maior estado em área dos Estados Unidos da América, a tradição é os Republicanos ganharem. Este ano as coisas não se devem inverter, pese embora McCain tenha pequena vantagem. Os analistas estão de acordo e atribuem favoritismo a McCain: o estado é classificado como leaning McCain.

Nebraska(5) - Este é o segundo estado dos Estados Unidos onde não vigora a regra do winner take all. John McCain goza de grandes vantagens neste estado, tendo sempre avanços a rondar os 20%.

Nevada(5) - Importante, crucial. É em estados como este (pequeno em população, diga-se, mas em termos de área é o 7º maior dos EUA) que se decidem muitas vezes as eleições. George W. Bush ganhou o Nevada nas suas duas vitórias, mas com margens muito pequenas: a rondar os 3%. Em Fevereiro as sondagens apontavam para uma vitória surpreendentemente calma de Obama, mas as coisas inverteram-se muito até agora. Existem sondagens com empates técnicos, com lutas muito renhidas. Mas o que é certo é que McCain leva agora uma pequena vantagem, confirmada por várias sondagens.

New Hampshire(4) - É este o local onde tudo começou. Estado ganho por Bush em 2000, foi perdido para Kerry em 2004 por 1.4%. As sondagens para este ano ditam uma perigosa proximidade entre McCain e Obama. Como confirmação, basta ver que a sondagem saída ontem no site RasmussenReports referente a este estado dá Obama na frente.... por 1% de vantagem.

New Jersey(15) - Vizinho de New York, este estado foi ganho por Kerry (6.7%) em 2004. Este ano Obama mantém vantagem na ordem dos 10%.

New Mexico(5) - Ninguém fala que o Novo México foi ganho por Gore em 2000 por 0,1%, à semelhança do que aconteceu na Florida, mas neste estado foi Bush a ganhar. A comunidade hispânica tem um papel importantíssimo aqui, como é de esperar pelo seu próprio nome. Bush conquistou o Novo México em 2004 por 0,7%. É provável que as coisas se mantenham com diferenças nestas ordens para 2008. Porém, o favoritismo vai para Obama, que tem no voto hispânico uma boa arma.

New York(31) - Hillary é Senadora por este estado, que vai obviamente direitinho para Barack Obama. As vantagens deste raramente baixam dos dois dígitos.

North Carolina(15) - George W. Bush ganhou nas calmas a Carolina do Norte em 2004 e em 2000. Nenhumas das 22 sondagens saídas até hoje dá derrota a McCain neste estado, mas os valores de vantagem situam-se na ordem dos 5%. É preciso recuar até 1976 para ver uma vitória Democrata aqui. Porém, a forte comunidade Afro-Americana presente neste estado (quase 25% da população) dá certamente a esmagadora maioria dos votos a Obama. É o voto racial a imperar... No entanto, McCain deve ganhar.

North Dakota(3) - A capital do estado homenageia Otto von Bismarck (Bismarck é o nome da capital). Se a razão imperar, John McCain ganha.

Ohio(20) - O estado onde jogam os Cleveland Cavaliers de Lebron James (sou um adepto fervoroso dos Cavs) é importantíssimo para a eleição. Bush ganhou nas últimas duas eleições, por 2.1% (2004) e 3.5% (2000). 11 das 29 sondagens no Ohio dão vitória a Obama. Recentemente, John M
cCain ganhou importante terreno: uma sondagem de ontem dá vitória por 5% a McCain. Este estado é muito importante para John McCain: se o perde poderá, provavelmente, dizer adeus à sua eleição. Porém, é de crer que McCain vença.

Oklahoma(7) - Grande produtor de gás natural e de petróleo, Oklahoma irá para John McCain, que tem vantagens na ordem dos 30%.

Oregon(7) - O vizinho a norte da Califórnia deu os seus delegados a Al Gore (por 0,5%) e a Kerry. É de crer que Obama ganhe Oregon, mas com vantagem a rondar os 5%.

Pennsylvania(21) - Este estado ama Hillary Clinton. Em quem votarão os apoiantes da Senadora? Os votos vão-se dividir, e aí McCain poderá ter uma palavra a dizer. As sondagens dão magras vitórias a Obama (na casa dos 4/5%), e McCain já chegou a liderar algumas sondagens. A Pennsylvania foi para Kerry e Al Gore, mas por vantagens de menos de 5%. Obama tem que forçosamente ganhar este estado e tem o favoritismo para isso, mas os votos de Hillary poderão sair-lhe caro.

Rhode Island(4) - Mais pequeno que este estado só o estado de Washington DC. Os 4 delegados vão para Obama, que goza de vantagens bem elevadas neste estado.

South Carolina(8) - Este estado vai para John McCain, que goza de vantagens a rondar os 8%.

South Dakota(3) - Histórico estado Republicano, irá sem espinhas para McCain.

Tennessee(11) - Vantagens de 15% para John McCain no Tennessee. Sem história.

Texas(34) - O segundo maior estado dos Estados Unidos da América (em população e em área), foi governado por Bush de 1995 até 2000. É também o segundo estado em matéria de PIB (Produto Interno Bruto). Está normalmente associado, na Europa, ao Estado dos ranchos, dos homens duros e valentões, a terra dos cowboys. O Texas só tem mais 3 delegados eleitorais que Nova Iorque, mas tem quase mais 5 milhões de habitantes que a cidade símbolo do Capitalismo! Isto faz com que a população representada num único delegado do Texas seja consideravelmente maior que a de um delegado de Nova Iorque. O Texano representa mais 80 mil pessoas que um Nova-Iorquino! O estado irá para John McCain, que goza de vantagens na ordem dos 12%.

Utah(5) - Salt Lake City. A terra dos Mormons. São as palavras que me ocorrem quando falam do estado de Utah. John McCain goza de vantagens superiores a 20%.

Vermont(3) - Quem estiver na capital deste estado pensa que está em França (Montpelier é o nome da capital). Vermont não terá história em 2008: irá direitinho para Barack Obama.

Virginia(13) - Bush ganhou este estado por 8% em 2000 e em 2004 e John McCain também goza de favoritismo, mas as suas vantagens são muito curtas (1%,2%). Os indecisos terão um papel importantíssimo no dia das eleições. Este estado é um estado-chave para este ano.

Washington(11) - Barack Obama tem sólidas vantagens neste estado da costa Oeste dos Estados Unidos da América. A sua vantagem cifra-se na casa dos 10%. Sem problemas de maior para o Democrata.

Washington DC(3) - A capital dos Estados Unidos da América dará, como hábito, os seus 3 delegados a Barack Obama. Passeio.

West Virginia(5) - Este estado nasceu durante a Guerra Civil Americana. Não vai seguir o exemplo do estado de Virginia (onde tudo está muito empatado), e dará uma vitória mais clara a John McCain.

Wisconsin(10) - Mais um estado ganho à rasca por Al Gore em 2000 (0,2%). Porque é que ninguém fala destes? Este ano as coisas estão mais azuis, sendo de esperar uma vitória de Barack Obama que tem vantagens de 5% nas sondagens.

Wyoming(3) - É o mais pequeno estado em população dos Estados Unidos da América. Os seus três delegados irão para John McCain.

Isto é apenas uma mera previsão a dois meses das eleições. As campanhas vão focar os votantes indecisos e os estados muito divididos. Pode surgir, daí, mudanças nos cenários traçados agora.

Vamos a ver se as minhas contas saem furadas ou não. De qualquer das formas, as coisas nunca sairão muito destes números. Como vêm, as eleições vão ser decididas por dezenas de votos. Espero não ter que ver John McCain a falar do Aquecimento Global...

4 comentários:

Renato Bento disse...

"Em Filadélfia, East Lansing, Green Bay e outras cinco grandes cidades de Michigan e Wisconsin, a equipe democrata exibe um comercial que contrasta uma declaração de McCain --"nós vivemos um tempo muito bom, próspero com baixo desemprego"-- com pessoas fazendo declarações como "os preços da gasolina estão altos, os preços do leite estão altos".

O comentário, aponta reportagem do jornal americano "The New York Times", foi retirado de um debate em janeiro, quando a economia estava reconhecidamente melhor e, tirado do contexto, não inclui a parte na qual o senador republicano reconhece "o duro caminho" à frente."

Retirado da Folha online.

Não pode ser! O Obama fazer uma coisa destas? Não pode!

Anónimo disse...

Uma excelente cobertura tem vindo a ser feita neste blog sobre as Eleições Americanas.

Das poucas em Língua Portuguesa.

Anónimo disse...

Lá isso é verdade, estamos perante uma excelente cobertura sobre as eleições Norte Americanas..esperemos que o mesmo seja feito sobre as eleições portuguesas em 2009...se bem que José Sócrates irá ganhar...(ok,ok..não me bombardeiem....é só uma previsão tal qual como rb fez...um pró McCain..e eu um realista do caraças)...

Parabéns a Ricardo pelo trabalho que tem feito neste blog...é um excelente "opinador"...qualquer dia vão ve-lo no lugar que Odete Santos muitos anos ocupou...e aí meus caros verão o PCP no governo..

já agora...alguem viu o programa "Noites Olímpicas" da noite do dia20 para 21?a Odete Santos foi convidada especial..aquilo é que é uma reivindicalista..se o Obama falasse assim o McCain já teria ganho as eleições há muito tempo...mas o "MIB" (men in black=black men...)só faz discursos de santo...por acaso...ele deve ser um sobrinho tetra neto da rainha Santa Isabel...só que ninguem o vê a dar dinheiro aos pobres...é só..esperança..muita esperança...

Saude e Sorte!

ablogando disse...

http://aperoladanet.blogspot.com/2008/08/um-bom-trabalho.html