Teste

teste

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Michael Phelps... x 8


O anti-Americanismo convulso chega a níveis estratosféricos. O mais recente alvo é Michael Phelps, vencedor de oito medalhas de ouro em Pequim (com 7 recordes mundiais e 1 recorde olímpico).

O atleta Norte-Americano bateu o anterior recorde do seu compatriota Mark Spitz que, em Munique (1972), tinha conquistado sete medalhas de ouro.

Por entre as desconfianças de todo o Mundo (em especial da Europa), Michael Phelps responde: "Sou um rapaz normal: gosto de pizzas e de hamburgueres". É o American way of life...

Em vários sites de informação nacional (Público, Record, entre outros) e internacionais, alguns adeptos de Chávez, do Hamas, da Al-Qaeda e fervorosos críticos dos malditos capitalistas que compram atletas aos países mais pobres, lançam teorias sobre o sucesso de Phelps. "É o doping"; "É a profundidade da água"; "É o fato especial feito em Portugal"; "São os júris e os árbitros".

A margem disto tudo, Michael Phelps cumpriu todos os seus objectivos. Em Londres 2012, vai alcançar o feito de ser o atleta mais medalhado de sempre nos Jogos Olímpicos. Mais sapos se engolirão, certamente.

Ainda há quem se vá entretendo a fazer contas, dizendo que todos os países da União Europeia têm mais medalhas que os Estados Unidos da América. Não admira: os Estados Unidos têm limitações iguais às de um mero país Europeu como Portugal quando leva a sua delegação e, como tal, a União Europeia pode levar 27 vezes mais atletas que os Estados Unidos. Para além disso, convém não esquecer que quando um Alemão ganha a medalha de ouro não ouve a 9ª sinfonia de Ludwig Van Beethoven mas sim a Das Lied der Deutschen (A canção dos Alemães) porque a União Europeia não é um país!

Os Estados Unidos da América são a maior delegação. São o país com mais medalhas nestes Jogos (até agora), pese embora a China tenha mais medalhas de ouro.

10 comentários:

EJSantos disse...

Contra factos não há argumentos.
Mas já agora, um colega meu, que praticou ginástica, afirmou que os atletas chineses estão a ser beneficiados nas arbitragens, pelo menos na ginástica.

Renato Bento disse...

Caro ejsantos,

tenho tido o privilégio de acompanhar os Jogos Olímpicos, e fiquei exactamente com a mesma impressão.

Coisa dos diabos. Tem que se roubar o lugar aos Estados Unidos à força toda.

Porém, os EUA ainda estão há frente em número de medalhas. Em ouro, nunca mais apanham os Chineses.

Carmo da Rosa disse...

Caríssimo Ricardo,

Em relação ao Phelps começas por dizer:

’o anti-Americanismo convulso chega a níveis estratosféricos.’

Afirmando de seguida que:

’Por entre as desconfianças de todo o Mundo (em especial da Europa),’

para finalmente terminar com:

’Em vários sites de informação nacional (Público, Record, entre outros) e internacionais, (…), lançam teorias sobre o sucesso de Phelps. "É o doping"; "É a profundidade da água";’

Ora, é verdade que o anti-americanismo atinge por vezes níveis lamentáveis e convém, de vez em quando, pôr os pontos nos is mas eu, pela curiosidade despertada pela tua afirmação que me era completamente desconhecida, dei-me ao trabalho de dar uma olhadela através de alguns jornais da Europa e não consegui encontrar, até agora, nada acerca de afirmações sobre doping ou algo negativo sobre o Michael Phelps!

O mesmo em relação à imprensa portuguesa! E mesmo na imprensa que tu citas (Público e Record), só nos fóruns de discussão dos respectivos jornais é que realmente aparecem uns caramelos a mandar umas bocas sobre doping e a profundidade da água (!).

Mas sem querer ser chato, acho que daqui dificilmente se pode deduzir aqui d’El Rei desconfianças de todo o Mundo (em especial da Europa)!

Renato Bento disse...

Nesses sites são os comentadores que lançam suspeitas. Caro CdR experimente uma pesquisa no Google, e verá do que falo..

Anónimo disse...

Engraçado a imprensa norte-americana diz a mesma coisa em relação aos velocistas Jamaicanos!!!
Parabens Phelps e Usain "Lightning" Bolt!!!

Carmo da Rosa disse...

”Nesses sites são os comentadores que lançam suspeitas.”

Ó Ricardo,

Precisamente o que eu disse: ‘nos fóruns de discussão dos respectivos jornais é que realmente aparecem uns caramelos a mandar umas bocas sobre doping e a profundidade da água (!).’

Os comentários nos sites não são da responsabilidade dos jornais! Por isso NÃO se pode dizer - a menos que tu tenhas lido por exemplo no Público, no Expresso ou no Diário de Notícias jornalista X, Y e Z a afirmar que Phelps se droga – que a opinião geral em Portugal é que Phelps se droga… E muito menos dizer que ”há desconfianças de todo o Mundo (em especial da Europa)”!!!

Nos últimos tempos não fiz praticamente outra coisa senão ver os JO em quatro estações de TV (Holanda 1, Bélgica Canvas, BBC 1e 2, Eurosport), com respectivos comentários e fantásticos documentários sobre a China, e nem uma palavra sobre drogas e Phelps! E além disso nada nos excelentes jornais holandeses (da Europa).

Mas se tu lês-te alguma coisa sobre o assunto no El País, no Le Monde ou no Frankfurter Runschau sou todo ouvidos.

Renato Bento disse...

"Em vários sites de informação nacional (Público, Record, entre outros) e internacionais, alguns adeptos de Chávez, do Hamas, da Al-Qaeda e fervorosos críticos dos malditos capitalistas que compram atletas aos países mais pobres"

Alguém fala aqui de jornalistas? Eu falo das pessoas que escrevem nestes sites, neste caso dos comentadores!

Uma simples pesquisa no google resolve esta questão. Ele, a uma pergunta de um repórter, foi concludente : http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showitem?service=310&listid=NewsList310&listpage=1&docid=8660714

Carmo da Rosa disse...

”Alguém fala aqui de jornalistas?”

Quer dizer, então a coisa é mais grave:

uns caramelos mandam umas bocas nuns sites portugueses manhosos e ”O anti-Americanismo convulso chega a níveis estratosféricos. (…) Por entre as desconfianças de todo o Mundo (em especial da Europa),

Eu vou pesquisar no google mas é o tanas! Pesquisar mais ainda? Tenho mais que fazer, gostaria é de ver um mínimo de provas daquilo que se afirma, e de preferência procuradas por quem deu início a este boato completamente out of the blue…

Renato Bento disse...

"”O anti-Americanismo convulso chega a níveis estratosféricos. (…) Por entre as desconfianças de todo o Mundo (em especial da Europa)"

Mas é essa a minha única base? É preciso sair na comunicação social para o fenómeno estar a ocorrer?

Carmo da Rosa disse...

”Mas é essa a minha única base?”

Então, para a base ficar bem assente teria sido talvez mais conveniente afirmar:

”As oito medalhas de oiro de Michael Phelps fazem com que o anti-americanismo convulso chegue a níveis blogosféricos nacionais, por entre as desconfianças de todo o norte do Tejo (em especial para Carcavelos)”,


ou algo no género….