Teste

teste

sábado, 23 de agosto de 2008

Eleições Norte-Americanas XIV


Aí está o ticket do Partido Democrata. Não é Hillary Clinton, não é John Edwards, não é Bill Richardson, não é Tim Kaine, não é Evan Bayh. É Joseph Biden.

Joseph Biden é um homem muito diferente de Obama: tem anos e anos de senado (entrou com apenas 30 anos, agora tem 65), é especialista em relações internacionais e prima pela sensatez nas suas intervenções políticas. Biden chegou a concorrer para as Primárias deste ano, mas desistiu, tal como fez em 1988, quando reconheceu ter plagiado um discurso de Neil Kinnock, ex-líder do Partido Trabalhista Britânico.

É senador pelo estado do Delaware (já de longe ganho por Obama e que tem poucos delegados para oferecer) o que lhe retira a potencialidade de um Tim Kaine ou de um Evan Bayh, que poderiam ganhar estados importantes para os Democratas.

Eu considero uma escolha normal de Barack Obama: uma pessoa experiente, conhecida e que lida facilmente com temas ligados às Relações Internacionais.

Por outro lado, Joseph Biden não é, como disse acima, um suplemento para ganhar votos num estado importante. Convém também relembrar que este Senador votou a favor da invasão do Iraque e criticou muito Obama pela sua falta de experiência quando ainda era candidato para a Presidência deste ano.

Em 2007, Biden referiu-se a Obama da seguinte forma: "Ele (Obama) é o primeiro Afro-Americano articulado, inteligente, lavadinho e com bom aspecto".

Então e a mudança?

Sem comentários: