Teste

teste

sábado, 2 de agosto de 2008

Multivac, what do you yourself want more than anything else?




To confirm his suspicion, Othman asks Multivac a question never previously posed to the vast computer, "Multivac, what do you yourself want more than anything else?". Multivac's answer is succinct and unequivocal: "I want to die."

....

Em tempos andei por um grupo de teatro amador (boas gajas).

Determinado dia, durante um ensaio, alguém perguntou que cuidados especiais se deviam observar para manter um aquário limpo.

Eu não tinha qualquer aquário mas, por um familiar, estava ao corrente.

- Terás que adicionar uma substância para manteres os caracóis controlados. Essa substância tenderá a turvar a água pelo que terás que adicionar uma outra para precipitar a matéria em suspensão. Esta outra, tenderá a desequilibrar o PH, pelo que deverás ter tirinhas para o medir e actuar em conformidade.

Um outro membro do grupo estava atento e perguntou: - Eh pá! Com tanta tralha, qual é, afinal, o papel dos peixes nessa história?

As salas de aula de hoje, no ensino básico, vão “progressivamente” e progressivamente parecendo, um armazém de tralha. Projectores de imagem, quadros interactivos, computadores, internet, calculadoras, DVDs, tralha de amplificação de som, etc, etc.

Já não há livros escolares mas manuais escolares. Os Lusíadas chamam-se agora, ‘manual da epopeia de Portugal pelos mares do mundo’.

As bibliotecas (que se vão transformando em mediatecas) ainda têm livros, mas a tralha abonecada vai ocupando mais e mais espaço, e o audiovisual transformando a luta com o livro em passatempos onde se vêm coisas “giras”.

Pouco a pouco o aluno vai sendo um estorvo insistindo, ainda por cima, em avacalhar a torto e a direito sem que motivo pareça haver para que o faça. Os modernos manuais clarificam que as regras disciplinares que, “evidentemente”, criavam a necessidade de as romper desapareceram.

O uso de calculadoras devia ser interdito até à altura em que se têm que calcular raízes quadradas e funções trigonométricas, por volta do 9º ano. O uso de computadores devia ser interdito até por volta do 11º ano. No entanto, até o computador vai passar a estar presente logo na instrução primária.

Se, em boa verdade, há equipamento para tudo, porque carga de água há-de haver alunos nas escolas?

.

7 comentários:

Diogo disse...

«O uso de computadores devia ser interdito até por volta do 11º ano»

E porquê uma sala de aula e um quadro? Um ramo de uma árvore não era suficiente? Ou queremos fazer a papinha toda aos putos?

RioDoiro disse...

Diogo,

E porque não dar aulas de fornicação na primária?

.

ablogando disse...

"Ou queremos fazer a papinha toda aos putos?"
A resposta à questão depende do que o Diogo entenda por "papa", por "papinha" e por "fazer a papinha".
Ou não era para ser respondido?

Carmo da Rosa disse...

E porque não dar aulas de fornicação na primária?

Isso mesmo, que é para mais tarde, na segundária, papar umas gajas. Ora aqui temos a papinha outra vez...

RioDoiro disse...

CR:
"Ora aqui temos a papinha outra vez..."

Temos? Isso já é muita gente.

.

R disse...

Speechless.



(e já por duas vezes me chamou de idiota e camafeu e etc o mais...)

Anónimo disse...

Vicissitudes:

"camafeu"

Muito bem.

RoD (sem login, por causa das tosses)