Teste

teste

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Redeker e a esquerda europeia

Até há dois anos, Robert Redeker, um típico intelectual oriundo da esquerda francesa, pacato professor de Filosofía e membro da redacção do «Le Temps Moderns», (revista de esquerda, fundada por Sartre), era um homem livre e escrevia artigos de opinião sob os mais variados temas.
Em 19 de Setembro de 2006, Redeker publicou no «Le Figaro», um artigo que lhe virou a vida do avesso e o transformou num homem acossado, refugiado na sua própria terra, sob protecção policial, ameaçado de morte pelos terroristas islâmicos.
Redeker “abusou da liberdade de expressão” e escreveu que o Islão ameaça a civilização ocidental, não sendo o Ocidente capaz de reagir à intimidação, porque está refém intelectual do multiculturalismo e do relativismo cultural.
O artigo desencadeou uma tempestade nas ruas, na media e nos círculos académicos. Vários países muçulmanos proibiram a sua publicação, choveram os insultos de islamofobia e racismo.
Alguns intelectuais franceses (André Glucksmann, Elizabeth Badinter, Bernard Hebry Levy, etc), honra lhe seja feita, saíram a terreiro em defesa de Redeker, mas a maioria das reacções confirmou a sua tese.
O Partido Comunista insurgiu-se; os sindicatos socialistas fizeram questão de comunicar que não partilhavam as convicções de Redeker; organizações de direitos humanos conotadas à esquerda, referiram-se à suas opiniões como “irresponsáveis e pútridas”
O professor Pierre Tevanian, que faz a ponte entre a extrema-esquerda francesa e o islamismo, uma espécie de versão francesa do Dr Miguel Portas, declarou que Redeker era ”racista” e instou a sua escola a puni-lo.
Vários média convidaram Redeker a “pedir desculpa” e até o corpo editorial do “Le Monde” classificou o artigo de Redeker como “insultuoso e blasfemo”, alegação extraordinária que pressupõe a inacreditável ideia de que até os não muçulmanos têm de respeitar como sagradas as crenças dos muçulmanos, passíveis apenas de veneração, jamais de crítica ou investigação.
A reacção da esquerda repete-se por todo o continente a cada episódio semelhante e demonstra que quando tema é o Islão, a liberdade de expressão claudica, não nos limites da lei, mas na zona cinzenta de um novo/velho conceito a que os seus proponentes chamam “bom senso”, cuja definição coincide basicamente com o senso dos que o invocam, imunes ao facto de haver no planeta pelo menos 6 biliões de seres que consideram, cada um deles, que o "bom senso" é o seu senso.
Trata-se, na verdade, de racionalizar a hipocrisia. Face ao Islão, parte do mundo académico, da esquerda e da comunicação social perde a combatividade e exibe atitudes que vão do silêncio respeitoso e comprometido ao apoio entusiástico e militante.
Esta amálgama apaziguadora assegura que a progressiva islamização de vastos subúrbios da Europa não encerra em si nenhuma ameaça, e desliza abertamente para a manifestação de simpatia aberta com o Hamas, o Hezbollah (somos todos Hezbollah!) e o Irão.
Adoptou imediatamente o conceito de “islamofobia”, inventado pelos aiatolas iranianos e, tal como eles, usa-o para deslegitimar todos aqueles que se atrevem a discordar.
Como escreveu o próprio Redeker, partir da sua vida em cacos, “eu nunca pensei que isto pudesse acontecer na França. Não posso trabalhar, não posso ir e vir, e tenho de viver escondido. De certo modo os islamistas conseguiram punir-me no território da República, pelo delito de opinião"

8 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
osátiro disse...

Esses cabeças ocas da coligação Islão-Esquerda só abrirá os olhos quando a sharia lhes for imposta por Ayatollahs europeus...se algum dia acontecer.
Lá se vão os shots, pílulas, biquinis,etc...para os olhos abertos dos tótós.
Espero nessa altura estar nos EUA!

Paulo Porto disse...

Lidador

É bastante significativa a ausência de comentários dos nossos visitantes de esquerda a este seu post. Há silêncios que dizem mais do que longos discursos.

Unknown disse...

Nem a proposito, um artigo de hoje, 24 de Abril, no ABC (Espanha)

http://www.abc.es/20080424/opinion-firmas/valientes-cobardes_200804240258.html

Unknown disse...

E esta...

http://www.abc.es/20080424/internacional-oriente-medio/islamista-moderado-existe-seria_200804240258.html

EJSantos disse...

Mais um ponto para a "Religião da PAz e do Amor"!

Anónimo disse...

Caro Lidador,

Excelente análise e artigo. E o que se passa em França não é infelizmente, um caso isolado; isto é mau de mais para ser verdade, mas de facto está a acontecer por toda a Europa, sendo que nada disto aconteceria se os mass-me(r)dia cumprissem a sua função de informar e alertar.

Cumprimentos,
Curioso

Unknown disse...

Não, não é um caso isolado. Antes fosse.
Na verdade há incontáveis "casos isolados" por essa Europa fora.

O denominador é sempre o mesmo: a cedência ao medo, a vontade de "justificar" e "compreender" os algozes e criticar as vítimas.