Teste

teste

domingo, 20 de abril de 2008

Eleições Norte-Americanas I


A campanha de John McCain começa a assustar o pessoal que achava que Obama ou Hillary iriam ter uma eleição Presidencial de relativa facilidade. Porém, o fenómeno McCainiano está, de certa forma, equiparado ao fenómeno Obamiano. Se o fenómeno Obamiano está ligado à retórica de Barack Obama, uma retórica que apela à união de todos os Norte-Americanos, à esperança, à mudança, entre outros populismos, o fenómeno McCainiano está ligado à figura do próprio John McCain, que tem sabido aproveitar a guerra entre os democratas e a insatisfação de muitos eleitores.

Algumas sondagens são provas nítidas do que acabei de referir acima: John McCain sobe, Barack Obama e Hillary Clinton mantêm ou descem. No entanto, existem sondagens em que se alteram um pouco estes números (em vencedores, em percentagens, em número de votantes no colégio eleitoral, etc.), sem que se altere uma coisa: a subida de John McCain.

As sondagens valem o que valem, é certo, ainda para mais num território bastante heterogéneo (dificulta dessa forma a viabilidade das sondagens) como é o dos Estados Unidos da América. As sondagens vão do 8 ao 80: tão depressa se encontra John McCain com 42% dos votos como, na sondagem a seguir, se encontra John McCain com 50% dos votos. A amostra, num país como os Estados Unidos da América, tem que ser rigorosamente escolhida, para que a viabilidade dos resultados seja mínima.

Segundo a maioria das sondagens, John McCain recolhe mais Independentes que qualquer um dos possíveis oponentes. Recolhe, também, a esmagadora maioria (85-90%) do voto Republicano. Recolhe, de qualquer um dos futuros derrotados Democratas, muitos votos que supostamente iriam para o candidato vencedor da nomeação Democrata. Recolhe mais eleitores insatisfeitos que qualquer um dos outros candidatos.

A esquerdalha anda assustada e tem, ainda por cima, motivos para isso. Alguns meios de comunicação social Norte-Americanos e Europeus incorrem agora no falácia ad hominem, dizendo tudo e mais alguma coisa sobre John McCain. Isto porque eles sabem que o principal ponto a favor de John McCain é ele próprio: a imagem de combatente de Guerra, de patriotismo, da América forte.

Têm tentado, sem sucesso, inverter o rumo da situação: uns já dizem que ele não é Norte-Americano porque nasceu no canal do Panamá, outros dizem que ele é demasiado velho, outros dizem que ele é demasiado rico, outros dizem que ele possuí 8 casas!


Ganhará John McCain as eleições de Novembro?

9 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse cidadão americano votava pelo Obama.

ml disse...

Caro RB

A esquerdalha anda assustada
Assustadíssima, nem imagina, especialmente agora que coloca assim as coisas entre a retórica e uma personalidade de estadão. A água do vinho, como calcula. Quem não prefere um figurão a um retórico? E o susto é tanto que andam a espreitar os blogues da direitalha para uma luzinha que oriente no escuro.

Falácias contra patriotas nunca, os combatentes ganharam o direito à indulgência. Já basta o que se tem dito dos outros dois, mas esses nem são patriotas nem foram ao Vietname.

Ganhará John McCain as eleições de Novembro?
Tenho que atirar as fotos ao ar e ver qual cairá no chão. É o meu candidato.

Renato Bento disse...

"É o meu candidato."

Hmmm...

EJSantos disse...

Pelo andar da carruagem democrata, parece que sim. McCain provavelmente ganhará as eleições.
Isso é bom ou é mau? Não faço a mínima ideia. É esperar para ver.

R disse...

O «nigga».

ml disse...

Hmmm...

Hmmm...!
Uma muito vaga simpatia, mas também pode ser o vizinho do lado. Tenho que passar a dar-lhes mais atenção, para decidir se o facto de uns não se terem atolado no Vietname e outro ser um figurão faz de algum deles melhor presidente.

osátiro disse...

Creio que McCain tem muitas hipóteses de ganhar.
Alías, muitas sondagens dão empate ou vitória de McCain.
A inexperiência de Obama virá ao de cima nos debates com McCain.
Eu votaria sem qualquer hesitação em McCain.
Só ele poderá continuar a lutar contra Al Qaeda, sem os lirismos "progressistas" que bin Laden está à espera.

Anónimo disse...

Espero que John McCain ganhe :) muito provavelmente é o que irá acontecer, Partido Republicano :D ^^

ml disse...

Só ele poderá continuar a lutar contra Al Qaeda, sem os lirismos "progressistas" que bin Laden está à espera.

Isto,
EUA: Bush, o presidente mais impopular da História,
não ajuda nada a manter essa argumentação. E ainda se fosse pela criatura ela própria, percebia-se a nuance, mas não.
Acresce que 63% dos norte-americanos julgam que a invasão do Iraque foi um erro, o que bate uma nova marca.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=329324

Não é só homem, é mesmo a políticazinha que é um estorvo.