Teste

teste

terça-feira, 22 de junho de 2010

Desbloqueadores do pensamento


Frases reais, escritas por pessoas reais, todas elas "intelectuais" de letras (pessoal que escreve e/ou estuda na Universidade). Esclarece-se que não se trata de erros de sintaxe, de ortografia, do que quer que seja, mas sim de umas novas técnicas de expressão escrita que agora há e que se chamam "desbloqueadores de pensamento", ou melhor " dezbluceadores de pemçamentu"


1-A Gazeta da Restauraçao, tal como o nome indica vei-o Restaurar, restaurar o povo que naquela altura era muito alfebetizado, pelo qual este periódico se dedicava uma pequena população;

2-O Enciclopedismo foi o período das ‘luzes’, do Iluminismo, foi o período que tudo era fácil, tudo lhes parecia fácil. De aprenderem as coisas com um grande facilitismo;

3-Para Salazar, Deus era a única pessoa que estava acima dele, que lhe era superior;

4-,Vai ficar cego, Não,logo que a vida estiver normalizada, que tudo comece a funcionar, opero-o, será uma questão de semanas, Por que foi que cegámos,Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos,

5-No Estado Novo, havia o lápis lazuli que era uma forma de censura, muitas imprensas assumia, fechavam primeiro antes que o lápis lazuli fosse fechá-las;


Enfim os Saramagos são como fungos...nascem em todos os recantos onde abundam a humidade da estupidez e o húmus da burrice.

10 comentários:

Anónimo disse...

Olha olha anda a ler blogs engraçados a ver se tira ideias.


Eu dou-lhe mais, não são rais mas esta bem.


“Perto da minha casa, abriram uma creche …não, os miúdos têm até 5 anos… penso que é um orfanário”


“A escola onde anda o meu filho tem muita segurança, nas entradas e saídas usam um cartão de banda magnésia”


“Ou o pai é prepotente ou a mãe esméril, por isso não há transcendência”


Então o senhor ja veio para aqui e deixou-me la embaixo sozinho? aperaltou-se. O senhor não entende nada do que eu lhe estou a dizer, pois não? vejamos que isto qualquer criança entende, que as coisas mudam apesar dos donos da lingua. O português foi adquirindo características próprias a partir de um léxico comum galaico-português. Mas só pelos séculos da consolidação da nacionalidade seculos XII XIII, se encontram documentos que revelam a utilização de uma nova língua com autonomia em relação à latina. E é evidente que, quando uma língua começa a ser documentada graficamente ela já é pertença de muitos falantes desde há longo tempo. Entende, é a realidade que força a convenção, seu nabo.



O português viveu novecentos anos de alterações e expansão. Uma frase como “De noticia de torto que fezerũ a Laurecius Fernãdiz por plazo que fece Gõcauo Ramiriz antre suos filios e Lourẽzo Ferrnãdiz....”e diferente e de que maneira da frase actual,: “Da notícia do prejuizo que fizeram a Lourenço Fernandes por causa do pacto que fez Gonçalo Ramires entre os seus filhos e Lourenço Fernandes...”.A mudança que se observa numa língua no decorrer do tempo tem paralelo na mudança dos conceitos de vida de uma sociedade, na mudança das artes, da filosofia e da ciência e, até, na mudança da própria natureza. Tivemos os estrangerismos, os termos informaticos, enfim só os burros mantem as ideias fixas.



Essa evolução temporal, essa mudança histórica é um dos aspectos mais evidentes da variação inerente a qualquer língua. Mas também a língua varia no espaço, razão por que o português apresenta as variedades nacionais de portugal e do brasil, países em que é considerado língua nacional, e as de angola, moçambique, cabo verde, guiné-bissau, são tomé e príncipe e timor, em que foi adoptado como língua oficial.



Uma conversa através da Internet ou sms tem, características particulares em consequência da adaptação a este recentíssimo meio de comunicação. Perante tantas formas de variação linguística deve pôr-se em relevo que a língua que a todas cobre é, evidentemente, uma abstracção necessária à sua descrição como língua particular que, nessa perspectiva, se distingue e contrasta com as restantes línguas naturais. Mas em todas essas modalidades, a língua com que comunicamos uns com os outros e connosco mesmos exibe a sua vitalidade e mostra que é um organismo vivo, uma forma indissociável das restantes manifestações do comportamento humano.

Então as línguas variam ou não variam? Que causas desencadeiam a mudança no decorrer dos tempos e a variação que, em cada momento, elas exibem. O contacto com outras línguas e com outras realidades sociais, culturais e políticas é uma das principais causas de mudança e de variação, uma causa exterior que provoca alterações internas. As palavras estendem ou restringem o seu significado, As frases alteram a sua construção ‘posso ter um copo de água’ é inspirado no inglês ‘may I have a glass of water? O léxico acolhe novas entradas e esquece outras, o chapéu entrou em português, importado do francês antigo chapel, a palavra antanho, significando antigamente é desconhecida das novas gerações. O que é um lustro? No campo do léxico globalmente considerado ha importância das palavras que entraram no português pelo contacto, no brasil, com as línguas ameríndias e com as línguas das comunidades imigrantes,


O senhor não entende nada de nada, como eu digo esta bloqueado mentalmente, precisa urgentemente de um desbloqueador, mas eu não tenho paciencia para isso.

Unknown disse...

Nada de blogues. Estas são do meu acervo pessoal, de pessoas reais.
Tão anedóticas como o meu caro amigo e zurrando os mesmos "dezbluqeadores de pemçamentú".

Aí vão mais que, estou certo, o farão ter orgasmos intelectuais e lhe provocarão desmaios de admiração e deslumbramento:


1-Os próprios homens das cabernas quando escreviam nas paredes já estavam a comunicar a ponto…;

2-Para muitos, a imprensa era proveniente de bruxarias e outras coisas;

3-Gutenberg é uma das pessoas que teve oportunidade de experimentar aquilo que os outros não conseguiram por falta de oportunidades;

4-Toda esta época que se vive torna-se um romantismo que anda à solta.

5- Este preu era o nome dado a uma ‘máquina’ que fazia a impersão tornando assim bastante muito mais facil a impersão/publicação de jornais…”;

6-No Estado Novo, os jornalistas, músicos e políticos tinham os dias contados…;

Não quero que sinta o seu "pemçamen-u bluceadú", caríssimo.
Com tanta liberdade criativa saramaguesca, o seu pemçamaetu, vai ficar à prova da EMEL.

Anónimo disse...

ESTAS PERGUNTAS ACERCA DA ÁFRICA DO SUL FORAM COLOCADAS NUM SITE TURíSTICO SUL-AFRICANO E FORAM RESPONDIDAS PELO DONO DO SITE.

Pergunta:
Costuma fazer vento na África do Sul? Nunca vi na TV que aí chovesse, por isso, como é que as plantas crescem? ( Grã Bretanha)
Resposta:
Nós importamos todas as plantas completamente crescidas e depois ficamos por aqui sentados a vê-las morrer.

P: Serei capaz de ver elefantes nas ruas? (E.U.A.)
R: Depende daquilo que beber.

P: Quero ir a pé de Durban à Cidade do Cabo - Posso seguir as linhas do comboio? (Suécia)
R: Claro, são só 2 mil Km. Leve muita água.

P: É seguro andar a correr pelos arbustos na África do Sul? (Suécia)
R: Então é verdade o que se diz sobre os suecos.

P: Existem caixas Multibanco na África do Sul? Pode-me enviar uma lista das que existem em Joanesburgo, Cidade do Cabo, Knysna e na Baía de Jeffrey?( G.B.)
R: O seu último escravo morreu de quê?

P: Pode dar-me alguma informação acerca das corridas de Koalas na África do Sul? (E.U.A.)
R: A Aus-trá-lia é aquela ilha grande no meio do Pacífico. Á-fri-ca é aquele continente em forma de triângulo a sul da Europa e não tem...
Olhe, esqueça. Claro, as corridas de Koalas são todas as Terças à noite em Hillbrow. Venha nu.

P: Para que direcção fica o Norte na África do Sul? ( E.U.A.)
R: Fique de frente para Sul e depois dê uma volta de 90º. Entre em contacto connosco quando cá chegar e nós damos-lhe o resto das instruções.

P: Posso levar talheres para África do Sul? ( G.B.)
R: P'ra quê?!... Coma com os dedos, como nós fazemos.

P: Podem enviar-me o horário do Coro dos Pequenos Cantores de Viena? (E.U.A.)
R: A Aús-tri-a é aquele pequeno país que faz fronteira com a Ale-ma-nha, que é...olhe, esqueça. Claro, o Coro dos Pequenos Cantores de Viena actua todas as terças à noite em Hillbrow, logo a seguir às corridas de Koalas. Venha nu.

P: Têm perfume na África do Sul? (França)
R: Não, NÓS não cheiramos mal.

P: Criei um novo produto que é a Fonte da Eterna Juventude. Sabe dizer-me onde a posso vender na África do Sul? ( E.U.A .)
R: Em qualquer local onde se reúnam muito americanos.

P: Sabe dizer-me onde é que, na África do Sul, a população feminina está em menor número que a masculina? (Itália)
R: Sim, nos clubes gay.

P: Celebram o Natal na África do Sul? (França)
R: Só no Natal.

P: Têm abelhas assassinas na África do Sul? (Alemanha)
R: Ainda não, mas, por si, mandamos vir.

P: Existem supermercados na Cidade do Cabo, e existe leite durante todo o ano? (Alemanha)
R: Não, nós somos uma pacífica civilização Vegan de caçadores-recolectores. O leite é ilegal.

P: Por favor envie-me uma lista de todos os médicos na África do Sul que tenham ou consigam arranjar soro* de cascavel. (*Antídoto para dentadas de cascavel) ( E.U.A.)
R: As cascavéis vivem na A-mé-ri-ca, que é de onde VOCÊ é. Todas as cobras sul-africanas são perfeitamente inofensivas, podem ser facilmente manuseadas e são bons animais de estimação.

P: Estive na África do Sul em 1969, e gostava de contactar a rapariga com quem namorei enquanto estive em Hillbrow. Pode ajudar-me?( E.U.A.)
R: Sim, mas mesmo assim vai ter que continuar a pagar-lhe à hora.

P: Poderei falar Inglês na maioria dos locais para onde for? (E.U.A.)
R: Sim, mas primeiro vai ter que aprender.

Anónimo disse...

Oh lidador não te imaginava tão fotogénico. És um queriducho, mas teimoso que nem um jerico.

Anónimo disse...

O lidador, o seu acervo pessoal anedotico qualifica-o. Se der mais umas voltas pela blogsfera encontra mais. E faz-me lembrar uma figura que está sempre na televisão nos mesmos moldes , mas não apresenta nada de novo e tal como voce pistosga e patusco, (faz lembrar os oradores de tasca sempre cheios de razão), levou exemplos de alunos de fisico quimica e respectivas respostas em textos a que eles tinham respondido, em que se perguntava uma coisa como isto: o que acontece a um corpo mergulhado num liquido? e repondiam sai molhado. Qual a conclusão da brilhante personagem? Os professores não sabem ensinar, os professores ensinam isto, e não percebem que isso são excepçoes, que não fazem a regra, os bons alunos e que eprendem estão noutro nivel. No meu tempo sempre houve os palhaços da turma que nos exames respodiam mais ou menos assim, por brincadeira mas também por ignorância. O que acontece é que profissionalmente temos gente a sair das faculdades médicos , advogados, engenheiros, muito mais competentes profissionalmente que os predecessores, reconhecidos no estrangeiros onde muitos são logo colocados em grandes empresas laboratorios etc, só cá os pistosgas e cotas falhados continuam a dizer que não.

Mas o problema que eu discutia consigo era outro, eram as mudanças da lingua, "eram os meios que levam a rupturas religiosas, politicas e artísticas".era a evolução contraria as convenções e ao conduzir pela direita, ja agora sabe que em portugal em tempos se conduziu como na inglaterra? O seu pensamento continua bloqueado para as idéias e so vê as anedotas de sites engraçados, de emails recebidos, e das sua próprias anedotas como bom colecionador. Continue que não foi longe, mas assim vai.

Unknown disse...

O seu texto está a abarrotar de "desbluceadores de pemçamentu".
Uma reguada por cada um e faça-se um favor a si mesmo: matricule-se num infantário João de Deus, e peça para aprender a ler e escrever, com o método da Cartilha Maternal.
É que não há pachorra!

O lidador
anedotico
está sempre na televisão nos mesmos moldes
pistosga
alunos de fisico quimica respectivas respostas em textos a que eles tinham respondido, em que
liquido
e repondiam sai molhado
excepçoes,
eprendem
nivel
respodiam
no estrangeiros
grandes empresas laboratorios etc, pistosgas
cotas
lingua,
e artísticas".era a evolução
contraria as convenções
ja agora
portugal
inglaterra?
idéias
so vê

Anónimo disse...

o meu caro amigo cada vez se assemelha mais a fotografia, mas que havia eu de esperar, que um burro aprendesse linguas.

então as anedotas divirta ca gente, de vez em quando fazem falta

Unknown disse...

o meu caro?
linguas.?

então as anedotas divirta?
ca gente ?

Anónimo disse...

As anedotas pá, isso é que a gente gosta, o seu credito para mim agora é so anedotas, contador de anedotas pois:

Dificílimo acto é o de escrever, responsabilidade das maiores. Basta pensar no extenuante trabalho que será dispor por ordem temporal os acontecimentos, primeiro este, depois aquele, ou, se tal mais convém às necessidades do efeito, o sucesso de hoje posto antes do episódio de ontem, e outras não menos arriscadas acrobacias.

Anónimo disse...

hey you,
I wanted you

falta o grafismo e o dedo esticado

Eu sou totalmente contra o desbloqueio do PS3, jogar os originais é que é bom nunca me fez mudar o pensamento.