Teste

teste

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Homenagem Póstuma a Um Escritor

Lembro uma entrevista concedida por Jorge Amado à RTP pouco antes de falecer. Havia anos que o autor brasileiro era apontado como provável vencedor do próximo Nobel da literatura. A dada altura foi colocada a pergunta inevitável: iria ser ele o primeiro escritor de Língua portuguesa a ganhar o Nobel? A resposta veio em duas partes: achava que não, não lhe iria ser atribuído o prémio, mas suspeitava que Saramago um dia seria galardoado (hipótese improvável ao tempo).

A idade traz lucidez a alguns. Amado sabia que os critérios políticos em vigor na atribuição do prémio eliminavam um apóstata do comunismo, que ele era. Pelo contrário, um crente, como Saramago, ainda que medíocre escritor, estaria bem colocado para o ganhar. Não se enganou.


"É doce morrer no mar", mote de Dorival Caymmi, poema de Jorge Amado

36 comentários:

Anónimo disse...

os critérios políticos

os criterios politicos são do caraças, se fosse um dos da nossa area politica os criterios politicos eram bons, o argumento dos falhados

Anónimo disse...

Saramago seria mau sempre, mesmo que fosse dos Irmãozinhos de S.João.
Não é por ser comunista que é poucochinho.
Será poucochinho por ser, ter a mentalidade de, comunista.

ana b.

Anónimo disse...

é o argumento dos falhados cada vez se confirma mais nos comentarios. Apesar de comunista triunfou

Anónimo disse...

Já cá só faltava este Puerto carago. Quantos são, quantos são? Carago!

Anónimo disse...

A pergunta está feita ao contrário. Quantos ainda são os comunistas? É que já só os matarruanos alinham na treta do comunismo, ninguém tem mais pachorra para tanta burrice nem tanta miséria. Vai lá falar das vantagens do socialismo ao pessoal do Leste...!
Mas olha!, talvez com as Testemunhas de Jeovah te safes. É gente do mesmo tipo...

Paulo Porto disse...

Como disse a Ana B., Saramago seria sempre um escritor peqeno, independentemente de critérios políticos.

Anónimo disse...

Não é por ser comunista. É pela máfia que age à sombra da palavra comunismo.
O pobre do Marx nem sonhava com a corja de estúpidos, pedantes e malfeitores que o iria aproveitar...

Anónimo disse...

Engalfinhem-se como puderem o homem triunfou, se o querem denegrir por ser comunista ele nunca o negou, triunfou, num meio não comunista. O argumento dos fracos anda a volta do ser comunista, engalfinhem-se mas trinfem tanbém se são capazes. venha la esse lobo antunes, seria bom era mais um nome nobel portugues, mas será? o argumento dos falhados

Anónimo disse...

Ter o Lobo Antunes como Nobel era a confirmação da existência de outra máfia. O Lobo Antunes é um medíocre, como o Saramago. Que nomeou como seu continuador um delfim que a sua máfia continuará a proteger, se se portar bem, é claro. E ela tem cumprido bem a sua missão. É vê-lo, a ser promovido...
Só que, oh! céus!, ao pé dele o Saramago e o Lobo Antunes são génios...
Um nojo.

Anónimo disse...

Divulgado mesmo agora no Le Monde: "Portugal ganhou 7 a zero à Coreia por intercessão directa (milagre) de S.Saramago. Ainda ontem chegado ao Além, o novo santinho popular, devido ao seu carisma e à qualidade intelectual, já conseguiu que o Senhor beneficiasse a Equipa Saramaguista, como passará a chamar-se em Sua homenagem. Mais, converteu mesmo ao comunismo hiper-ortodoxo o Mais Velho, que inclusivamente, sentado à direita de S.Saramago, passou a chamar-se Jeovah da Silva Peixoto de Sousa e Bernardino. Ao nosso repórter, declarou o ex-Deus, com humildade: "Saramago ensinou-me a ler...O novo Verbo, com que vou criar outra Terra inteiramente comunizada, pasará a chamar-se O Evangelho segundo Dona Pilar".
Não se sabe ainda qual a reacção de Bento XVI. S.Pedro, esse, declarou-se satisfeito e doravante vai dar entrada a todos os membros do staff da Casa dos Bicos, a que presidirá o cardinal-patriarca de Azinhaga, também já inscrito no Partido Celestial".

Maria Domingas Saramaga

Anónimo disse...

Segundo consta, o deputado Rodrigues vai levar ao Parlamento um Projecto Lei no qual se propõe que todos os portugueses passem a usar no fim do nome, como era de uso antigamente nas famílias nobres, o apelido Saramago.
Assim, um cidadão chamado Manuel de Souza, passará a ser Manuel de Souza (Saramago), um outro, Joaquim Luis Peixoto passará a ser Joaquim Luís Peixoto (Saramago), outro de nome Bernardino Soares será Bernardino Soares(Saramago) e assim sucessivamente.
Os cidadãos que não desejem ser, terão de pagar acrescentos no IRS.
A nova medida é no sentido de reduzir o défice e o propositor Rodrigues acha que, se se propuser que tb seja colocado no fim o apelido Sócrates, então vai ser uma corrida aos cartórios.

Eliseu Miranda (Saramago)

Anónimo disse...

tanta dor de cotovelo é so falhados agora a exprimir-se, quando tiverem nome digam então

Anónimo disse...

Mas eu tenho nome, cara, meu chapa.
Sou Marizé Suzette Cunhal (Saramago) e gostava de te conhecer. Deves ser um estoiro, p'ra mim é só de comunistas para cima e não levo mais que um obrigado (desde que uses também no fim o nome saramaguejante).

Marizézinha (S.)

Anónimo disse...

ÚLTIMA HORA
Foi difundido que e citamos "a bem da Nação e esquecendo velhas tricas e porque a pátria necessita, informo que aderi desde já ao Projecto-Lei do Mancha e passo a chamar-me com muito gosto António Maria Lobo Antunes(Saramago).
(Segue reconhecimento notarial)

O Grande Homem-Deus até os adversários converte!

Odette Ritinha (Saramago)

Anónimo disse...

Coitado do querido blogue "Fiel Inimigo", transformado muma autêntica lixeira. É o que dá caro Sr. Douro e Companhia, porem-se prá'qui a radicalizar posições e opiniões. Agora aguentem-nos.
Mas que isto está transformado mum lixo, lá isso está...

Anónimo disse...

A única obra do Amado digna do Nobel é os Subterraneos da Liberdade. Um hino à resistência comunista que ele, enquanto comunista, escreveu. Por isso este post parece intelectualmente desajustado. Percebe-se o objectivo, mas bate ao lado.
Estes novos ideólogos do pensamento único pensam que a literatura nobelizavel oscila entre os anuários das agencias de rating e a lista de presos no campo de concentração de Guantanamo.

Aac.

Anónimo disse...

Ó Portinho! o Saramago, medríocre escritor!?. Pá! os teus pais sabem que tu andas a passear as fraldas por aqui?!. Vê lá isso.

Paulo Porto disse...

@aac
"A única obra do Amado digna do Nobel é os Subterraneos da Liberdade. "

É a sua opinião. Nada de grave nem importante. Mas não se atreva a dizer algo semelhante sobre saramago, porque senão o rebanho desata aos mé-é-é-s contra si. Isto pq suponho que vc seja daqueles que se incomoda com a "opinião" dos rebanhos.

Paulo Porto disse...

@anónimo
"o Saramago, medríocre escritor!?. "
Sim, mediocre escritor. Ficará sem dúvidas sobre isso qd ler alguma coisa escrita pelo bicho.

Anónimo disse...

Ó porto o que é que interessa a tua opinião sobre o saramago? conseguiu ser o que foi apesar de pessoas como tu acharem isso. e tu és o que? um zero.

Paulo Porto disse...

@anónimo

Ó anónimo, como vc é estúpido não percebeu. Eu quero ter a minha opinião sem que ninguém me chateie por ser opinião diferente da opinião do rebanho. Mas isso sou eu, que não sou esqerda.

Vcs, gajos de esquerda, é que querem que todos tenham a opinião das ovelhas - a opinião dos "bons" - e que sobrem alguns - os "maus" - que são tão maus mas tão maus que têm opinião oposta à dos bons e não vão em rebanhos.

Anónimo disse...

é isso mesmo ò porto, como o senhor deve ter batido palmas quando um tal sousa lara impediu um livro que estava nomeado para um premio europeu de concorrer,é bonito não é? os portugueses censurarem a si mesmos e aos seus escritores não os deixando projectar alem fronteiras. antigamente havia um index, esse é que era o pensamento unico.

Anónimo disse...

Mas você não tem opinião, Porto. Ainda não percebeu? O Sousa Lara é que tem opinião por si. Se você tivesse e exprimisse uma opinião propria, aqui o rebanho tinha todo o interesse em discuti-la...

Aac.

RioD'oiro disse...

"deve ter batido palmas quando um tal sousa lara impediu um livro que estava nomeado para um premio europeu de concorrer,é bonito não é?"

Suspeito que Sousa Lara tenha aprendido com Saramago, no tempo do DN.

Paulo Porto disse...

@anónimo
"como o senhor deve ter batido palmas quando um tal sousa lara impediu um livro que estava nomeado para um premio europeu de concorrer,é bonito não é?"

Aqi temos uma ovelha modelo. A ovelha modelo ouviu dizer que quem é contra saramago é muito mau e acha bem que se censure. Pois bem, cara ovelha-modelo, censurar é coisa de comunistas pelo que eu estou contra; eu sou a favor da liberdade, cada um diz o que lhe apetece, ovelhas-modelo e saramagos incluídos.

O resto é o velho maniqueísmo de esquerda: temos os "bons" e os "maus"; os "bons" gostam de fingir que sofrem muito por causa dos "maus" embora a existência sirva para que os "bons" retirarem importantes proveitos (financeiros e outro) do pretenso sofrimento. Foi o caso de saramago. "Fingiu" que era perseguido pelos maus e "exilou-se" nas Canárias fingindo que os "maus" não o deixavam viver cá; aroveitou para viver com luxos discretos, coisa que por cá daria muito nas vistas por ser potencialmente desaconselhado a um comunista. Um verdadeiro farsolas e impostor, este saramago, logo, um perfeito objeto de culto para adoração de ovelhas e pastores de esquerda.

Anónimo disse...

Os saramaguejantes não dizem uma ideia, uma opinião, apenas insultam.
Emendo, um desse pobres diz uma coisa politicamente obscena: que o Amado a única coisa que tem de bom é Os suterrâneos, quando ele mesmo mais tarde, quando largou a comunada, disse que era uma pessegada que na época de ter sido militante de obediencia escrevera a pedido do CCBrasileiro.

Rodrigo Vieira Mendes, editor de comunistas durante anos, até que lhe passou

Anónimo disse...

O homem triunfou, diz um destes lambões do novo Homem-Deus. Como foi junto do mundo burguês eu digo que este tipo que diz que o homem triunfou ninguém me tira da cabeça que é um submarino disfarçado da secreta para lançar a confusão nas hostes do proletariado. Para os estupidificar ainda mais.

Anónimo disse...

São todos anónimos poque é só um. A revelação aqui fica. É o espírito do Saramago agora em novas funções, do Além encher os blogues de patacoadas iguais aos romances.
É o morto que mata, como um título de romance de mistério.
E não se pode correr com ele, ó S.Pedro? Mandem-no para a Coreia, com o Bernardino democrata oriental.
Fernando Saramago de Sousa

Anónimo disse...

Ah, bom, Rodrigo, já se percebe a sua verborreia… está a tentar reganhar a confiança da malta liberal… olhe que vai ter de se esforçar, ainda vão olhar para si, de lado durante algum tempo… Peça ajuda à Zita Seabra!

Anónimo disse...

Olha, Paulo, tenho duas palavras para ti: pequeno porquinho. Dignidade zero. Devias ter vergonha e um mínimo de seriedade intelectual antes de andares a reproduzir polémicas mesquinhas e falsas entre dois grandes vultos da literatura mundial.

"
O escritor português e Nobel de literatura José Saramago (Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho Segundo Jesus Cristo) é fã do autor baiano Jorge Amado. Em seu blog pessoal, em post publicado nesta terça, dia 14 , o autor elogia obras como Jubiabá, A descoberta dos turcos pela América, Terras do Sem fim, entre outras. Fala ainda sobre a Bahia e a região do cacau, onde Amado nasceu, e discute a colonização brasileira e a miscinegação: "Durante muitos anos Jorge Amado quis e soube ser a voz, o sentido e a alegria do Brasil. Poucas vezes um escritor terá conseguido tornar-se, tanto como ele, o espelho e o retrato de um povo inteiro", escreve Saramago.
"

"
Viúva de Saramago evoca Jorge Amado durante cremação do escritor português
RANIER BRAGON
ENVIADO ESPECIAL A LISBOA

A viúva de José Saramago, a jornalista espanhola Pilar del Río, evocou o escritor brasileiro Jorge Amado (1912-2001) ao transmitir uma mensagem aos amigos e familiares que acompanharam, na manhã deste domingo (20), a cremação do marido no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

Caixão com o corpo de Saramago é levado para o cemitério Alto de São João, onde foi cremado
De acordo com relato do editor de Saramago, Zeferino Coelho, Pilar contou uma história segundo a qual o romancista baiano, que era amigo de seu colega português, teria se preocupado mais com os jornais, para saber as notícias do mundo, do que com a eventual queda do avião em que estava e que estava passando por uma pane.

Segundo Coelho, a intenção de Pilar foi lembrar que Saramago também tinha, até o fim da vida, essa atenção permanente com as coisas que aconteciam no mundo e ao seu redor.

A cerimônia de cremação do corpo do escritor português terminou por volta das 9h30 (horário de Brasília). Quando a fumaça começou a sair da chaminé do crematório, as pessoas aplaudiram demoradamente, gritaram o nome do escritor, sendo que várias se emocionaram e foram ao choro.

Várias centenas de pessoas acompanharam a cerimônia, do lado de fora do crematório, além de autoridades e um batalhão de jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos de Portugal e do mundo.
"

Também os brasileiros têm mais dignidade num momento importante da nosso história do que vocês. Mas entende-se. Para vocês cultura é petróleo, dólares e MOAB´s.

Anónimo disse...

O Porto tu es um ponto, se há um acto concreto que demonstra pensamento único neste caso, é um acto de um sousa lara, não de esquerda. Depois se Saramago foi para Lanzarote esta no seu direito de ir para onde quer, quanto a ser mau exemplo viver ca a grande sendo comunista continuas pequenino. Olha pelo menos não fez como a Maria João Pires, financiada para o seu megalomeno e pessoal projecto de Belgais, administrou mal o dinheiro, fugiu para o brasil e ameaçou que renunciava a nacionalidade portuguesa se não continuassem a atribuir-lhe fundos para o projecto.

RioD'oiro disse...

"se há um acto concreto que demonstra pensamento único neste caso, é um acto de um sousa lara, não de esquerda."

Erro. Em actos concretos Saramago era especialista. Censura, saneamentos, bajulação a todos os regimes totalitários, fascistas, assassinos ...

Enfim. Como "cidadão", uma pérola.

RioD'oiro disse...

http://oinsurgente.org/2010/06/22/a-propaganda-comunista-ja-nao-e-o-que-era/

Mais de 12 horas depois, o PCP ainda não emitiu um comunicado a negar que a Coreia do Norte tenha perdido o jogo.

Unknown disse...

Sousa Lara censurou?
Esta gente usa as palavras como a novilíngua do Eric Blair.
Chamam " democrática" à monarquia absoluta comunista coreana, chamavam "democrática" à Alemanha da Stasi, chamam "resistência" ao terrorismo, chamam "bloqueios" aos embargos e agora atrevem-se a chamar "censura" a uma medida legal, legítima e sensata do poder político.
Sousa Lara não censurou coisa nenhuma. Limitou-se a não incluir numa lista assinada por ele, várias obras que, no seu critério, eram uma merda.
A do Saramago era uma delas. Chamar a isto "censura" é uma idiotice, mas não há volta a dar-lhe. Os idiotas pelam-se por babujar as idiotices que vão ouvindo por aí, nos caixotes do lixo onde bebem a baba que lhes aconchega as meninges.

Quantas obras de outros tantos escritores não foram incluídas na lista?
Chiça, Saramago, por ser a besta que foi, tinha direito automático a estar na lista?
Era o que faltava...
enobra

Anónimo disse...

Não não, não foi não incluir. sendo assim seria correcto. O romance de José Saramago Evangelho segundo Jesus Cristo foi cortado da lista dos concorrentes ao Prémio Literário Europeu, pelo Subsecretário de Estado da Cultura, Sousa Lara. Porquê?
"Porque não representa Portugal"
"Esta minha atitude nada tem a ver com estratégias de venda, nem sequer com opções literárias. E muito menos com as escolhas políticas de Saramago. Não entrou em linha de conta o facto de ele ser comunista ou pertencer à Frente Nacional para a Defesa da Cultura"
"A obra atacou princípios que têm a ver com o património religioso dos portugueses. Longe de os unir, dividiu-os."
Afirmações de Sousa Lara ao Público, 25 de Abril de 1992

RioD'oiro disse...

"A obra atacou princípios que têm a ver com o património religioso dos portugueses. Longe de os unir, dividiu-os."

Não era do povo unido correcto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alian%C3%A7a_Povo_Unido