Teste

teste

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O TIO ADOLFO ERA ANTI-CAPITALISTA…

Um ‘lusitano’ inseriu na caixa de comentátios do último post de José Gonçalo o texto a vermelho que vem a seguir, e como está bem escritinho e diz umas coisas bastante interessantes tomei a liberdade de o postar… Inseri uma fotografia de um cartaz do NSB, Partido Nacional-Socialista Holandês do tempo da Guerra e que, como podem verificar, poderia ter sido impresso na URSS, na Coreia do Norte, ou em Portugal pelo PCP.



Caros amigos, sem querer tomar partido por quem quer que seja, a verdade é que o partido nazi ganhou as eleições em 1933 porque ouve uma diminuição de oposição por parte do partido comunista alemão, atitude essa que foi expressamente comandada de Moscovo, tanto mais, que para Estaline, Hitler era menos perigoso que os países ocidentais capitalistas, há aliás, uma carta que está publicada na Net (já a li, devo tê-la arquivada algures, se a encontrar posso publicá-la), em que o secretário geral do P.C. Alemão se lamenta a Moscovo pelo facto do P.C. soviético ter dado menos apoio ao seu congénere alemão, dizendo, que com isso houve inclusive muitos militantes comunistas que se passaram para o partido nazi.

Há que não esquecer, que o Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores era também anti-capitalista (leia-se anti-capital judaico e que Estaline também não ia lá muita à bola com essa gente), convém também não esquecer que Goebells veio da esquerda (assim como outros dirigentes do NSDAP), que foi inclusivamente, secretário dum dirigente comunista, que o partido nazi tinha uma componente esquerdista muito forte, principalmente a dirigida por Ernst Röhm comandante das SA, que foi morto precisamente por causa disso e não por via da sua homossexualidade, e se ter recusado a perder esse pendor esquerdista e revolucionário, o que incomodava, quer os homens do capital alemão, quer o conservador exército alemão.

Esta é a realidade, por outro lado, após Hitler ter consolidado o seu poder, os americanos, franceses e ingleses, viram nele o único homem capaz de evitar que Estaline pudesse invadir a Europa Ocidental, funcionando como tampão, tendo estabelecido bastantes acordos comerciais e até militares como o ditador alemão. Não foi por acaso que muitas empresas ocidentais se estabeleceram na Alemanha nazi, que por sua vez também fez acordos de colaboração com aqueles três países, entre outros.

Mais tarde, preparando o alargamento do "Espaço vital alemão", prevendo por conseguinte a invasão da URSS, fez trabalho de sapa e conseguiu através de intrigas e falsas acusações, que Estaline fizesse uma purga no exército soviético o que destruiu muito do seu poder organizativo, tendo sido poucos os oficiais de maior patente que escaparam.

É pois verdade, que quer os russos, quer os ocidentais muito contribuíram para o sucesso de Hitler, que, caso não tivesse tido esse apoio, nunca poderia ter reorganizado o exército alemão e ter 8 milhões de homens em armas quando do inicio da II Guerra Mundial.

A verdade é que o partido nazi ganhou as eleições em 1933 porque ouve uma diminuição de oposição por parte do partido comunista alemão, atitude essa que foi expressamente comandada de Moscovo, tanto mais que para Estaline Hitler era menos perigoso que os países ocidentais capitalistas. Há aliás uma carta que está publicada na Net (já a li, devo tê-la arquivada algures, se a encontar posso publicá-la), em que o secretário geral do P.C. Alemão se lamenta a Moscovo pelo facto do P.C. soviético ter dado menos apoio ao seu congénere alemão, dizendo, que com isso houve inclusive muitos militantes comunistas que se passaram para o partido nazi.

É preciso não esquecer que o Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores (NSDAP) era também anti-capitalista (leia-se anti-capital judaico e que Estaline também não ia lá muita à bola com essa gente); há também que não esquecer que Goebells veio da esquerda (assim como outros dirigentees do NSDAP); que foi inclusivamente secretário dum dirigente comunista; que o partido nazi tinha uma componente esquerdista muito forte, principalmente a dirigida por Ernst Röhm comandante das SA, que foi morto precisamente por causa disso e não por causa da sua homossexualidade, e por se ter recusado a perder esse pendor esquerdista e revolucionário, o que incomodava, quer o capital alemão, quer o conservador exército alemão.

Esta é a realidade. Por outro lado, após Hitler ter consolidado o seu poder, os americanos, franceses e ingleses, viram nele o único homem capaz de evitar que Estaline pudesse invadir a Europa Ocidental, funcionando como tampão, tendo estabelecido bastantes acordos comerciais e até militares como o ditador alemão. Não foi por acaso que muitas empresas ocidentais se estabeleceram na Alemanha nazi, que por sua vez também fizeram acordos de colaboração com aqueles três países, entre outros.

Mais tarde, preparando o alargamento do "espaço vital alemão", prevendo por conseguinte a invasão da URSS, Hitler fez trabalho de sapa e conseguiu através de intrigas e falsas acusações que Estaline fizesse uma purga no exército soviético, o que destruiu muito do seu poder organizativo, tendo sido poucos os oficiais de maior patente que escaparam.

É pois verdade que quer os russos quer os Ocidentais muito contribuiram para o sucesso de Hitler, que, caso não tivesse tido esse apoio, nunca poderia ter reorganizado o exército alemão e 8 milhões de homens em armas no ínicio da II Guerra Mundial.

Cumprimentos,
Lusitano

22 comentários:

Anónimo disse...

A escória da humanidade

http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=61840367#pm_cmp=vid_OEV_P_P

Anónimo disse...

Ó da Rosa, você é um prato. Então já assina os seus textos com pseudónimo. Que conveniente. Não assume as suas opiniões?

Pois vou deixar-lhe aqui — já que não tenho a possibilidade, como você, de lhe proporcionar umas imagens — as legendas de uns posters que pode encontrar aqui… http://www.calvin.edu/academic/cas/gpa/posters1.htm

… para se deixar de ladainhas ganhas (aka merdas)

This vivid poster is from the November 1932 election. The text: "'Bravo, Herr von Papen! Keep up those emergency decrees, and the pension and pay cuts. That will give us communists our last chance.' Is that to be what happens? No! Only one man can rescue us from Bolshevism: Adolf Hitler!"


From the July 1932 Reichstag election. The top part of the poster is missing. The remainder translates: "Bolshevism. It has raised its fist, dripping with the blood of German men. Now it wants to strike again, destroying everything and eliminating every form of order. Stop! That is what we demand! The Bolshevist beast has lived only from murder in recent weeks. Everywhere, blood marks their fearsome path. Altona [a suburb of Hamburg]! 16 dead! Including two defenseless women! German people! Enough is enough! Put an end to the bloodshed! Give power to Hitler! That will make a quick end of Bolshevism! Men and women! Free Germany from this red plague!

This poster comes from the 1932 presidential elections, but I am not sure which round. The caption on top, in pseudo-Hebraic lettering, translates as: "We are voting for Hindenburg!" The pictures are of a variety of Jewish socialists and communists, sex researchers, etc. The caption beneath: "Look at these faces and you'll know where you belong!"

I am not sure of the date of this poster, but I'd guess 1930. The text reads:

The Red War. Mother or Comrade? Man or Machine? God or the Devil? Blood or God? Race or Bastard? Popular music or jazz? National Socialism or Bolshevism?

This vivid poster from the September 1930 Reichstag election summarizes Nazi ideology in a single image. A Nazi sword kills a snake, the blade passing through a red Star of David. The red words coming from the snake are: usury, Versailles, unemployment, war guilt lie, Marxism, Bolshevism, lies and betrayal, inflation, Locarno, Dawes Pact, Young Plan, corruption, Barmat, Kutistker, Sklarek [the last three Jews involved in major financial scandals], prostitution, terror, civil war.


Para além do paleio, a questão é: quem financiou o nazismo e com que objectivos. O resto é conversa. E depois de tudo bem espremido, chega à conclusão que o nazismo foi o braço mais agressivo do capitalismo anglo-saxonico na europa e foi derrotado pelo Estaline e pela URSS.

Lidador, já teve o seu orgasmo com os posters?
Rejubila com tanto anti-comunismo primário, não é? Deixei-lhe aqui este docinho. E para si também, de la Rosa, achei que ia gostar.
Beijos.
666

Carmo da Rosa disse...

”Ó da Rosa, você é um prato. Então já assina os seus textos com pseudónimo.”

Caro 666,

Você é que me saiu um prato, mas sem fundo. Ó inclemência, ó martírio, você sabe ler mas não compreende o que lê! (Começo a acreditar que a educação nacional anda mesmo pelas ruas da amargura). O texto não é meu senhor, está lá escrito, é de um tal LUSITANO, porque então assinar? E a foto ilustra perfeitamente aquilo que o tal lusitano diz, o resto é conversa fiada – e ainda por cima na língua de Bush, vade de retro Satanás…

Se quiser tem aqui mais fotos, que demonstram perfeitamente aquilo que o Lusitano diz juntamente com um texto - este sim - que foi escrito por mim e devidamente assinado com o nome que os meus pais me deram: http://fiel-inimigo.blogspot.com/2010/01/movimento-nacional-socialista.html

Há uma coisa que os latinos em geral e você em particular não percebe: os alemães. Quando um alemão chama ao seu partido PARTIDO NACIONAL-SOCIALISTA ALEMÃO DOS TRABALHADORES, é porque realmente quer que o partido seja um partido alemão nacional-socialista dos trabalhadores… A palavra SOCIALISTA não está lá para inglês ver! O Hitler não é o Sócrates ou o Berlusconi! Era realmente um assassino patológico e anti-semita quanto baste mas implementou mais medidas socialistas (em prol da classe operária) que Lenine, Estaline, Mao, Kim Il Sung e Enver Oxa juntos…

Unknown disse...

O que o Lusitano escreve é factual e corresponde aquilo que eu tinha explicado ao anónimo que anda para aqui a papaguear os slogans do Partido.
Hitler chegou ao poder com a ajuda dos comunistas.
Uma vez no poder contou com o beneplácito, ajuda ou apoio de muita gente, incluindo Estaline e uma importante parte do establishment americano. Não esquecer que Charles Lindberg era anti-semita, apoiante de Hitler ( chegou a ser condecorado por ele) e absolutamente oposto à entrada dos EUA na guerra.
Até Chamberlain e Dalladier ajudaram Hitler e na própria Câmara dos Lordes, Hitler tinha apoios fortes.

Quanto ao resto, nenhum historiador sério coloca hoje em causa a semelhança das práticas, origens e políticas do comunismo e do socialismo nacional.
Hitler, ele mesmo, se dizia herdeiro da maior parte do pensamento marxista. E aplicou 80 % das medidas económicas do Manifesto Comunista.

Carmo da Rosa disse...

Há tempos numa discussão deste tipo na Holanda, aliás foi deste texto que eu retirei as fotos dos cartazes do NSB (que desconhecia), houve um historiador que disse “se Hitler não tivesse cometido o holocausto era membro honorífico do PvdA (Partido do Trabalho social-democrata holandês)”.

Mas agora não quero discutir mais política que dá azar, quero toda a concentração dirigida para a Santa Bolinha que a hora H se aproxima e já estou a ficar bastante nervoso…

José Gonsalo disse...

Já agora, é o insuspeito John Kenneth Galbraith, o economista de serviço do Partido Democrata, desde Roosevelt até Clinton, autor de obras de referência para o pensamento económico dos anos 60 e de planos fundamentais para o desenvolvimento do 3º Mundo (o que a Índia,onde foi embaixador, reconhece que lhe deve!), respeitado pela URSS, quem escreve em, por exemplo, "Viagem à Economia do Nosso Século", que o governo nacional-socialista alemão efectuou a mais irreprensível recuperação da economia do seu tempo, somente com paralelo, do lado oposto, com a Suécia.
Quanto ao resto, foi o horror que o mundo experimentou.

Anónimo disse...

Como se não viesse logo a claque acudir ao papá... Vá lá ver os cartazes e aprenda alguma coisa. Custa-lhes perceber e aceitar, é natural, mas todos os grandes grupos económicos, desde a siemens a krupp, que suportaram o regime hitleriano e a aceleração estatal do capitalismo (alias um exemplo considerado civilizado pelo nosso Salazar), era abertamente anti-marxista, anti-bolchevique e anti-comunista, como é natural.
O resto é conversa de Miguel. Ou para boi dormir. Para apagar as responsabilidades do capitalismo americano e europeu no nazismo. Percebe-se bem. Vejam os arquivos desclassificados pela CIA em 2001. E va lá, pelo menos não poe em causa o arquivo dos cartazes. Ao menos isso.

Carmo da Rosa disse...

Anónimo sem número das 17:37 disse: ”Para apagar as responsabilidades do capitalismo americano e europeu no nazismo.”

Ó anónimo, só queria a sua lata!

Os americanos deram uma ajuda decisiva para nos libertar dos nazis, criaram instituições democráticas, cederam do bolso deles uma porrada de guita (Plan Marshal) para a reconstrução da Europa e passados 4 meses foram-se embora.

Os seus amigos da URSS deram também uma ajuda decisiva para nos libertar (só depois de Hitler ter quebrado o tratado Molotov-Ribbentrop) mas logo a seguir instituíram ditaduras comunistas por todos os países onde puseram as patas, construíram um muro à volta do ‘paraíso’ para o proletariado não se pirar para o outro lado e só passados 40 anos é que se foram embora.

Diga-me lá assim muito sinceramente de homem para homem - para variar digo isto sem qualquer conotação sexual - o que é que você tem contra o capitalismo? Mas por favor mantenha-se anónimo, não quero que os seus camaradas lhe façam alguma.

P.S. Ainda estou à espera das suas desculpas (caso se trate do mesmo anónimo) pelo facto de abusivamente ter dito que eu não assumo aquilo que escrevo…

Off topic.

Mas acho que o cabrão do Cristiano Ronaldo, se continua a jogar como acabou de o fazer, deveria ser enviado de castigo para um país comunista à escolha dos anónimos cá do FIEL.

Unknown disse...

POrra, nem me fale do Cristiano Ronaldo. Aquela malta parece que se encona a jogar, têm medo de tudo, porra, que falta de confiança.
Aquilo é falta de liderança, o Queiróz é um xoninhas, não percebe que o importante não é não sofrer golos, mas meter mais do que o adversário.

Nesta coisa vem-me à mona uma frase do Ortega y Gasset : "A ofensiva é inspirada pela vitória […]. A defensiva sói empregar tácticas vis, porque no fundo, o atacado estima, mais que a si mesmo, o ofensor"

Carmo da Rosa disse...

”porra, que falta de confiança.”

Precisamente, nervosíssimos, pareciam putos que vão pela primeira vez às putas! Quando na realidade se trata de super-profs pagos a peso de ouro…

Achei o Fábio Coentrão o melhor da equipa, e não tinha a tarefa mais fácil, quadrar pontas de lança que correm 100 metros em 10,1 segundos.

Um amigo meu que já foi treinador profissional também não vai lá muito à bola do Queiroz. Inteligente, cortês, bem falante mas tacticamente medíocre…

Anónimo disse...

Interessa saber que muitos capitalistas e grandes capitalistas são uma cambada de traidores do próprio capitalismo e liberdade.

Por meio tostão furado entregam o dinheiro, a mãe, a filha, o cu, o corpo e a alma a ditadores e ditaduras nomeadamente às comuno-socialistas, como foi o caso das de lenine, estaline, hitler, da maoista e outras.

LUSITANO disse...

Caro
Carmo da Rosa,
Uma vez que tomou a iniciativa de publicar num post o meu 1º comentário, já agora, espero que permita a inclusão do 2º comentário que inseri sobre o tema do anti-comunismo de Hitler.
Obrigado.

Caro
Anónimo,
Tem razão, é verdade que Hitler era um anti-comunista, é verdade que o "Mein Kampf" é acima de tudo um panfleto anti-comunista, mais ainda, Hitler era anti-comunista porque associava o comunismo aos judeus.
Na realidade, quer Marx, quer Lenine, quer Trotsky, eram judeus, é verdade que os três receberam ajudas de grandes capitalistas e banqueiros ocidentais, uns judeus outros não, daí, que Hitler, que era um obstinado anti-semita (resumindo-nos apenas ao povo judaico, deixando os árabes de fora que também são, como sabe, semitas), embrulha comunismo e semitismo tudo no mesmo saco, mas, e há sempre um "mas", muitas vezes chega-se a fazer acções aparentemente contra-natura, tudo depende dos interesses do momento, o pacto de não agressão germano-soviético é um perfeito exemplo disso.
Hitler, após não ter conseguido uma acordo com as potências ocidentais de não agressão, para mais livremente poder invadir a URSS em busca do "espaço vital" (matérias-primas, principalmente petróleo e território com características agrícolas para poder alimentar o povo alemão), então fez o inverso, fez esse acordo com os soviéticos, decidindo em conjunto invadir a Polónia (estranho, a Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha por esta ter invadido a Polónia, a URSS fez o mesmo e ninguém lhe declarou guerra. E esta hein???), a propósito de agressões por parte daquele país a postos fronteiriços alemães e a mais uns factos que hoje ninguém fala como o da Polónia ter cortado ou dificultado a passagem pelo corredor de Dantzig, que era importante para os alemães devido ao porto de mar dessa cidade alemã e outras diabrites cometidas pelos polacos incitados sabe-se lá por "quem".
Mas Meu caro Amigo, a História normalmente é sempre contada à maneira de quem ganha, eu é que não vou nas "estórias" da História e gosto acima, de tudo de consultar os documentos ou jornais da época. É, apesar de tudo, a forma mais correcta, quanto a mim, de saber mais ou menos a realidade por detrás dos factos, a completa verdade fica sempre no segredo dos Deuses.
Um abraço.

LUSITANO

LUSITANO disse...

..."Anónimo disse...
Interessa saber que muitos capitalistas e grandes capitalistas são uma cambada de traidores do próprio capitalismo e liberdade."...

Não Caro anónimo, os capitalistas não sãotraidores ao capitalismo, o que não tem é escrúpulos de nenhuma espécie, e muitas vezes são traidores sim, mas à sua própria pátria, a maioria desa gente não tem sentimentos patrióticos, nem se interessa sequer com a sua gente, desde que faça dinheiro, não se importa até de desencadear guerras, assim tem sido quase sempre, ambas as guerras mundais no passado século XX foram ddesencadeadas por grandes interesses económicos, é que quem vái para a guerra não são eles nem os seus próprios filhos, são os outros e os filhos dos outros.
Cumprimentos.

LUSITANO

Anónimo disse...

Lidador, tenho de lhe pedir desculpa pelos 2-0 de ontem. Estava claramente a delirar. O Professor é claramente uma bela merda. Devíamos manda lo espiar para a Costa do Marfim e contratar o Toni. O CR é igual a si próprio mas como nem cantou o hino suponho que estava à espera que chegasse a vez da selecção da Madeira. Depois veio o Deco oferecer um espectáculo de sadomadoquismo com aquele magnum preto que andava sempre com ele. O Pedro Mendes estava ali para tentar elevar a media do nosso meio campo acima da da argentina. Fiquei agradavelmente surpreendido com o Eduardo... Os únicos que jogaram futebol foram o Meireles do LA Ink e o San Goku das Caxinas. Mas cheguei a preferir que a nossa selecção fosse a dos miúdos africanos que apareceram para a fotografia.

RioD'oiro disse...

"Interessa saber que muitos capitalistas e grandes capitalistas são uma cambada de traidores do próprio capitalismo e liberdade."

Sim. Só pensam no lucro próprio, não pensam no lucro daqueles em os iluminados acham que eles devem pensar.

Felizmente especialistas em capitalismo alheio não faltam. Paradoxalmente, com tanto esquerdalho especialista em "bom capitalismo", estranha-se que não singrem, naturalmente, na vida empresarial. ... há uma excepção. O Barão Vermelho.

Unknown disse...

"O que não tem é escrúpulos de nenhuma espécie"

Bem, aqui o Lusitano borrou a pintura e não resistiu à busca de demónios caricaturais. Já só lhe falta, tal como Marx fez em "A Questão Judaica", numa excelente antecipação do hoje tão comum "self hating jew", dizer que "o capitalista é o verdadeiro judeu".

Muito precisa esta gente de demónios.
Ó lusitano, um capitalista é você, por exemplo, desde que acumule capital. Ora veja aí no bolso. Tem alguns euros? Pois aí tem, você é um capitalista "sem escrúpulos" que se prepara para gastar esse capital em coisas egoístas, como comer uma bola de Berlim, ou beber uma cerveja, traíndo a sua pátria que tanto precisa desse dinheiro.

" gente não tem sentimentos patrióticos"

O mundo visto assim é tão simples e reconfortante, não é?

" ambas as guerras mundais no passado século XX foram ddesencadeadas por grandes interesses económicos"

Bem, anda a ler os historiadores marxistas, infelizmente.
Os factos provam o contrário. Os grandes banqueiros europeus nada ganharam com as guerras, na verdade tentaram evitá-las, as guerras não são boas para o negócio, os devedores deixam de pagar.
Mas se você gosta de debitar tais inanidades, que se lhe há-de fazer?

" nem os seus próprios filhos, são os outros e os filhos dos outros."

Faltava a tirada de demagogia barata.
Uma desilusão, Lusitano. Você não merece esse nickname.

Anónimo disse...

as guerras não são boas para o negócio,

este gajo diz cada coisa, tanto gente que fez negocio e enriqueceu a custa do volframio, nem vale a pena ligar. As fabricas de armamento,muniçoes o emprego que geram, homens para a guerra mulheres e crianças para o emprego. quase pleno emprego.

Anónimo disse...

Ó Lidador, você é de um sectarismo que dá pena.. As suas vistas são tão curtas que tenho duvidas que chegue ao próprio umbigo. É mesmo um destes cães de guarda da nova ordem mundial, do Quarto Reich Americano. Dó que daqueles rafeiritos, daqueles das sucatas.... Cuidado, Lusitano, ele apanha-te um calcanhar, estas perdido, ficas já com o corpinho todo stars and stripes...

Carmo da Rosa disse...

Lusitano disse: ”são traidores sim, mas à sua própria pátria, a maioria desa gente não tem sentimentos patrióticos,”

E ainda bem que não têm este tipo de sentimentos!

Estariam desgraçados, porque os consumidores também não os têm! Tenho a certeza que a maioria desta malta que anda aqui a mandar bocas (anti-capitalistas) em português não se serve de um computador nacional (o Magalhães), e de preferência conduzem carros ‘alimões’ e vêem a bola numa TV nipónica ou holandesa….

O-Lidador disse: ”as guerras não são boas para o negócio”

Primo, eu sei que por causa do nosso parentesco a minha opinião é suspeita, mas não poderia estar mais de acordo…

Os anónimos do costume para lançar a confusão vêm com as excepções do costume: é claro que há sempre gente que mesmo durante a guerra consegue ganhar dinheiro, é o poder de adaptação e dinamismo capitalista, mas paz, a estabilidade, a segurança e o pagamento a tempo e horas são a alma do negócio. Se não a coisa não funciona.

Se a guerra fosse boa para o negócio, os holandeses e os suíços já nasciam com uma pistola entre as pernas…

Anónimo disse...

Os holandeses não precisariam. Já são piratas por natureza.
Já os suiços, esses tem a sua própria milícia e bunkers anti-nucleares, para o caso do mundo cruzar umas ogivazitas e estragar~lles a paisagem ou danificar-lhes os cofres-fortes.

A minha TV é phillips, mas fabricada na china. Fabricada aí a margem de lucro é maior e as accões do lidador sobem.
A que havia em Portugal fechou. Os malandros portugueses produziam pouco e comiam muito bacalhau. O arroz sempre é mais baratito.
Vá lá não desmintas. Sei que também es portuga e gosta de bacalhau!

Anónimo disse...

estas gajos ou são parolos ou querem fazer dos outros parolos.
as guerras são boas para o negocio durante a guerra, tanto a nivel industrial belico, armamento e respectivos componentes,como negocio paralelo, e mercado negro.
Depois da guerra é uma mina para a reconstrução. Estes parolos nem veem que foi assim que depois da segunda guerra mundial os portugueses arranjavam trabalho na europa, e actualmente que se passa no iraque. não é so petroleo.
Veem estes labregos falar em segurança.

Anónimo disse...

Não tenho duvidas, dada a infantilidade das opiniões dos primos lidador e de lá rosa, que trabalham com Magalhaes, essa bela peça de informática 100 por cento Perafita... Os ar draibes são fabricados no Alentejo, as moderbórds no alto minho e o uaifai bem de trás os montes... Ó de lá rosa, você não é muito dotado, pois não? Pelo menos 4 das suas peças de roupa são feitas da China ou passaram por lá, os equipamento informativos fazem a media subir bastante. A culpa é da China? Tenho duvidas. Parece me que é mais daqueles que como você e o seu primo cantam loas ao liberalismo e ao mercado livre. Que só é livre quando vós enche os bolsos, quando enche os bolsos da Índia e da China já não é livre. É outro mercado... De certeza que os senhores foram dos que em 2005 defenderam com unhas e dentes a liberalização do comércio dos têxteis e viam a possibilidade de uma clausula de salvaguarda do governo português, que nunca apareceu, como uma medida estatizante e perturbadora do livre funcionamento dos mercados. E agora vem falar da China, como de fosse a China culpada de ficarmos sem agricultura. Sem pescas e sem apaelho produtivo para obedecer à maravilhosa religião neoliberal europeia. Vocês são uns hipócritas que ajudam a vender o pais aos retalhos e vem reclamar agora uma identidade nacional, como se isso apaziguasse a vossa mentalidade traidora e capitulacionista.