Teste

teste

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mistérios (intervalo místico no "caso Saramago")


Se a gente deste blog é tão mentalmente indigente, se a sua estupidez é tão obviamente patente, se é tão parola no falseamento e distorção de dados que realiza, se é tão longínqua e improvável a sua conversão à razão e à boa-fé, e se, além disso, tão irrisórios são os seus dislates no imenso éter da blogosfera, tão insignificante o seu peso, tão ignoto o seu lugar,
porque há tanta gente superiormente inteligente, tanta alma próxima da perfeição, tantos espíritos largamente abrangentes do saber, tanto empenhamento sincero e devotado às causas mais nobres,
que desperdiça de tal modo o seu tempo connosco, apesar de reconhecer tudo isto?
Será que pensa que, cuidando de nós, gravará, indelevelmente e para sempre, o seu nome no Grande Livro da Revolução, como mártir a cujo túmulo os Vindouros peregrinarão? Mas não estará, afinal e mau-grado a sua grandeza, ainda presa de uma intolerável preguiça, que a leva a pensar que, fustigando uns pobres e desgraçados medíocres, logrará tal recompensa? Não virá a perder-se pela sua mesma injustificada ambição e pequenez do esforço?
Meditemos, pois,
irmãos.
Nota final
À hora a que escrevo a esta nota, todos os comentários anónimos afinam pelo mesmo diapasão: a de que não há nada de mais divertido e estimulante do que ver a desgraça alheia e que, por isso, se lhes torna irresistível vir aqui. Como alguém que assume como seu divertimento a marreca ou a deficiência mental de alguém
A justificação que dão, em tom de paródia, revela, afinal, o carácter moral desta gente, bem como a sua estupidez. Ninguém moralmente bem-formado daria tal justificação, mesmo que metaforicamente. Nem nenhum perverso com dois dedos de testa.
Cuidado, portugueses, o social-fascismo continua por aí.
Sem olhar a meios.
Sem escrúpulos.
Pisando tudo e todos com a mesma bota arrogante de sempre.

33 comentários:

Anónimo disse...

o estilo literário do texto,
pelos pontapés nas regras da Língua Portuguesa,
faz-me lembrar o Saramago [e o Lobo Antunes] ---»será que ? lhe estou a \... apanhar o jeito?...

;-)

anonymoose disse...

mas é tão simples, caríssimo gonçalo: o mesmo que se vai fazer ao circo. pura diversão. ninguém quer cuidar de vós, mas divertir-se convosco.
medíocres nem todos, sejamos justos, mas os suficientes para fazer deste blog tudo aquilo que o meu caro diz da 1ª à 3ª linha.

está meditado: quanto mais burrecos, mais ordinarecos e este blog não foge à regra.

RioD'oiro disse...

"ninguém quer cuidar de vós, mas divertir-se convosco"

Que novidade. Para qualquer esquerdalho, qualquer pessoa que não pertença à tribo é algo que apenas serve para "divertimento". Se for da tribo concorrente, é lacaio do imperialismo. Se não for, é produto do imperialismo, incapaz de ser outra coisa, e portanto passível de objecto de divertimento. Enfim, racismo puro e duro.

Anónimo disse...

Este blog é melhor que o circo, e torna-se viciante. Uma pessoa não resiste a vir ver a degradação dos blogueiros. De post em post, e a medida que se conhece a escrita e mentalidade da pessoa, cada vez se sente mais vontade de vir ver a degradação seguinte. Não escrevem um texto em que se aprenda ou que fosse digno de ser publicado num jornal de paróquia ou escola, quanto mais num verdadeiro jornal ou revista, revelam total ignorância em muitos aspectos mais que provada por simples anónimos, utilizam como arma de defesa contra a sua arrogância e prepotência o insulto, no entanto uma pessoa diz, não volto aqui, mas depois pensa deixa ver o que aqueles pategos estão a fazer.

Anónimo disse...

Ò anonimos, vá lá tenham compreensão, o gonçalo ja pede pelas alminhas para que vão embora para ele e a sua récua poder escrever à vontade sem ser criticado, tenham dó.

Anónimo disse...

No meu tempo sempre se gozou com os parolos e pobres de espirito.

José Gonsalo disse...

"No meu tempo sempre se gozou com os parolos e pobres de espirito."
Esqueceu-se de acrescentar: entre a gente da sua laia.
Cada tiro, cada melro, como se vê...

anonymoose disse...

«qualquer pessoa que não pertença à tribo é algo que apenas serve para "divertimento".»

não se autojustifique, há blogs de direita inteligentes e nesses não existe este arraial, discute-se. mas estou com o anónimo das 10.37, é viciante espreitar de vez em quando para observar o número seguinte.

caro gonçalo, ainda falta a resposta a uma questão que qualquer ser pensante leva em linha de conta: sendo o saramago-escritor quase consensual, e atravessando esse consenso todos os becos e ruelas da esquerda à direita, não é um tanto surpreendente que aqui não se encontre um único animador ‘cultural’, um que seja, que fuja ao unanimismo e diga “eh pá, o homem não prestava mas escrevia bem”?

espumar alivia muito mais do que dizer qualquer coisa com senso e conhecimento. é atávico ao português medíocre.

Anónimo disse...

Eu creio que a vinda aqui de diversos homens, que curiosamente usam frequentemente o nome de mulheres ou o anonimato - e agora falo como psiquiatra médico - deve-se a isto: evidente síndroma sexual de orientação homófila.
Explicando melhor: o homófilo, em termos populares o panasca, começa por certos tentames de ordem símbólica (o nome feminino) e, como é um masturbador compulsivo, eivado de angustiantes complexos de culpa, cobre-se com o anonimato (é o chamado refoulement).
No meu consulório tenho tido por vezes pacientes, pobres seres sofredores, que vomitam, defecam, choram desabaladamente.
Não usemos de sarcasmo para com eles.
O comentador anonymoose é um outro caso: o nome explica tudo, é claramente um zoófilo cujo sonho-vício secreto é ser enrabado por um alce americano (moose), que para ele, como comunista, deve consistir no cúmulo da perversão.
Creio-o também masoquista.
Se alguém tiver necessidade, o meu consultório é na Av.P. Álvares Cabral, 98, 2º andar (tem placa identificativa).

Filipe Moura Bastos, MD

anonymoose disse...

segui um link para um blog que por aqui é venerado e encontrei um post inteligente. é claro que estes nunca aqui são citados por aqueles que o gonçalo tão bem caracterizou nas três primeiras linhas do post.

http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2010/06/do-reino-das-sombras.html

“Não compreendem a futilidade de tanto ódio?”

não, não compreendem. o ódio alimenta a menoridade parola.


“a marreca ou a deficiência mental de alguém”

por favor, não se mortifique com comparações. é constrangedor.

ao ‘psiquiatra’ de turno no blog: e os outros é que são anónimos!
e já agora, a bola de cristal não é para todos.


“falo como psiquiatra médico”

conhece psiquiatras não médicos?
taditos.

Anónimo disse...

Isso mesmo, gente da minha laia sempre gozou com gente como vocês.
E voce é mesmo o melro, nem se deu conta, pelo visto acertei na mouche.
Ah só mais uma. faltava um psiquatra, ja tem, é medico e tudo.

José Gonsalo disse...

"E voce é mesmo o melro, nem se deu conta, pelo visto acertei na mouche."
??!!
Olhe, não sei quem você é, mas lá que é pateta, disso não tenho dúvidas nenhumas. E deixe-se de exercícios poiróticos que, posso garantir-lhe, é um falhanço completo. Mas, se isso lhe dá gozo, entretenha-se, sempre é melhor do que chatear a família.
Tenha um bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

O sor doctor, é daqueles que entra a matar, eu sou médico, atenção a minha qualificação profissional é sinonimo de autoridade no que eu digo.Pelos vistos tem falta de clientes até faz publicidade.

Anónimo disse...

Esta certo o gonçalo, não vou bater mais no ceguinho.

José Gonsalo disse...

Anonimoose:
Já lhe respondi aqui:

http://fiel-inimigo.blogspot.com/2010/06/dize-tu-direi-eu-proposito-de-um-texto.html

Não leu ou não lhe conveio a resposta?
Se tivesse lido, não perguntaria. Se a resposta não lhe convém, o problema é seu.
Curta o sol, que lhe faz bem. Tira-lhe os ácaros da alma e dos sentidos. Vai ver que a(o) namorada(o) lhe agradece. Ou que o seu casamento ganha novo alento.

anonymoose disse...

siga-se o rasto do “psquiatra médico” que se encontra um dos mais burrecos que aqui peroram. o pé nunca lhe cabe no sapato, foge sempre para a chinela.

não, não vale a pena bater mais em ceguinho nenhum.
taditos.

José Gonsalo disse...

Anónimo:
"Esta certo o gonçalo, não vou bater mais no ceguinho."
Não faça isso! Ainda corre o risco de ser excomungado ou, pelo menos, lá se vai a promoção...!

anonymoose disse...

"Já lhe respondi aqui:"

i beg your pardon...
aquilo era para mim? e que tenho eu a ver com as dúvidas dos outros ou com as respostas de terceiros?
fiz-lhe uma pergunta concreta a si, porque apesar de tudo parece querer nadar um pouco acima da mediocridade burreca do blog.

aprende a nadar, companheiro... trá-lá-lá...

José Gonsalo disse...

Anonimoose:
Tem razão, fui verificar e não foi a si que respondi no post. De qualquer maneira, como tem vindo a acompanhar tudo isto, sabe que se encontra lá a resposta ao que pergunta. Por isso...
Mas ainda não acabei.

Anónimo disse...

Ò Gonçalito, nem com médicos psiquiatras vos safais.

anonymoose disse...

não, não se encontra a resposta para este espírito de rebanho. é que eu, em todos os grupos humanos, pessoais, profissionais, etc., encontro uma salutar diversidade em relação ao saramago e outros. gente de esquerda que detesta o saramago e aprecia o céline, gente de direita que gosta de saramago e odeia ezra pound. aqui, cerram-se fileiras sobre os maiores dislates e ignorâncias.
é difícil encontrar-se um tal congresso de mediocridades, mas pelos vistos existe mesmo. certamente foram escolhidos a dedo, para não fazerem sombra.

Anónimo disse...

È que foram mesmo escolhidos a dedo. Foi uma proposta em tempos do Lidador no blogue dele que reuniu o rebanho, que ja comentavam então nos blogs uns dos outros.

anonymoose disse...

está explicado, primus inter pares.
de outro modo seria difícil pescar estes belos exemplares.

Carmo da Rosa disse...

José Gonsalo disse: "cuidando de nós, gravará, indelevelmente e para sempre, o seu nome no Grande Livro da Revolução, como mártir..."

Esqueceram-se de um importante detalhe: Enquanto se mantiverem anónimos isso não vai ser possível!

Mas eu, como devem imaginar, estou em pleno Ramadão e não tenho tempo nem pachorra para pensar em mais nada...

RioD'oiro disse...

"está explicado, primus inter pares."

Está em transe. Vê alces por todo o lado.

Carmo da Rosa disse...

"[os anónimos têm um] evidente síndroma sexual de orientação homófila."

Senhor doutor Filipe Moura Bastos, estou-lhe imensamente agradecido pelo seu brilhante diagnóstico...

Bem me parecia que isto tem a ver com o sexozinho...

Anónimo disse...

Olha, olha, voces querem ver que o Rosa ainda não percebeu o caso do doutor. o homem é atrasado.

anonymoose disse...

"Senhor doutor Filipe Moura Bastos, estou-lhe imensamente agradecido pelo seu brilhante diagnóstico..."

de brilhante é que ele não tem nada, coitado... as conversas vão sempre parar ao mesmo, a paleta é muito limitada.
talvez outros adjectivos lhe assentem, vá tentando.

Anónimo disse...

Claro que há psiquiatras não médicos. É simples: são os psiquiatras de análise, de ensaio. São os que traçam os mapas psicológicos, de estudo, que por assim dizer estão na retaguarda do terreno.
Estranho não terem conhecimento deste facto. Ou será por simulação?
No entanto, devo dizer que este termo não é muito conhecido em Portugal, devido à estrutura social, em geral psiquiatra é sinónimo de médico.
Noam Chomsky, por exemplo, começou a sua carreira como psiquiatra analista.
É o caso do nosso grande Benvindo de Carvalho, scholar terapy em Newark e um dos iniciadores da grupal syntesis, com Thomas Szas.
Debruçam-se, entre outras áreas, sobre a escrita e o relacionamento com o chamado vocalized projection, no qual se detectam, entre outras, as neuroses obssessivas.
A minha área, na qual me disponho a atender os pacientes que o desejem, sem intuitos pecuniários, é o do tratamento induzido mediante outer iconics, ou seja em termos civis, hipnotismo regressivo.
As minhas saudações.
Filipe de Moura Bastos

Anónimo disse...

Grande doutor e que tal os alces?

Anónimo disse...

Uma nova especialidade médica surgiu ah ah ah, estes blogers estão cada vez melhores.

Anónimo disse...

Grande activista e poltico norte americano

Anónimo disse...

Oh doutorzeco filipe tem cuidado, olha que o rosinha não gosta de mouras.