Teste

teste

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Chavez vai perdendo o pio.

As coisas não estão a correr bem ao Coronel.
Desde que chegou ao poder, a produção petrolífera baixou brutalmente, de 3,2 para 2,4 milhões de barris diários,
Segundo os especialistas, a quebra deve-se essencialmente à nacionalização da indústria petrolífera, colocada nas mãos corruptas e tecnologicamente ineficientes da petrolífera estatal (PDVSA).
Sem inovação, sem novas tecnologias, sem manutenção e com a PDVSA a servir de saco azul da revolução bolivariana, o desfecho era esperado.
Por outro lado o petróleo venezuelano é pesado e tem de ser tratado antes de ser exportado. As instalações que o fazem, estão como estavam antes de Chavez ter chegado ao poder, porque nenhum dinheiro foi investido nessa área. É uma espécie de funil que apenas se pode alargar com investimentos de milhões de dólares e que, mesmo que fossem lançados agora, não estariam prontos em menos de 3 ou 4 anos.
Dólares que começam a escassear. O único cliente de Chavez que paga a preço de mercado, imediatamente e em cash, é o "Império", que compra metade da produção. O resto vai para os companheiros bolivarianos e para as causas do socialismo do séc XXI, a preços 30% abaixo do preço de mercado, pago a prazo e muitas vezes em espécie, através de trocas de bens e serviços.
O ditador tem desbaratado o dinheiro em dádivas bolivarianas e compras de grandes quantidades de armas à Rússia, e estima-se que com o preço do petróleo a menos de 90 USD, o governo não terá liquidez para pagar as contas.

Ali ao lado, o amigo Morales berra como um vitelo desmamado pelo facto de o "Império", a quem andou a lançar farpas demagógicas a torto e a direito, lhe ter cortado acesso às tarifas privilegiadas que permitiam exportar bens para os EUA, o 3º parceiro comercial do país.
O cocalero fez tudo o que podia para cair nas más graças de Washington e agora o cuspocai-lhe em cima da cabeça. Bem, a ele não que está gordo e bem alimentado...os bolivianos é que terão de apertar o cinto.
O amigo Chavez desta vez faz-lhe manguitos e manda-o comer ideais revolucionários para enganar a fome. Quando muito manda-lhe Magalhães para trincar...dizem que são à prova de água, mas com um fio de azeite, talvez marchem.
O que se segue está escrito nas estrelas: o "socialismo do séc XXI" caminha para a mesma vala do socialismo do sec XX e a culpa será, não dos idiotas que estão à frente daqueles países mas, como sempre, do "embargo do Império".
Mas atenção: tinha boas intenções, daquelas que sobrelotam o Inferno, ou Custóias, dá o mesmo.

19 comentários:

Sérgio Pinto disse...

Boa parte desse artigo é curiosamente semelhante a um outro (originalmente do Telegraph) postado no Insurgente. Enfim, tem umas quantas gralhas e erros de tradução, mas não se pode exigir muito de copy/pastes feitos à pressa que esquecem a fonte. Olhe, tome lá a versão 'Insurgente':

The state oil company, PDVSA, produced 3.2 million barrels per day in 1998, the year before Mr Chavez won the presidency. After a decade of rising corruption and inefficiency, daily output has now fallen to 2.4 million barrels, according to OPEC figures. About half of this oil is now delivered at a discount to Mr Chavez’s friends around Latin America. The 18 nations in his “Petrocaribe” club, founded in 2005, pay Venezuela only 30 per cent of the market price within 90 days, with rest in instalments spread over 25 years.

The other half - 1.2 million barrels per day - goes to America, Venezuela’s only genuinely paying customer.(…)

All this means that Venezuela has missed much of the benefit from the oil boom and, now that prices are falling, Mr Chavez faces huge financial problems. Nobody is sure at what point his government would be unable to pay its bills, but most sources consulted believe this would probably happen if oil falls to $80 a barrel. Yesterday, oil was trading at $79.80.

Anónimo disse...

Faltou incluir aí o bolivariano mais imbecil de todos, o Lula da Silva que já doou refinarias, usinas e mantém forte subsídios através do BNDES sem contrapartida alguma, tudo a fundo perdido.

Cuba tem uma estranha habilidade de ver sempre à custa dos outros. Antes era da URSS e agora somos nos arrimos dos cubanos.

A mentira deles é tão grande e tão descarada que sequer assumem a morte daquele que possui o charuto mais idolatrado do mundo. Mas que charutão tchê!

Diogo disse...

Estranha relação esta, entre Chavez e o "Império". Quase parece uma conivência.

De certeza que não foi o Império que lá o pôs?

Anónimo disse...

Estive a ler este blog e decidi que gosto muito! Não há aqui peneiras com pretensas erudições como se vê noutros blogs onde abusam de tal forma de vocábulos tão pouco correntes que tornam a sua leitura um exercício penoso, quando não, amiúdas vezes, apenas compreensíveis para os seus autores. Também quero felicitar por ter a coragem de expor a sua opinião sem medos ou atavios de qualquer espécie.

Anónimo disse...

A imprensa mantém um silêncio criminoso sobre os atropelos que se passam em Venezuela: quando acordarem para uma guerra civil acham que foi tudo obra do império.

Aqui vão mais coisas:
- mais de 100 000 assassinatos em violência de rua desde que Chavez subiu ao poder (aumento de 300% na criminalidade). Há dois dias polícias mataram 6 pessoas (crianças alguns) com tiros na cabeça.
- Diminuição da venda de alimentos a caminho dos 6% depois de uma queda no ano anterior
- Inflação a caminho dos 30%
- Comunicação social não alinhada (por Chavez) alvo de ameaças constantes e declarada objectivo militar por um grupo de arruaceiros Chavistas de nome "La Piedrita"
- Treino militar a crianças com apenas 8anos e treinos de grupos de guerrilha por Cubanos
- Salários rocambolescos para os administradores da PDVSA
- Ingerência nos assuntos externos de outros países nomeadamente Argentina (um caso "Caso Maletin" em julgamento em Miami que envolve empresário tubarão de Chavez)
- Degradação do ensino (só quem não pode tem os filhos na escola pública)
- Ameaça as regiões em que o seu candidato não ganhar nas próximas eleições com o não financiamento.
- Degradação a pique das contas públicas com entrada em deficit já para breve.
- Degradação dos cuidados de saúde e em particular os índices de vacinação que em alguns casos estão a metade.
- Produção de aço em queda mais de 5%
- Corrupção total na polícia, justiça e tudo quanto é público
- Família Chavez, incluindo pai, são agora imensamente ricos.
- Lavagem de dinheiro da droga é agora uma actividade importante
- Mau estar no exército devido à homenagem a Maralunda e ao controlo pelas FARC de algumas aldeias fronteiriças com a Colômbia. As FARC chacinaram militares venezuelanos vai para alguns anos num incidente gratuito e isto não é bem tolerado no meio castrense.
- Presos políticos são mais de 20 já
- Abandono de terrenos agrícolas que estão agora incultos (versão Socialismo do Século XXI das famosas UCPs)

Isto apesar de ter recebido estes 10anos mais dinheiro que o Plano Paulson.

Quando lá estive ia comprar pão aos ranchitos e ia-se sossegado: as pessoas eram simpáticas. Agora ninguém põe o pé fora da porta sem espreitar. Mas, se alguma vez alguma coisa lhes correr mal, será culpa do imperialismo que sabotou estas conquistas todas.
Posso-me enganar mas o futuro é muuuuuuuuito negro. A economia para manter todos os afilhados precisa do petróleo a $100 e, com a independência energética do camarada Obama (impossível), isto seria uma verdadeira hecatombe.

Unknown disse...

Obrigado Milu...quanto à coragem, não é preciso assim tanta. Vivemos (ainda) num país livre.

Caro anónimo, obrigado por carrear alguns factos. Nada como ver as coisas de perto, para conhecer o aspecto da lama.
Quem olha de estratosfera, não vê os pormenores.

Cuide-se...não vá o meu amigo ser incluído na longa lista dos gajos que conspiram para tirar a vida ao Coronel.

Caro Diogo, tem razão. O Chavez foi lá "posto" pela CIA.
De resto a própria CIA foi lá posta pela conspiração judaico-maçónica, que foi lá posta pelos Rosa-Cruzes, que foi lá posta pelos Templários, que foram lá postos pelos Senhores do Mundo de Agharta, que foram lá postos pelos Superiores Desconhecidos, que vieram da Estrela Rigel, num carro de luz, após a destruição de Kripton.
Ainda bem que você nos explica a "Verdade", vista a partir da camisa de forças.

Paulo Porto disse...

A malta encardida, na aversão que tem à verdade e ao mundo tal qual ele é, consegue descobrir que a verdade é... um plágio.

Lidador, vc não pode dizer, e muito menos escrever, que "Desde que chegou ao poder, a produção petrolífera baixou brutalmente, de 3,2 para 2,4 milhões de barris diários". E não pode porque alguém já escreveu isso. Eu até suponho que a coisa é um verdadeiro escândalo de plágios de plágio à escala mundial. E não é só o Telegraph, os jornais venezuelanos escrevem este plágio todos os dias. Malandros.

Agora, há uma coisa que vc podia ter feito que os encardidos não lhe levavam a mal. Por exemplo, o Lidador bem podia ter dado uma de Mao e ter escrito: "Desde que chegou ao poder, a produção petrolífera (baixou) aumentou brutalmente, de (3,2) 2,4 para (2,4) 3,2 milhões de barris diários"
Neste caso vc teria conseguido duas coisas: desde logo não corria o risco do plágio, e depois estava a defender um farol do socialismo chamado Chavez. É obvio que também estaria a mentir e a ser desonesto, mas isso é coisa que não deixa contra si os encardidos desta vida.

Unknown disse...

Eh, eh, caro PP. O SP é um cristão novo de velhos leninismos. Se a msg não agrada, toca a apontar o mensageiro, como pregava o Vladimir Ulianov, ou lá como se chamava o santo.

Falta-lhe é algum talento para a táctica que isto de chutar (bem) a bola não é para todos.
Mas tenta, vá lá, é esforçado.
Burro como as casas, mas cada um é como nasce e devemos ter alguma misericórdia.
Não digo dar a outra face, mas talvez dar-lhe na outra nalga.
Com a biqueira, claro.

Sérgio Pinto disse...

Acho bem que os dois indivíduos que demonstram não perceber patavina de inglês se abracem e consolem mutuamente.

Eventualmente, se tiverem tempo e dinheiro, metam-se num cursozinho intensivo. Não vos tornava mais inteligentes mas sempre vos poderia ajudar a interiorizar que "bad" não quer dizer "bom" e que "30 per cent of the market price" não equivale a "30% abaixo do preço de mercado".

As melhoras a ambos!

Unknown disse...

Caro SP, refugiando-se nos refolhos, outra vez?
Já reparou que você acaba sempre a procurar , de lupa na mão, coliformes fecais, para provar que os outros cagam?

Quanto ao inglês, aqui este seu amigo informa-o solenemente que já trabalhou largos meses em ambientes internacionais, redigiu documentos em inglês, fez briefings em inglês, etc.

Não pretenda parecer mais idiota do que é.

Sérgio Pinto disse...

Caríssimo, escusa de vir com as historietas do costume. Eu não me refugiei em coisa nenhuma, pelo simples motivo que o Chávez nada representa para mim. Passei aqui unicamente para fazer notar a sua apetência para colar textos mal traduzidos.

E não seja patético a tentar puxar de presumíveis galões, sim? Ninguém lhe perguntou seja o que for da sua vida privada e eu asseguro-lhe que não estou minimamente interessado em pormenores.

O facto, indesmentível, é que tanto você como o Paulo Porto, mesmo quando encurralados e expostos pela asneira óbvia preferem a fuga em frente. Táctica velha e inútil, mas isso não é problema meu.

Unknown disse...

"Ninguém lhe perguntou seja o que for da sua vida privada e eu asseguro-lhe que não estou minimamente interessado em pormenores."

Mudou com o vento?
Ainda há pouco se manifestava preocupado com a nossa proficiência na língua de Shakespeare e recomendava mesmo qq coisa sobre um curso de inglês.

Em que ficamos?
Foi subitamente mordido por um coliforme?

Sérgio Pinto disse...

Tenho mesmo que lhe explicar tudo, palavra a palavra?

Os amontoados de palavras que você coloca no blogue são públicos. Percebe a diferença entre o que aparece num espaço acessível a todos e os hipotéticos pormenores do seu percurso pessoal (ou seja, pretensos "briefings" e afins)?

Ora, o passinho seguinte é que, pelas coisas que você aqui vai largando, consegue-se perceber que não tem grande jeito para traduções. A menos, claro, que pretenda convencer toda a gente que surgiu por aí um novo acordo ortográfico segundo o qual "30 per cent of the market price" equivale a "30% abaixo do preço de mercado".
Daí a minha sugestão para que aprofunde os seus conhecimentos linguísticos se não pretender continuar a dar calinadas. A menos que, repito novamente, você ainda não tenha percebido a parvoíce que traduziu (também não seria coisa que me admirasse).

Quanto ao resto, não tenho a menor curiosidade acerca do que você afirma que fez ou deixou de fazer. Da mesma forma que também me passam ao lado os seus diagnósticos (tremendamente criativos, como sempre nos habituou) de "burrice" ou "criptomarxismo", uma vez que não será certamente você a ter a função de me avaliar.

Unknown disse...

"Quanto ao resto, não tenho a menor curiosidade acerca do que você afirma que fez ou deixou de fazer"

E o SP acha que outrem tem algum interesse em saber se você tem ou não curiosiadde no que quer que seja?
Porque insiste em falar tanto de si em dar público testemunho dos seus extases e estados de alma?
Já reparou que no curto texto que escreveu, o seu umbigo está à frente de quase tudo?

Sérgio Pinto disse...

Ao que parece, a ignorância estende-se também ao português. Se não deu conta que quem veio, de forma absolutamente patética, puxar de uns pretensos galões, que giravam em torno de "briefings" e "experiências internacioinais", foi precisamente você, só posso lamentar a sua triste sorte.

Olhe, as melhoras!

Unknown disse...

Bem, ó SP, não sei que lhe diga. Mas deve ter razão..face à luz do seu génio linguístico, o próprio sol é uma estrela mortiça.
Tirando a Edite Estrela e o Professor Bambo, não estou a ver mais ninguém que se lhe possa igualar.
Não há notícias de um caso como o seu em toda a cristandade.
Até as putas ficam de olhos em bico, mesmo as que não são chinesas.
Parabéns.

Sérgio Pinto disse...

Ora essa, lidado, não desanime. Vá treinando! E, sei lá, compre algo dentro do género dos "English for Dummies" e "Língua Portuguesa para Totós". Afinal, o que terá você a perder?

Unknown disse...

"compre algo dentro do género dos "English for Dummies" e "Língua Portuguesa para Totós". Afinal, o que terá você a perder"

Bem...você parece ter perdido bastante!
Recomenda-se que se desfaça desses livros o mais rapidamente possível.
Mas não os tente impingir por muito que lhe desse algum conforto que outros partilhassem a sua infelicidade.

Sérgio Pinto disse...

Caro lidado, quem nem uma tradução de um artigo em inglês se mostra capaz de fazer e depois ainda se embrulha na caixa de comentários não está em grande posição de se pronunciar sobre "infelicidades" alheias. Mas, em abono da verdade, o seu rol de calinadas já é tal que o facto de não pescar grande coisa de inglês ou da sua (presumivelmente) língua materna não será o maior dos males.