Teste

teste

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Berlusconi parecido com Mussolini? Oh lord!

Chegou a altura de fazer as malas e desfazer o disfarce. Um dos anónimos, ladino e implacável, descobriu-nos as botas e os braços estendidos no ar. Imaginava-nos impunes e prontos a enfiar, pela calada da blogosfera, schelling e cruzes gamadas nas goelas escancaradas e incautas dos transeuntes enquanto urdíamos a invasão da polónia. Companheiros, fechemos as portas e toca a bazar para a frente nacional. Mas, oh diabo, Berlusconi?! Como é que se atiram as sebentas à cara de um anónimo virtual?

Antes de tirar o braço do ar e arrumar a tralha nacional-socialista, alguns pontos sobre o assunto, dando por barato que berlusconi está do lado de cá entre conservadores e liberais

O nacionalismo foi bastas vezes doutrina revolucionária.

O nacionalismo nunca morreu de amores por isto: democracia representativa, capitalismo, liberdades individuais, e outras malvadezas do estilo.

O nacionalismo privilegia a comunidade histórica, lamentavelmente a roda do tempo não pára

O nacionalismo digeriu mal o ano de 1789 e pior as luzes

11 comentários:

Anónimo disse...

Ora, fui eu que fiz essa analogia.

E tinham de, assustados com a minha máquina de guerra incisível, começar aos gritos, vêem aí os Nazis! Por amor de Deus... pensei que a maturidade fosse um pouco mais terrena por aqui...

Escusam de fazer as malas e bazar para a frente Nacional. Eu apenas disse que o Berlusconi era parecido com o Mussolini. Vejam uma foto de um e de outro, vejam a forma de discursar, etc.

Acabam por falar do Nacionalismo como se estivessem a falar com um "Nacionalista", ora, essa palavra é tabu mas posso dizer que não tenho quaisquer ligações com o PNR ou associação do género.
No entanto, posso dizer que sou um adepto do Nacionalismo, não daquelas seitas de falhados que se refugiam em artigos Nacionais Socialistas para se sentirem um pouco melhores.

Mas então ó cambada, tendes vós a ombridade de dizer porque é o Nacionalismo tão intragável?
Pois... claro que não, é mau porque o Hitler e o Mussolini e o Salazar e os Judeus... sim, pois. Esclarecido.

"O nacionalismo nunca morreu de amores por isto: democracia representativa, capitalismo, liberdades individuais, e outras malvadezas do estilo."

Que outras malvadezas? Eu, enquanto adepto do Nacionalismo, sou igualmente adepto do Capitalismo moderado, não aquilo que se viu na Rússia de Ieltsin; da democracia pois claro e, quanto ás liberdades individuais, creio que sou a favor, agora, conseguem vocês distinguir liberdade de libertinagem?

"O nacionalismo digeriu mal o ano de 1789 e pior as luzes"
Como assim?

Sinceramente, espero que façam um "post" para limpar, pelo menos aos meus olhos, a credibilidade deste blog respondendo ás minhas questões. É claro que a LIBERDADE INDIVIDUAL permite-vos não o fazer, se assim desejarem e eu não terei nada contra isso.

Quanto á "luta pela democracia", faço minhas as palavras do Inglês John O'Sullivan:
"O nosso dever é promover a democracia internamente e o Estado-Nação no estrangeiro."

David Lourenço Mestre disse...

"E tinham de, assustados com a minha máquina de guerra incisível, começar aos gritos, vêem aí os Nazis!"

Não está aqui ninguém aos gritos, é uma forma de escrita, o estilo, nada mais

"Como assim?"

O nacionalismo foi uma reacção às luzes e à revolução francesa

"Eu, enquanto adepto do Nacionalismo, sou igualmente adepto do Capitalismo moderado, não aquilo que se viu na Rússia de Ieltsin; "

Presumo que seja muito patriota e pouco nacionalista. E o patriotismo tem muito da cidadania do século XIX. O cidadão serve espontaneamente e desinteressadamente o regime civil

"agora, conseguem vocês distinguir liberdade de libertinagem?"

Estou me na tinta para a vida dos outros desde que nao me lixem a vida. Antropologicamente conservador, liberal nos costumes

Depois volto a reincidir criminosamente no assunto

Paulo Porto disse...

Caro Mussolini, vamos com calma.

O nacionalismo é daquelas coisas que percorre o espectro político da esquerda à direita. KIm Il Sung é nacionalista, Hiltler também foi, qualquer presidente americano também é, assim como a rainha de Inglaterra.

Aproveitando o que disse o DLM, em ambientes de liberdade é preferível usar a expressão 'patriotismo' para evitar misturas indesejáveis.

Quanto ao mais, acho que por aqui gostamos todos muito do nosso país.

Seja como for, meu caro, não há que confundir Mussolini com Berlusconi.

Anónimo disse...

"O nacionalismo foi uma reacção às luzes e à revolução francesa "

Ai, sim? Não vejo como.

"Presumo que seja muito patriota e pouco nacionalista."

Talvez, mas eu são inculto o suficiente para não conseguir distinguir os dois. Tanto o Nacionalismo como o Patriotismo se resumem a uma Pátria ou Nação, que
e no fundo, a mesma coisa.

" cidadão serve espontaneamente e desinteressadamente o regime civil "
Então sou mesmo Nacionalista pois acho que o regime civil é irrelevante, o importante é mesmo a Pátria ou a Nação.

Também acho que não se deve servir "desinteressadamente" a Pátria ou a Nação. O Homem deve servi-la pois assim está a servir os seus interesses, uma vez que ele próprio é parte da Nação. Mesmo que os interesses não sejam os seus directamente, bate-se pela sua família, amigos ou a sua comunidade, servindo assim a sua Nação, não por si mas pela sua comunidade (Nação/Pátria).

"Estou me na tinta para a vida dos outros desde que nao me lixem a vida."
Só que se se permite demasiada libertinagem a toda a gente, essa libertinagem acabará por atingir a nossa vida.
Ex: Eu acho que os gays têm o direito a fazer o quiserem nas suas casas, mas não gosto de passar por Lisboa e ver dois Homens de mão dada com a língua na garganta do outro.

Anónimo disse...

O último anónimo fui eu.

Anónimo disse...

Paulo Porto,
"O nacionalismo é daquelas coisas que percorre o espectro político"

Nacionalismo ou Patriotismo tem de ser de direita, conservador, baseado na tradição e até um pouco elitista. O resto são, como dizem os Americanos, wannabees.
Quanto aos Nacionalistas aí apresesntados, apenas concordo com Hitler e a rainha de Inglaterra, tenho reservas quanto ao Norte Coreano (se fosse Nacionalista trataria melhor do seu) e quanto a Presidentes Americanos, são "All Americans", a América não é uma Nação nem uma Pátria, é apenas um país, uma super-potência.

Quanto ao resto, Paulo, não duvido que gostem da Nação, ou que até sejam Nacionalistas/Patriotas passada a repulsa inicial que estas palavras provocam em grande parte da sociedade Europeia, apenas acho que Nação não se resume a país, é cultura, é povo, etc. Pátria é mais referente apenas ao solo.
Quanto ao PCismo de trocar Nacionalismo por Patriotismo para evitar misturas... não estava consciente de tal "fenómeno"; á falta de melhores palavras.

E eu não disse que um era o outro, disse apenas que eram parecidos. Os dois Milaneses e tudo, que parecem gostar de se sentar em Roma... não resisti.
E olhe que duvido que um não admire o outro.

osátiro disse...

Por acaso, o inimitável José MIguel Júdice tb disse q o Marinho Pinto era um Mussolini, um Chávez...
Isto aceita-se; mas o Berlusconi, bem, estão fartos de lhe bater porque ele não foge às convicções, tipo Rowan Williams

Anónimo disse...

E o Marinho Pinto foge às convicções?

Branco - Berlusconi
Preto - Marinho Pinto

osátiro disse...

ML continua a ter dificuldade em perceber.
O Marinho até agora foi só paleio, não apresentou queixa nenhuma, conversa para entreter os basbaques.
A PGR é perto do Rato, que ele tanto defende da "Cabala",é só entrar e denunciar.Interessa-lhe mais aconversa de taberna...
E prefiro acreditar na CAtalina quando disse que teve de segurar os miúdos que queriam ir esfaquear o Pedroso quando este foi "libertado"!

Anónimo disse...

Tem medo de quê, sátiro? Das denúncias do Marinho? Ora, um sátiro tão impoluto devia gostar que este ambiente doentio em que se vive fosse sanado.

E que tem a Catalina Pestana a ver com o que o Marinho disse? Não podem ter os dois razão?
Uma denúncia não elimina a outra, completa-a.

Espero que não queira governar também os tribunais.

Carmo da Rosa disse...

Mussolini:
apenas acho que Nação não se resume a país, é cultura, é povo, etc.


é másculo, é homem, é superior, é forte, é bom…

Ó Mussolini não leve a mal, mas a sua frase lembra-me de repente o vídeo do Carlinhos, o machista gay…

Aqui tem o link para se rir um bocadinho, se ainda não conhece:
http://www.youtube.com/watch?v=1II-IzM_Yro