Teste

teste

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Kosovo - Uma Aberração Euro-Americana

Hoje, o desencontro, a falta de sintonia, de concertação e de entendimento entre os EUA e a Europa criaram uma aberração: um Kosovo independente.

A NATO não serviu para nada, a UE idem.


(revisto 08 02 19)

O Kosovo é o segundo Estado inconsistente criado nos Balkans pós Jugoslávia. O primeiro foi a Bósnia, país tríplice e colado a cuspo em que a autoridade do Governo central sobre todo o território está dependente da presença das tropas da ONU. Agora o Kosovo que na prática passou a ser uma pequena Sérvia às avessas com a inversão da proporção étnica que o compõe.

A integração do Kosovo na Albânia e não na Sérvia/Jugoslávia não é uma surpresa. Desde a expulsão dos otomanos da região que o assunto é equacionado nos frequentes arranjos de fronteiras nos Balkans. Foi até uma das intenções do Partido Comunista Jugoslavo antes da IIGM.

O que é surpreendente é que no início deste século se crie instantaneamente na Europa um novo Estado sem medir o alcance e as consequências do facto. O Kosovo vai ter a sua independência reconhecida pelos EUA e, com o tempo, por todos os países eurupeus. O caricato é que numa altura em que são mais do que nunca visíveis as consequências da islamização da Europa, está a ser dada indepêndencia ao território mais islamizado do continente.

Continua a imaginar-se que a besta não morde porque se lhe faz festas.

Nada foi preparado, previsto, pensado, condicionado pela NATO:
-Haveria que ter acertado a integração do Kosovo na Albânia país em que o islamismo, por razões históricas, tem uma importância menor por comparação com o que se passa no Kosovo;
-Poderiam ter ocorrido negociações com a Sérvia para acertar a divisão possível do Kosovo. Caso falhassem, como provavelmente falhariam, deveria a NATO ter preservando os territórios da minoria sérvia da separação. Mas nada. Os países da NATO, e sobretudo os EUA, fizeram de conta que Milosevic ainda governa em Belgrado e não se quis ouvir nem falar com ninguém.

Os EUA perderam a oportunidade de simultaneamene corresponder à vontade maioritária da população do Kosovo e ainda assim obter algum reconhecimento dos sérvios por pelo menos terem defendido os interesses da população sérvia do Kosovo. A Sérvia, que já se abraçava à semi-ditadura russa, agora é definitivamente empurrada para o colo de Putin.

Uma vez mais, os arranjos nos Balkans são artificiais e deixam feridas em aberto. Não se aprendeu nada com o passado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Paulo Porto:
os EUA e a Europa criaram uma aberração: um Kosovo independente.

Tenho muita pena mas um Kosovo independente é uma coisa tão inevitável como o fim do Apartheid na África do Sul e, no caso português, como o fim da guerra colonial com a devolução dos territórios aos africanos. A mesmíssima coisa em Goa, Damão e Diu, na Índia…
Pura e simplesmente não estou a ver outra saída. Duvido que haja!

Jeremias disse...

De facto o Kosovo independente é uma aberração sem sentido... E por esse mapa é também uma aberração fazer parte da Sérvia... Mas parece que ninguem o quer anexar à Albânia... Enfim...

Paulo Porto disse...

Caros blog-comparsas

No passado domingo só tive acesso à net à noite. Por vezes isto acontece-me ao fim de semana. Nâo tendo nós escrito nada sobre a separação do Kosovo, decidi remediar a coisa. Só pude ter net novamente ontem à noite. Fica agora uma reedição do post.