Teste

teste

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Obama / Clinton / McCain

Foi aqui levantado no blog a interessante questão da experiência dos três candidatos com possibilidade de alcançar a presidência dos EUA.

É suposto que a comparação desfavoreça Obama. Ele é realmente o mais novo, o que tem um percurso menor no Senado/Câmara dos Representantes. É também oportuno dar uma pequena nota sobre o carácter dos candidatos. Vejamos então como estão coisas.


John McCain

Tem 71 anos. Foi a votos pela primeira vez aos 46.

Militar de carreira, foi prisioneiro de guerra no Vietname mais de cinco anos.
Foi eleito pela primeira vez para um cargo político em 1982 como representante. É eleito senador em 1986.

É considerado um imprevisível. Nunca nenhum presidente o escolheu para participar no Governo, não tem experiência executiva.


Hillary Clinton

Tem 60 anos, foi a votos pela primeira vez aos 53.

Foi ‘primeira dama’ do Arkansas em 1979. A partir daqui a sua vida profissional e política passa a ser feita à sombra do poder político do marido.
Só foi a votos pela em primeira vez em 2000 sendo eleita senadora.
Nunca exerceu funções executivas no Governo. Nesse domínio, a sua atividade política foi sempre a que resultou da promoção de iniciativas sociais por ser mulher de Bill Clinton.
Esteve politicamente envolvida na perseguição que Clinton moveu aos procuradores do Arkansas que investigavam os indícios de corrupção na sua governação do Estado. A mesma parceria com o marido no escândalo de Whitewater. Hillary e Bill Clinton não escapam à suspeita de terem recebido somas avultadas pela transferência de informações tecnológicas nucleares para a China.

Os Clinton são provavelmente os parceiros políticos de idoneidade mais duvidosa da América.


Barack Obama

Tem 46 anos, foi a votos pela primeira vez aos 43, mais cedo que qualquer dos outros dois.

Foi eleito pela primeira vez em 2004 como senador.
Exerceu cargos públicos no Illinois desde 1997 até 2004.


É a partir daqui que devemos tirar conclusões sobre experiências governativas. Em boa verdade só Hillary Clinton pode dizer que tem ‘experiência governativa’ pela influência que exerceu na presidência do marido. Mas essa não é certamente uma experiência de que ela se possa gabar muito.

Sem comentários: