Teste

teste

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sobre a fantasia dos carros desportivos ecológicos.

«Dizer que o Tesla é um carro "zero emissions" é a mesma coisa que dizer que a Central Termoeléctrica de Sines é uma "zero emissions facility", e não muito diferente da peta que preguei ao gajo do robe; um banco ou uma gasolineira que utilizassem do mesmo volume de mentira para se promover era logo sodomizada pelos média ou por um desgravatado parlamentar qualquer, mas como estamos perante um carro eléctrico, o salto imaginativo parece ser demasiado largo para que alguém tente convencer o inocente que estamos perante uma aberração económica, e não mais que uma experiência falhada (o que não quer dizer que não tenha méritos, nomeadamente de exploração tecnológica possivelmente útil para o futuro, mas neste momento estúpida do ponto de vista da racionalidade económica e ambiental).»

via A Causa Foi Modificada

2 comentários:

LGF Lizard disse...

Era um carro que não me importava nada de ter. Acabava-se logo a dependência da GALP.
Ora, para ter este carro, convinha ter garagem (e uma vivenda, já agora). Com uns painéis solares, acabava-se a dependência da EDP.
Já não precisaria de gás canalizado... acabava-se a dependência da GALP.
Tendo um furo de captação de água, acabava-se a dependência da EPAL ou companhia municipal de águas.
O que significa que seria menos um a sustentar a chulice que grassa nessas empresas.
Agora, só precisava de ter 100 mil euros para o carro+250 mil euros para a vivenda+uns 25 mil euros para o sistema de painéis solares+5 mil euros para o furo.
Alguma alma caridosa me pode dar os números do euromilhões que vai sair esta semana?

LGF Lizard disse...

E sim, o Tesla é muito menos poluente do que qualquer outro carro. O que não significa que, para o construir, não tivessem de poluir e de consumir. Aí é como outro carro qualquer.