Teste

teste

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Eleições Israelitas II

Rabino Mazor Bayana, 12º na lista do partido Shas para o Knesset

A afluência às urnas em Israel tem sido boa, segundo afirmam dois dos mais importantes jornais Israelitas, o Jerusalem Post e o Haaretz. Estima-se que a afluência às urnas chegue aos 70%, número que supera os 63% das últimas eleições (este 63% foi o valor mais baixo de sempre em Israel. Ai se fosse assim em Portugal...)

Este número merece uma série de considerações:

1 - Os indecisos, com medo que o partido caia totalmente para a Direita foram votar. E, ao votar, votaram maioritariamente em Livni, o denominado voto necessário;

2 - Israel Beiteinu. Será esta subida na participação motivada por Avigdor Lieberman? Hoje de manhã já foi documentada a existência de algumas ilegalidades, nomeadamente a campanha de fíeis a Lieberman junto das mesas de voto;

3 - O Meretz e o Labour têm pedido aos Árabes Israelitas que votem. Porém, a Operação Israelita na Faixa de Gaza merece, para alguns, o boicote a esta eleição. Isto prejudica os partidos mais à esquerda, como é óbvio.

4 - Pelo menos o Shas e o UTJ, partidos conservadores, estão preocupados com esta subida. A maior participação de votantes não-ortodoxos nestas eleições deixa-os em desvantagem.

Atenção que as primeiras previsões começam a sair por volta das 20 horas, hora Portuguesa. Desconheço se alguma cadeia internacional, como a CNN ou a Al-Jazeera, vai fazer algum tipo de emissão de cobertura às eleições. Se algum dos leitores tiver conhecimento de alguma cobertura, na televisão ou através da Internet, ficaria grato se me fornecesse tal informação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pode acompanhar na BBC:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/7880487.stm

Anónimo disse...

O Haaretz tambem ja tem 1 link:

http://haaretz.com/hasen/spages/1063105.html

Anónimo disse...

Uma pergunta a estes rapazinhos:

Os partidos da "extrma-direita" israelita são partidos irmãos dos congéneres da Austria, Alemaha, França e Rússia?