Teste

teste

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O que faz uma diferença de 30 anos!

(De 1979 para 2009)

Situação: O Pedro prepara-se para ir dar um passeio no bosque, depois das aulas. Ao entrar no liceu mostra ao João uma faca com a qual pretende cortar uns pés de uma planta que tenciona plantar no seu jardim:

1978: O director do liceu vê a faca, aproxima-se e pede a Pedro que lha mostre para a examinar; Depois o director, que como hobby entalha brinquedos de madeira, mostra a Pedro a sua própria faca, um modelo mais antigo que Pedro aprecia.

2009: O liceu é imediatamente encerrado, chamam a polícia, o Pedro é preso e enviado para um reformatório juvenil. A RTP e a SIC abrem sensacionalmente os seus telejornais do liceu, depois complementam os telejornais com entrevistas, análises e comentários de psicólogos do reformatório juvenil e fecham da casa do Pedro com os pais lavados em lágrimas.
________________________________________________________

Situação: O Carlos e o António trocam uns sopapos no fim das aulas:

1979: Os colegas dividem-se a incentivar um e outro. O Carlos ganha o combate. Depois, pazes feitas, ambos vão de mão dada jogar uma partida de futebol.

2009: O liceu é imediatamente encerrado. A TVI passa um programa contra a violência nas escolas durante um mês completo. O Diário de Notícias dá destaque de primeira página ao tema, e até a americana CNN despacha Christiana Amanpour para abrir uma reportagem especial do liceu português, apesar de ter de a retirar da missão na Faixa de Gaza.
_______________________________________________________

Situação: O Jeremias causa distúrbios na aula, interrompe o professor, e incomoda os outros alunos:

1979: O Jeremias é chamado ao director que lhe dá um valente sermão. O Jeremias regressa à aula, senta-se em silêncio e não volta a causar problemas.

2009: Dão ao Jeremias uma dose de cavalo de calmantes. O Jeremias passa a andar como uma alma penada, desorientado e sem se lembrar das coisas. O liceu recebe um enorme subsídio do ministério da educação para tratamento médico de alunos problemáticos.
____________________________________________________________

Situação: O Paulo parte o vidro do carro do vizinho. O pai do Pedro dá-lhe a habitual sova:

1979: O Paulo passa a ser mais cuidadoso. Cresce normalmente, vai para o Técnico, forma-se com 20 valores e torna-se o exemplar director-geral em Portugal de uma grande multinacional.

2009: O pai do Paulo é preso por abusar do seu filho menor. Sem o apoio da figura paterna em casa, o Paulo junta-se a um grupo de malfeitores de rua. A irmã do Paulo é convencida pelo psicanalista a denunciar o pai por incesto e o pai recebe uma sentença de prisão perpétua. A SIC contrata a irmão de Paulo para apresentar um programa de abuso sexual durante um ano inteiro, depois renova-lhe o contrato por mais 5 anos por por €100.000.000.
________________________________________________________

Situação: O Joãozinho, de 5 anos de idade, sofre uma queda a jogar futebol no Jardim de Infância e fere um joelho. A Dona Isabel, sua professora, dá-se com o Joãozinho no chão cheio de lágrimas. Senta-se ao seu lado e dá-lhe um abraço reconfortante:

1979: Em pouco tempo o Joãozinho sente-se muito melhor e regressa ao jogo com os seus coleguinhas.

2008: A Dona Isabel é acusada de perverter menores, é despedida e processada. É condenada a 3 anos de prisão sem fiança. O Joãozinho recebe terapia durante 5 anos. Os pais do Joãozinho processam o Jardim de Infância por negligência e a Dona Isabel por ter-lhes causado um trauma emocional, ganhando as duas causas. A Dona Isabel acaba o período de prisão e mandada em liberdade, mas desempregada e cheia de dívidas suicida-se saltando do 20.º andar do apartamento dos pais. O seu corpo aterra num carro, mas na queda primeiro parte o telhado de vidro do alpendre doutro inquilino. O dono do carro danificado e o outro inquilino do telhado partido processam os pais da Dona Isabel e recebem uma enorme indemnização. Poucos meses depois, Hollywood produz um filme com a história da vida da Dona Isabel.

________________________________________________________

Situação: Um rapaz branco e um rapaz preto trocam uns socos, por que o rapaz branco chamou o rapaz preto de “chocolate”:

1979: Depois da troca de socos, ambos se levantaram e foram para casa. No dia seguinte ambos foram para a mesma escola e tornaram-se amigo para a vida.

2009: A SIC manda Jorge Gomes investigar o caso e fazer uma reportagem. A Judite de Sousa da RTP passa uma semana inteira a preparar material para uma Grande Entrevista em 3 sessões. Finalmente, Sócrates tira partido político e eleitoral do caso, quando o seu governo oferece um apartamento no Parque das Nações.
_____________________________________________________________________

Situação: Tens de fazer uma viagem de avião:

1978: Viajas num avião de TAP, dão-te de comer, convidam-te a beber seja o que for, tudo servido por hospedeiras de bordo espectaculares, num assento onde cabem dois como tu.

2008: Entras no avião a apertar o cinto nas calças e com os sapatos trocados, que te obrigaram a tirar no controlo de segurança. Enfiam-te num assento onde tens de respirar fundo para entrar e espetas o cotovelo na boca do passageiro ao lado; e se tiveres sede o assistente de cabina, amaricado, apresenta-te um menu de bebidas com os preços inflacionados 150%. E não protestes muito, senão, quando aterrares, enfiam-te o dedo mais gordo do mundo pelo cu acima para ver se trazes drogas.
________________________________________________________________________

Situação: Fazias uma asneira na sala de aula:

1979: O professor espetava-te duas valentes lostras, bem merecidas. Ao chegar a casa o teu pai dava-te mais duas porque 'alguma deves ter feito…!'

2009: Fazes uma asneira. O professor pede-te desculpa. O teu pai pede-te desculpa e compra-te uma PlayStation 3.
_____________________________________________________________________

Situação: Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno:

1978: Tudo na mesma.

2008: As pessoas sofrem de insónia, depressão e caganeira.
__________________________________________________________________Situação: Situação: O fim das férias

1978: Depois de passar 15 dias com a família atrelada numa caravana puxada por um Fiat 600 pela costa de Portugal, terminam as férias. No dia seguinte vai-se trabalhar.

2008: Depois de voltar de Cancún de uma viagem com tudo pago, terminam as férias. As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão, seborreia e caganeira.

________________________________________________________________
tribunus

27 comentários:

R disse...

mas que grande atrasado este tipo. além de escrever tristezas, assina.


retirem este post sff. dá dó...

RioDoiro disse...

Bem vindo, caro Tribunos. Chapelada.

A propósito de canivetes, http://fiel-inimigo.blogspot.com/2008/03/o-canivete.html

Mancha negra, que tal mais um fardo de palha? Sabe que o record pertence-lhe?

Já conseguiu perceber o que é um gang?

Entretanto, Mancha, irrite-se também com esta que lhe fará bem.
http://fiel-inimigo.blogspot.com/2008/01/escola-racista.html

.

Carmo da Rosa disse...

@ mancha negra: "além de escrever tristezas, assina."

Realmente o Tribunus escreveu tristezas, mas escreveu-as bem, e não é por isso, por serem tristezas, que deixa de ter alguma verdade...

Caro Mancha não seja tão radical pá, é o primeiro post do Tribunus que diabo!

Eu retiraria só a cor, o tipo de letra em ‘bolt’ (que horror) e os tracinhos! O resto, o principal, o texto, deixava estar que está muito bem...

Anónimo disse...

O tipo que se assina Mancha Negra não existe. É um nickname do sr. Santos da Silva, aquele colega do ingenheiral que ele aproveita para trabalhos de menor porte.
Esqueçam, estava a brincar: o Mancha é um ornitorrinco fugido da clínica Gomes de Sá.
E se todos os prédios têm uma puta e um bêbado, porque não há-de haver aqui um Mancha? Que é pela sua parte um tipo bestial.
Tão SiLva Tavares que ele anda...!

Urbano Trindade Rodrigo

Anónimo disse...

O comentagiador Mancha ficou chateado com o Tribunus porque ele disse aquela coisa de o ajudante de bordo ser amaricado.
Ó manchette!

Pipi

Anónimo disse...

Chamo-me Mário Vilaça. Andei com o Mancha na Politécnica.
O Mancha é preto e por isso se chateia com tudo, tem complexo.
Eu também sou preto mas cago nisso, claro. Bem me importa.

R disse...

Incrível, tenho mesmo um fã.

Range-o-dente, tente lá descortinar quem é este marmanjo.

Parece-me crónico.

Caramba, GANG´S outra vez? range-o-dente continua sem me dizer um nome conhecido de um gang. Só lhe peço isso. Dê-me um nome de um gang que proclame ou vaglorie siglas, identidade.

R disse...

E porque não estão a acompanhar aqui as eleições Israelitas?


Li hoje sobre um comuna que ganha votos em Israel. Inacreditável.

Luís Oliveira disse...

"Só lhe peço isso. Dê-me um nome de um gang"

Os irmãos metralha, conhece!?

R disse...

Luis Oliveira, os irmãos metralha creio (só creio...) que não sejam uma realidade.

Como sempre confunde o seu estado letárgico com a realidade.

Tente superar esse estado. Desligue o computador, desflore uma menina. Não leia tanta banda desenhada nem leia tanta filosofia de bolso. Isso só engana a mente.



Algum nome de um gang EM PORTUGAL....

Luís Oliveira disse...

"os irmãos metralha creio (só creio...) que não sejam uma realidade."

Ah.

Bolas.

Cumprimentos ao bafo de onça.

Anónimo disse...

Sou fã assumida do mancha.
O mancha é lol mas usa cuecas de malha.
Aqui entre nós chamamos-lhe o mancha dos gangs.
Nas sextas-feiras deixam-no sair.
As outras enfermeiras do outro sector têm medo dele, apesar de lhes dizermos que é inofensivo.
Quando as vê começa aos pulinhos arreganhando as dentuça, elas assustam-se. De manhã o mancha só usa papel higiénico para tirar o suor da testa.
Às vezes o mancha nem cuecas de malha usa.

Maria Celeste

Anónimo disse...

Ó porra, arranjem lá um gang ó homem.
O pobre diabo sempre a pedir um gang, um gang e vocéis nada.
Ó menos um ou dois capangas.
O home a querer boitar-se, sem conseguir,e não lhe dão um gang? Ó menos par'ele chegar ó fim da espinafrada.

Rolim Rolão

Anónimo disse...

Tome gang mancha. Pega aí, cara.
Assim já mancha cueca, mancha? Já conseguiu?
Êta minino bonzinho, que deu na chuvada.

Suely

tribunus disse...

Calma, gente, que o Mancha negra é manso! E um manso sereno...

Aliás, a julgar pelo que nos diz o Pipi - que parece conhecê-lo muito bem por dentro -, deve estar a delirar com jet leg...

José Gonsalo disse...

Bela entrada!
Bem-vindo!

tribunus disse...

Agradeço a todos as boas-vindas, sem excluir o Mancha negra.

Há um Mancha negra em todos os blogs, tal como na Idade Média havia o bobo da corte. Só o facto de ter sobrevivido, é admirável. Continua a ter a sua função!

Falando do bobo – perdão, do Mancha – não acha o Range-o-Dente que reformulando a pergunta que fez ao Mancha ele chega lá? Ora vamos a isso: Ó Manga já sabe o que é gang rape?

Anotei o reparo no último parágrafo do Carmo Rosa. Quem sou eu para destoar! Não volta a acontecer.

Carmo da Rosa disse...

@ tribunus: "Quem sou eu para destoar! Não volta a acontecer."

E quem sou eu para fazer com que não se destoe! Destoe à vontade.
Era apenas uma opinião, a minha opinião...

EJSantos disse...

Olá Tribunus.
Sou um leitor habitual do Fiel Inimigo.
Grande entrada. Parabéns! E bem vindo.

EJSantos disse...

Já agora, gosta de História de Roma?

Flávio M. Carneiro da Silva disse...

MUITO BOM! Tenho dito!

Anónimo disse...

Tornei-me um fã deste blog à pala deste artigo.

Anónimo disse...

tribunus, que verruga que você é. este blogue já era um poio, mas agora virou poia.

RioDoiro disse...

Mancha Negra:

"Caramba, GANG´S outra vez? range-o-dente continua sem me dizer um nome conhecido de um gang. Só lhe peço isso. Dê-me um nome de um gang que proclame ou vaglorie siglas, identidade. "

Mancha, você parece os idiotas do governo.

Os Gangs não se identificam, logo não há assaltos.

.

RioDoiro disse...

Tribunus,

"Há um Mancha negra em todos os blogs,"

Nós temos vários. Este mancha é uma mas mais notadas nódoas. Aterrou há pouco tempo.

O caro Tribunus já tropeçou na Zázá?

.

Anónimo disse...

Range-o-Dente pergunta: "O caro Tribunus já tropeçou na Zázá?"

Não, ainda não. Mas, convenhamos, as "nódoas" que aparecem nos blogs denunciam-se pelos nicks que escolhem. "Mancha negra", "Zázá", "Diabo Vermelho", "radical", etc., não aparecem por acaso... São aferidores de carácter! Ou da ausência dele...

Não me incomodam. Não raro, até fornecem bom material para réplica humoral. É o lado folclórico virtual.

tribunus

Anónimo disse...

ejsantos disse...
Já agora, gosta de História de Roma?

Depende do acompanhamento...

tribunus