Teste

teste

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Socratinice Económica

O Governo informa que “[o]s bancos que decidirem recorrer aos quatro mil milhões do Estado para reforçarem o capital terão que privilegiar investimentos em PME e nas famílias, de acordo com a proposta de lei entregue ao Parlamento esta segunda-feira”.

Dito de outro modo, o Estado vai obrigar os Bancos a aumentar as operações de risco mais elevado e a reforçar o crédito ao consumo.

Acontece que a crise financeira que hoje temos na Europa é fundamentalmente decorrente de muito e mau crédito interno. Tal como nos EUA, o crédito descolou da economia real e durante alguns anos contribuiu para gerar rendimento dando uma sensação de riqueza e bem estar que não teve (e continua a não ter) correspondência na esfera real da economia.

Este flip chavista do Governo só pode resultar precisamente no agravamento do fator que conduziu à crise financeira - o crédito mal parado – que, como tem sido divulgado, continua a crescer.

Mas há ainda uma estranha semelhança com algo conhecido; Sócrates e as distintas nódoas que o rodeiam vão impor à nossa mal parada economia a mesmíssima receita que deu origem a bolha imobiliária nos EUA, isto é, obrigar entidades financeiras a financiar operações de risco elevado.

Estamos na presença de uma dose elefantina de intervencionismo anti-económico. É o Chavez da Europa no seu melhor. Nem no período pré Theatcher se viram alarvidades deste tipo.

É claro que fica sempre a possibilidade de o texto da proposta de Lei ser apenas palha, conversa politicamente correta para dourar a pílula. A verdade é que uma e outra possibilidades estão em conformidade com o perfil político deste Governo.

É tudo muito estúpido.

4 comentários:

RioDoiro disse...

Há ainda a possibilidade do governo estar a tentar suster (para depois das eleições?) o rebentamento da bolha imobiliária resultante do inflaccionamento do preço das casas em função do juro baixo dos anos 80/90.

Se for assim estão a lançar as bases para o rebentamento de um furúnculo em vez de uma bolha.

.

Anónimo disse...

"em função do juro baixo dos anos 80/"

Qual era a taxa de juro dos anos 80?

RioDoiro disse...

Stran:

"Qual era a taxa de juro dos anos 80? "

Não lhe dá o mesmo trabalho procurar que perguntar?

.

Anónimo disse...

"Não lhe dá o mesmo trabalho procurar que perguntar?"

Visto que você sabe, dá-me menos trabalho procurar.