Teste

teste

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Misticismos

aqui havia dado conta das visões místicas de Amadinejad, não porque pessoalmente acredite nelas (não acredito, sou um miserável céptico) mas porque ele acredita e está à frente de uma nação revolucionária que projecta o seu poder segundo uma lógica milenarista que se sustenta na crença.
A eleição de Obama, é gasolina para o misticismo iraniano.
Em Outubro, um site conotado com o governo iraniano publicou um hadith que consta de uma obra seminal do moderno shiismo, da autoria do Mullah Majlisi, do séc XVII.
Segundo o tal hadith, o Iman Ali , primo do Profeta, terá profetizado que no Fim dos Tempos, e justamente antes da vinda do 3º Iman, "um homem alto e negro assumirá o poder no Oeste. Comandando o exército mais poderoso da Terra, será portador de um sinal claro do 3º Iman", cujo nome era Hussein Ali, by the way.
O hadith conclui que os "shiitas não devem duvidar de que ele está connosco"

Curiosamente várias fontes referem que Barack Hussein significa em árabe e farsi, o "abençoado de Husssein". E Obama, no alfabeto farsi pode ser traduzido como "ele está connosco".
Esta história foi publicada num artigo de Amir Taheri , na Revista Forbes de 26 de Outubro.

Pode-se imaginar a loucura que vai naquelas cabeças, lá por Teerão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um detalhe que talvez tenha piada: na vigencia do Terceiro Reich, o tal de mil anos que só durou 12,surgiram diversas obras, em geral estimuladas pelo dr. Goebbels ou por um mais marado ainda,o Darré, que encenavam o fuehrer como enviado dos Grandes Antigos, como especial da Raça, o diabo a sete.
Claro que foi tudo de pantanas, nem as armas miraculosas e secretas lhe safaram o canastro.
Com o Aminadejhad e pandilha vai ser o mesmo.
Os tipos da ICAR também são peritos em arranjar hagiografias a contento. Os da Opus então nem se fala.
Místicos de...pacotilha.Tratar-se-á deles com o saudável remédio do realismo bem real.

Anónimo disse...

Comentarista anterior que não assinou por lapso: Padre Zamboana.