O estado nacionalizou o BPN, a Caixa Geral de Depósitos vai digerir o buraco.
Chamei aqui a atenção, que na Europa, o buraco parecia ter suplantado em muito o americano. O mais provável é que os americanos tenham conseguido vender aos (novamente) pacóvios dos europeus os créditos mal-cheirosos.
Esperemos que não se venha a descobrir que o estado e a banca tenham estado, desde que a bolha rebentou, a negociar a transferência do gás mostarda para o BPN para poderem resolver a bronca de uma só penada e sem que se tornasse demasiado notório que havia candonga generalizada.
... pode ser que me engane.
.
It is quite gratifying to feel guilty if you haven't done anything wrong: how noble! (Hannah Arendt).
Teste
teste
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Um dos pilares do liberalismo e do mercado livre, é a constatação, colhida da prática, de que a concorrência, a livre formação dos preços, ...
-
Crise. Recessão. Depressão. Agora é que vai ser: os EUA vão entrar pelo cano e nós atrás deles. Talvez para a próxima. Para já, e pelo trigé...
4 comentários:
Boa questão, caro RoD. Vamos esperar para ver.
Já agora, mais duas ou três sobre o mesmo tema:
-Não foi o PM que disse que a banca nacional estava de boa saúde e que o aval aos Bancos era apenas uma formalidade para dar confiança aos próprios Bancos e aos outros agentes económicos?
-Porque é que Vitor Constâncio é outra vez o último a saber? É uma questão de distração, de incompetência, ou estilo de vida?(Uma das principais competências do BP é precisamente aferir os rácios dos Bancos)
-É verdade que o BPN gere importantes fundos da Segurança Social e que se pretende agora escamotear algum rombo mais volumoso?
PP:
"É uma questão de distração, de incompetência, ou estilo de vida?"
Estilo de vida. E as instituições controleiras servem, em boa medida, para proporcionar excelentes estilos de vida.
.
Ao Lidador
Você quando quer diz umas coisas com sentido.
Compro.
Companheiro em minha opinião a tempestade está longe de amainar, os bancos europeus estão mais alavancados do que os americanos, ainda estamos longe do olho do furacão, mas ele vai chegar, vamos dar-lhe tempo e esperar, pode ser que entretanto se transforme em tempestade... cenário pouco provavel.
Ah, lembra-se de lhe ter falado da criação de um banco central mundial?
O senhor achou a idéia um disparate, mas...
Existe uma proposta curiosa dos europeus.
Bem, a proposta tem a ver com a criação de um ORGANISMO DE SUPERVISÃO BANCÁRIA INTERNACIONAL leia-se banco central mundial, que teria como objectivo a criação de uma moeda que serviria apenas para transacções comerciais entre estados, não lhe sei dar muitos detalhes porque apanhei a noticia no bloomberg já a meio.
A minha duvida não tem a ver com o facto de haver ou não um BCM,tenho a certeza de que ele será uma realidade, a minha duvida está em saber onde ficará a sede desse banco, na Reserva Federal, ou no BCE, para já penso que os amerianos levam vantagem.
Repare no que a reserva federal está a fazer, emprestou 30 bilioes de dolares ao Brasil, 30 bilioes a Coreia e outros 30 bilioes ao Mexico...
E vão emprestar a mais gente.
Companheiro, isto de juntar uma carrada de paises e faze-los falar a uma só voz não é facil, e nisto a união europeia está em desvantagem clara em relação a Fed.
Existe hoje uma guerra surda entre a união europeia e os estados unidos nesta e noutras áreas.
Mas como dizia, estou convencido que o BCM vai ser uma realidade.
Enviar um comentário