Teste

teste

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

LI YUAN DE SICHUAN...














Esta estatística do FMI demonstra, entre outras coisas, a total interdependência das diferentes economias. Quando os EUA expiram os chineses ficam constipados.
..
A curva do crescimento económico dos últimos anos dos países em pleno desenvolvimento (China, Rússia, Brasil, Índia) segue a curva dos países ocidentais (EU, Europa, Japão) ocidental de forma perfeitamente paralela, só que a partir de 2008 6% acima. Assim é que a crise financeira nos EU está a provocar uma grande onda de desemprego na China.

Um resumo de um interessante artigo, e ilustrativo daquilo que acabo de dizer, do correspondente do NRC na China Oscar Garschagen. Li Yuan (37 anos) originária do interior rural da China e trabalhadora numa fábrica de brinquedos no sudoeste industrializado (Delta do Rio das Pérolas) não sabe nada dos EU nem da Europa e muito menos da crise financeira. Só sabe dizer duas palavras em inglês:
Merry Christmas.


O período de Natal numa fábrica de brinquedos como a Smart Union na cidade de Dongguan começa em Julho! Para Li Yuan isto é sinónimo de muitas horas extraordinárias, em que pode facilmente duplicar o seu salário de base: € 75 por mês. Mas azar do camandro, ela, e mais 6500 outros trabalhadores da Smart Union foram postos na rua de um dia para o outro e sem aviso prévio. Precisamente a mesma coisa aconteceu nas outras 3000 empresas de brinquedos, têsteis e de electrónica da região do Delta.

No dia 14 de Outubro, cansada, deitou-se como de costume à meia-noite: no dia seguinte às 7 da manhã só a deixaram entrar na fábrica para levantar a sua carta de despedimento. De repente a fábrica não consegue crédito do banco nem encomendas dos EU nem da Europa, e o encerramento da fábrica prova que a crise financeira no Ocidente afectou a China mais do que se previa. Os bancos chineses, devido a um grande controlo de entrada e saída de capital, ainda conseguiram mais ou menos escapar à crise, mas o sector ligado à exportação (40% do PIB) geme. O banco Credit-Suisse de Hong-Kong prevê para o fim deste ano uma baixa para 5,8% de crescimento e em 2009 prevêem que o crescimento económico se estabilize à volta dos 6%, quase metade dos números de 2007 e começo de 2008...

Os economistas chineses dizem que se o crescimento baixar mais do que os 8% a China não é capaz de criar o número suficiente de empregos para os milhões de trabalhadores que todos os anos deixam a província para virem trabalhar para as zonas industriais da costa oriental, e para os cinco milhões de estudantes que saem anualmente das universidades e dos institutos. O primeiro ministro, Wen Jiaobao, foi mesmo obrigado a dizer que uma baixa de crescimento económico pode mesmo ameaçar a estabilidade social.

Na região do Delta, onde são fabricados 30% dos brinquedos de todo o mundo, mais 35% do calçado e quase 50% dos micro-ondas fecharam, segundo as autoridades locais, 3.631 fábricas de brinquedos. Metade do número total de fábricas de brinquedos. Segundo o diário Nanfang Duoshau, se se acrescentar as fábricas de têxteis, calçado e de móveis, ultrapassa-se as 30.000 empresas que fecharam as portas. Segundo números oficiais publicados este mês, a quantidade de desempregados na China é de apenas 8 milhões, mas nestes números não estão incluídos os estudantes recém-diplomados nem os trabalhadores ‘migrantes’ que procuram emprego.

Li Yuan, de 37 anos, não está a par destas coisas, tão pouco sabe o que significa a frase estampada na sua camisa, You will never kiss him, sabe que nos últimos 15 anos sempre encontrou trabalho muito facilmente em Dongguan, mas ‘ultimamente ninguém me quer. Em todo o lado dizem-me que já não sou nova e que não tenho escolaridade suficiente’.

Quando a direcção da Smart Union (de Hong-Kong) abalou à socapa – parece ser prática corrente – as autoridades de Dongguan, para evitar uma revolta, foram obrigadas a pagar os salários, também os salários em atraso. Mas como diz Li Yuan, ‘não estou assegurada nem tenho uma reforma, além disso a cidade só pagou o salário de base, acerca das horas extras ficamos a ver navios’.

Uma coisa Li Yuan tem a certeza, não quer voltar para a sua aldeia na província de Sichuan, para junto dos seus pais de idade avançada que neste momento tomam conta da sua criança. Assim como Li Yuan, trabalham na região do Delta 5 milhões de migrantes originários da sua província, e as autoridades ficaram bastante assustadas quando viram as previsões para 2009. Muito destes trabalhadores vão ter que voltar para a sua aldeia natal, e este medo não é exclusivo de Sichuan. Na província de Chongqing (31 milhões de habitantes) estão a contar com o retorno de 3 milhões de trabalhadores que já não são precisos no Delta do Rio das Pérolas. Paira a ameaça de uma indesejável migração contrária de desempregados.

17 comentários:

Sérgio Pinto disse...

Esta estatística do FMI demonstra, entre outras coisas, a total dependência das diferentes economias: quando os EUA expiram os chineses ficam constipados...

Não vejo muito bem de que forma é que o gráfico demonstra isso. Por um lado, parece-me mais evidente falar de interdependência. Por outro, o principal parceiro comercial da China é a UE, não os EUA.

Anónimo disse...

"...é sinónimo de muitas horas extraordinárias, em que pode facilmente duplicar o seu salário de base: € 75..."

"...ela, e mais 6500 outros trabalhadores da Smart Union foram postos na rua de um dia para o outro e sem aviso prévio."

"no dia seguinte às 7 da manhã só a deixaram entrar na fábrica para levantar a sua carta de despedimento"

É o paraíso do liberalismo económico!!!

Unknown disse...

stran disse:

"É o paraíso do liberalismo económico!!!"

E quanto é que stran pensa que ela, e os outros, ganhavam por ano na terra natal??

A ignorância nunca foi boa companheira.....

Unknown disse...

o principal parceiro comercial da China é a UE, não os EUA

2006- China-EU: comércio no valor de 255 biliões de euros (310 biliões de euros, à paridade euro-dólar de 2006) ( Eurostat)

2006-China -USA: 343 biliões de dólares.

Unknown disse...

"o paraíso do liberalismo económico!!!"

A China, um país liberal?
A estupidez adensa-se.

Anónimo disse...

World,

Interessante não ter pegado no facto de quando for despedida não ganhar nada. Pormenores que apenas um ignorante liga...

Anónimo disse...

Lidador,

"A China, um país liberal?
A estupidez adensa-se."

Se não o conhecesse diria que estava com diculdades de raciocinar sobre o que escrevi...

P.S. já terminou o seu amuo?!?

Sérgio Pinto disse...

Lidador:

September's surplus appears to shrug off warnings that businesses in the key export sector could suffer from the economic downturn in Europe - the biggest destination for Chinese goods. Trade with the 27-nation EU rose 25.9 percent over the first nine months of the year to $322.5 billion, the agency said

Forbes, 13 de Outubro de 2008

Anónimo disse...

Ao world

O meu amigo tem toda a razão, quanto é que ela ganharia por ano na sua terra natal?

Menos, muito menos.

Mas nós aproveitarmo-nos das debilidades dos outros para dai tirar alguma vantagem... é feio não é? Diga lá.

Ao Lidador

Meu caro, o senhor vai desculpar-me por me meter na sua conversa com o Stran, mas já agora gostaria de ver como caractriza o senhor o Liberalismo, é que em minha opinião, o seu interlocutor tem toda a razão quando se refere a China, como um dos paises mais liberais do mundo no que diz respeito a direitos laborais.

Carmo da Rosa disse...

Caro Sérgio,

Eh pá, por uma vez que eu enfio um artigo de esquerda, todo inter-sindical, você vem-me chatear a moca com as suas pentilhices? Não se faz camarada!

Mas é verdade, ‘interdependência’ seria mais correcto, mas em que é que isso altera o conteúdo ou os factos? A ponta dum corno claro, é só mesmo para chatear o indígena…

Não vê muito bem como é que os EUA expiram e os chineses ficam constipados? Lembre-se que se trata de um artigo sobre economia e não sobre virologia! Trata-se de uma metáfora – eles não ficaram realmente constipados…

Continuando com a metáfora, ainda por cima, como toda a gente sabe, não foram só os chineses que ficaram constipados com a crise financeira nos EU, mas o mundo inteiro…

Como é que o gráfico demonstra isso?
Muito simples, siga as duas linhas (uma azul e outra vermelha) da esquerda para a direita. Há-de reparar que as duas linhas, durante todo o percurso, mais ou menos desenham uma trajectória paralela. Com a diferença que a partir de 2000 a linha azul (crescimento económico das novas economias) se coloca uns pontos acima da outra (vermelha), e no final, ou seja em 2008, precisamente no mesmo sítio (em plena crise financeira dos EU) as duas linhas caem quase a pico: a linha azul mergulha de 8% para 5% e a vermelha de 2,8% para 0,9% ou seja recessão…

Está mais contente assim?

Carmo da Rosa disse...

”É o paraíso do liberalismo económico!!!”

Ó Stran,

De todo o artigo é apenas isto que destilou?

Não, isto é socialismo puro. Ou seja, segundo o politbureau chinês, esta é a famosa política das duas vias. Ou seja, capitalismo selvagem misturado com socialismo, mas sob o rigorosa direcção da ditadura do proletariado!

Soa paradoxal? É possível, mas a culpa não é minha…

Mas como já outros aqui se deram conta, Li Yuan não tem outra alternativa à exploração a que está sujeita, voltar para a sua aldeia natal não vai melhorar a sua situação.

Talvez haja uma alternativa para Li Yuan. Esperar que a crise passe e cavar o mais depressa possível para a Europa ou para os EU, para países de uma só via, a via capitalista…

Unknown disse...

"China, como um dos paises mais liberais "

Meu caro, na China manda o ESTADO.
É do caraças chamar "liberal" a um país onde o Estado manda em tudo.
Claramente você não tem a mínima ideia do que é o liberalismo e acredita piamente na propaganda fascista e socialista que sempre encararam o liberalismo como o "Mal".

Ums leituras sérias não lhe fariam mal e evitariam pelo menos a patética queda na asneira.

Sérgio Pinto disse...

Caro Carmo,

O meu problema não está em entender as metáforas, o que me faz comichão é que não tenho a certeza que estejam correctas.

1 - Os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) têm tido ritmos de crescimento bastante diferenciados; não tenho números neste momento (posso ter, se fizer mesmo questão...), mas inclino-me grandemente para que o crescimento chinês se destaque muito do dos outros 3; no entanto, o seu gráfico agrupa os 4 e isso não é visível.

2 - Falei da UE porque somós nós o maior destino e produtos chineses, não os EUA, o que tornaria a China mais dependente dos nossos 'espirros' que dos transatlânticos.

3 - Como poderá ver, a linha da China andaria sempre (ou quase) acima da das economias ocidentais e, actualmente, como bem repara, é a linha vermelha que passou para valores negativos, pelo que suspeito que a forma como o Carmo aloca "espirros" e "constipações" a diferentes blocos poderá induzir em erro...

Anónimo disse...

A vida não está, de facto, boa para as Li Yuans deste Mundo globalizado. Que o digam as operárias da Maconde em Portugal...
A acreditar nas notícias ontem publicadas, a Alemanha (a economia mais forte da UE) entrou em recessão económica, depois de dois trimestres consecutivos de "crescimento negativo".
Ora, sabendo nós que quando a Alemanha espirra a Holanda fica constipada, eu - se fosse o Carmo da Rosa - estaria mais preocupado com a crise nos Países-Baixos e começaria já a armazenar as aspirinas...

Carmo da Rosa disse...

”Como poderá ver, a linha da China andaria sempre (ou quase) acima da das economias ocidentais e, actualmente, como bem repara, é a linha vermelha que passou para valores negativos, pelo que suspeito que a forma como o Carmo aloca "espirros" e "constipações" a diferentes blocos poderá induzir em erro...”

Caro Sérgio Pinto,

É claro que a linha azul, onde a china está inserida, está acima das economias ocidentais! A linha é um indicador de crescimento económico! E estes países têm tido nos últimos anos o maior crescimento económico! What a fuck I’m talking about?

Como é que eu aloco espirros e constipações?

Aloco da seguinte forma: Onde é que teve início a crise financeira que provocou este mal estar económico no mundo inteiro? Não foi na China, não foi na Rússia, também não foi no Brasil! Foi nos Estados Unidos da América…. Creio que nisto estamos de acordo!

O que é que normalmente acontece em primeiro lugar quando alguém se constipa? Espirra. Depois vêm as dores nos músculos, narinas entupidas, febre e ficam de cama.

Você, pelo que consigo perceber, não segue esta ordem, é um microclima fisiológico. Tem dores nos músculos, narinas entupidas, febre, fica de cama e, passado uma semana, e depois de umas valentes aguardentes com limão e açúcar, começa a espirrar - é sinal que está curado!

Tenho muita pena mas não posso ter sempre em conta casos isolados...

P.S. Note por exemplo o comentário do Holandês Voador, que, tendo a ordem de sintomas de uma constipação como a maioria das pessoas, soube bem dar-me o chá…….de tília.

Agradeço o aviso, porque realmente corresponde à verdade, a economia holandesa, estreitamente ligada com a alemã, teve o mais baixo crescimento económico dos últimos tempos: 1%.

Moral da história: Quem tem amigos tem tudo, quem não tem amigos tem apenas recessão…

Sérgio Pinto disse...

Caro Carmo,

A questão é que você está a dizer que o que espirra entra em recesão e o constipado continua a ter ritmos de crescimento invejáveis (sendo sempre mais ou menos assim que a coisa se passou nos últimos 30 anos). Não sei se me fiz entender, mas o meu problema é precisamente o da metáfora, porque para si o doente não é o que está em recessão.

Eu percebo perfeitamente que se trata de linhas de crescimento e que, como os pontos de partida entre as economias desenvolvidas e a China são tão díspares, o que acontece é perfeitamente normal (portanto, antes que surja por aí algum 'esperto', esclareço que não estou a tentar dizer que a economia chinesa é 'melhor' que a ocidental, ou qualquer outra adjectivação estapafúrdia). Muito simplesmente, acho que a sua metáfora não se aplica neste caso. Lamento ter pegado numa questão eventualmente lateral em relação ao seu post 'sindicalista'...

P.S. Continuo a insistir que a China poderá não ser comparável com os outros três e que, portanto, a linha que representa o grupo onde se insere será enganadora.

Carmo da Rosa disse...

”você está a dizer que o que espirra entra em recesão e o constipado continua a ter ritmos de crescimento invejáveis”

Caro Sérgio Pinto,

Não pá.

O que eu disse foi que: o que espirra (o que provoca a crise, os EU) entrou em recessão, e o constipado, neste caso específico a China, devido ao espirro dos EU, sofreu uma baixa considerável no seu crescimento económico. E isso aconteceu precisamente no período em que o outro (EU) espirrou, o que demonstra a tal interdependência que você sugeriu e muito bem. (vou já alterar a palavra)

"Continuo a insistir que a China poderá não ser comparável com os outros três e que, portanto, a linha que representa o grupo onde se insere será enganadora.”

É evidente que não. A única relação entre o crescimento económico da China e o crescimento dos outros três (Rússia, Índia e Brasil), é que os outros três também estão/estavam em franco crescimento - mais nada! O crescimento de cada um NÃO é igual, mas a linha, apesar de ser apenas uma média dos quatro, chega e sobra para dar uma ideia daquilo que estamos a falar.