Teste

teste

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleições Norte-Americanas XXX


Um dos futuros melhores amigos de Barack Obama no Senado será o senhor de cabelos brancos da imagem.

Durante estes meses estudei a fundo o Senador McCain: a sua história, as suas virtudes, as suas convicções. Cheguei à conclusão que estamos perante um indíviduo invulgar: o Senador John McCain é uma pessoa digna, honesta, patriota, bem-disposta, diria mesmo que a rossar a espectacularidade. Poderia muito bem ter sido o 44º Presidente dos Estados Unidos: fico triste por não ser.

Reagindo a quente, apesar da tristeza pela derrota de McCain, tenho que elogiar Barack Obama pela enorme campanha que fez, pelas barreiras que ultrapassou, pelas mentalidades que abriu. No fundo, ele merece ser Presidente dos Estados Unidos da América. Talvez não agora..

Desejo toda a sorte para o Presidente Obama, toda a sorte para os Estados Unidos. Disso depende o nosso futuro.

Apesar de tudo, tenho que qualificar, dadas todas as circunstâncias, o resultado de McCain como bom: McCain terá, creio, 59 milhões de votos. Ficou pertíssimo em praticamente todos os estados divididos: perderá Florida por 2%; perderá Ohio também por 2%; perderá Vírginia por 3%; perderá Colorado por 7/8%; perderá Iowa por 8%; perderá Pennsylvania por cerca de 10% (chocante); perderá New Hampshire por 10%.

Nos estados da Carolina do Norte, do Missouri e do Indiana as coisas estão muito próximas (previ que estes estados seriam, dos toss-up, aqueles em que McCain teria melhores possibilidades).

Os Estados Unidos demonstraram hoje, a meu ver, o porquê de continuarem a ser o mais avançado país do Mundo.

Veremos se se irão abrir novas páginas na Europa, no Mundo Islâmico, na América Latina e em África. Obama parte com vantagem para abrir novas páginas nestes relacionamentos. Uma vantagem que poucos Presidentes tiveram a oportunidade de gozar.

Acompanharei, pela admiração que ganhei pelo Senador McCain, a sua vida no Senado.

24 comentários:

Anónimo disse...

Olha lá ou RB. Depois de bombardeares o pessoal com a tua eterna convicção da Victoria do teu tão querido senhor de cabelos brancos, e depois de um aprofundado estudo sobre McCain, ( pessoa digna, honesta, patriota, bem-disposta, individuo invulgar, a roçar a espectacularidade), eu diria que um estudo mais aprofundado do que este não encontrei! onde foste buscar estes tão peculiares dados?!. E eu a pensar que McCain era um ex militar com saudades dos seus companheiros de batalha e que se candidatou á presidência para manter viva a invasão do Iraque, ganhar a batalha muitos abraços e medalhas. Óh meu! tás a dormir ou quê! um candidato a uma presidência, seja nos EU ou em qualquer outro país, tem que ter algo a dizer, projectos, medidas a tomar, ESTAMOS EM CRISE!, ACORDA!. Agora faz-me um favor, és um rapaz inteligente, como não escreves nada mal,....muda de tema.

Renato Bento disse...

Caro dadaista,

estava confiante numa hipotética vitória do McCain, embora soubesse que isso era bastante difícil, sendo necessário reunir um determinado número de circunstâncias espesciais elevado para poder lá chegar.

Se olhar para o fundo da questão e for ver o meu discurso ao longo dos meses, perceberá que a minha convicção foi esmurecendo. No último artigo que aqui coloquei, disse que Obama tinha assegurado 260 votantes eleitorais, contra 200 de McCain.

Disse que, dos battlegrounds states, McCain ganharia, com grau de certeza elevado, o Missouri, a Carolina do Norte e o Indiana. Se for agora ao site da cnn, verá que esses são estados que de tão divididos que estão, não se sabe bem ainda quem ganhou.

McCain deverá ficar com 176 votantes no colégio eleitoral.

Não me baseei apenas em dados de sondagens. Fui reticente a uma possível vitória de Obama, na medida em que as condições desta eleição são, como muitas vezes aqui disse, únicas.

Nesse aspecto errei e o povo Americano mostrou-se capaz de votar em Obama. Contra factos não há argumentos.

Porém, durante meses fartei-me de cruzar indecisos com efeito broadley, percentagens de McCain com percentagens de Obama. E cheguei à conclusão que McCain tinha hipóteses.

Se for ver os Estados divididos (aqueles ganhos com menos de 3% de diferença por Obama), McCain ficaria à beira da vitória.

Quanto à personalidade de McCain, que ninguém tenha dúvidas daquilo que afirmei aqui. Uma das muitas provas foi ontem durante o discurso.

"um candidato a uma presidência, seja nos EU ou em qualquer outro país, tem que ter algo a dizer, projectos, medidas a tomar, ESTAMOS EM CRISE!"

Pronto, ok. Então compare as propostas dos dois. Depois diga com quem é que a Europa teria a ganhar mais, quem na América tinha a ganhar mais.

Renato Bento disse...

Curiosidade:

97% dos votos apurados.

Homens:
49% Obama
49% McCain

Mulheres:
56% Obama
43% McCain

Idade
18-29:
66% Obama
32% McCain

30-44:
52% Obama
46% McCain

45-64:
49% Obama
49% McCain

65-older:
45% Obama
53% McCain

Obama ganha a eleição nas mulheres e na faixa etária dos 18-29.

RioDoiro disse...

dadaista:

"E eu a pensar que McCain era um ex militar com saudades dos seus companheiros de batalha e que se candidatou á presidência para manter viva a invasão do Iraque, ganhar a batalha muitos abraços e medalhas."

.

Carmo da Rosa disse...

Os ex-militares não podem ter saudades dos seus companheiros de batalha?

Isto não é dadaísmo, é surrealismo!

Anónimo disse...

Já agora, têm alguma perspectiva sobre os democratas que votaram mccain?

Unknown disse...

"depois do estado em que o Bush deixou o país, para não não falar do mundo"

Caro D, talvez sinta algum conforto intelectual na crença de que os males do mundo se devem ao Bush.
É essa a função dos demónios: serem por nós responsabilizados pelo mal.

O Bush era bom para isso, e na sua falta rapidamente se arranjará outro belzebu de serviço.
Mas olhe que as coisas são geralmente mais complexas do que isso.

Já agora concretize aqui uma das malfeitorias que atribui ao Bush.

Luís Oliveira disse...

Tudo o que de bom acontecer nos próximos 4 anos vai ser milagre obameiro.

O que acontecer de mau vai ser "do Bush e do estado em que o deixou o país".

Que conforto para a alma...

Anita disse...

"Obama ganha a eleição nas mulheres e na faixa etária dos 18-29."
E...?

Anónimo disse...

"Obama ganha a eleição nas mulheres e na faixa etária dos 18-29."

Correcção:

Obama ganha a eleição nas mulheres e na faixa etária dos 18-44.

Anónimo disse...

"Já agora concretize aqui uma das malfeitorias que atribui ao Bush."

Guerra no Iraque.

Anónimo disse...

Não acredito que o Bush seja o culpado dos problemas que afligem o mundo, até porque a guerra do médio-oriente contra o ocidente já vem bem, bem de trás, e a paz e a estabilidade económica são, do ponto de vista histórico, anomalias. Mas penso na crise económica em que estamos, no facto dos Eua continuarem a recusar tomar responsabilidade em relação ao ambiente que continuam a degradar, e é claro, na guerra do Iraque (isto dá para um comentário mais longo mas, pelo menos neste post, concordemos em discordar), e chego á conclusão que uma administração mais competente(quando digo Bush refiro-me á administração completa e não só uma pessoa) para liderar a mais poderosa nação do mundo, a unica superpotência dos ultimos 20 anos, teria, se não resolvido, lidado com estes problemas de uma forma eficiente, é tudo. E estando o mundo um lugar mais complicado do que estava em 200, compreendo que possa levar dois termos inteiros a barack para concretizar algo que se assemelhe a resultados. Mas pelo menos estaremos nesse caminho. E lembro-me de uma entrevista com o Jon Stewart antes das eleições em que qualquer que fossem os resultados, ele ou John Mccain não ignorariam a ajuda e a opinião do derrotado, portanto, como o RB, acho que a experiência de Mccain é algo que será util, caso eles pensem a colaborar.
Ps: O que acham do futuro da carreira da Sara Palin?

Unknown disse...

" na crise económica em que estamos"

O Bush é responsável pela crise económica?
Porquê?

" Eua continuarem a recusar tomar responsabilidade em relação ao ambiente"

Tem a certeza que a "culpa" é do Bush?
Sabia que foi no tempo de Administração Clinton, e com Al Gore a VP que o Senado rejeitou por UNANIMIDADE, a ratificação de Quioto?
E sabia que os países que ratificaram Quioto, de um modo geral têm piores registos na evolução da pegada de carbono do que os EUA?

"na guerra do Iraque"

Já não se recorda do Conselho de Segurança, pois não?
Provavelmente ignora que os EUA foram para a guerra por razões que na altura eram tidas como bastante válidas e com a APROVAÇAO do Capitólio, Clinton incluida.
De resto aquilo no Iraque parece estar a ir bastante bem.
Os jogos só acabam no fim...

("teria, se não resolvido, lidado com estes problemas de uma forma eficiente"

Fazer profecias do futuro para o passado não custa nada. Se o Benfica tivesse ganhado mais jogos teria sido campeão. A história contrafactual é gira,mas não existiu.
Ou, como diz o povo, se a minha avó tivesse rodas, rodava.

"E estando o mundo um lugar mais complicado do que estava em 200"

E já esteve pior, e já esteve melhor, e há-de estar pior, e há-de estar melhor, e pior para uns e melhor para outros, o ser "pior" para si, não impede que seja "melhor" para outros.
E então? O Bush é o culpado de o mundo estar pior para si? Bem, então tb é culpado de estar melhor para outros.
Em que ficamos?

"possa levar dois termos inteiros a barack para concretizar algo que se assemelhe a resultados"

Então acredita mesmo nos poderes messiânicos do homem.
Ah, parece que o mesmo argumento tem sido utilizado por todos os salvadores da pátria. É por isso que tivemos o Salazar durante 48 anos, é por isso que o Fidel está há mais de 50 no poleiro, é por isso que o Chavez e o Morales querem alterar as leis para serem presidentes vitalícios, etc. Os salvadores da pátria são assim..têm as soluções, evidentemente, e estão dispostos a sacrificarem-se durante o máximo de tempo possível para nos salvar.

Parece que foi por causa dessas coisas que as democracias liberais houveram por bem limitar as coisas.
E parece que os países que limitamo tempo dos génios salvadores são exactamente aqueles que vivem melhor.
Para si deve ser um paradoxo.

" ele ou John Mccain não ignorariam a ajuda e a opinião do derrotado"

Tá bem abelha. Você ainda não percebeu que a democracia não é feita de consensos virtuosos, mas sim de luta e confrontação?
Não entende que se todos se unirem no poder, não há alternativas senão a violência?

"O que acham do futuro da carreira da Sara Palin? "

Continua a ser governadora do Alasca e uma boa lasca, já agora.
Nos EUA, não há carreirismo de lugares marcados, como cá, em que os mesmos personagens dançam à nossa volta a vida toda.
Daqui a 4 anos, o circo começa outra vez e não é possível saber. Obama passou de um ignoto deputado estadual a Presidente em menos de 5 anos.

Anónimo disse...

Actualmente os americanos são um povo envergonhado! Finalmente abriram os olhos e decidiram fazer uma viragem na esperança de recuperarem a sua dignidade!

Anónimo disse...

"O Bush é responsável pela crise económica?
Porquê?"

"Tem a certeza que a "culpa" é do Bush?
Sabia que foi no tempo de Administração Clinton, e com Al Gore a VP que o Senado rejeitou por UNANIMIDADE, a ratificação de Quioto?
E sabia que os países que ratificaram Quioto, de um modo geral têm piores registos na evolução da pegada de carbono do que os EUA?"
Que parte de "Não acredito que o Bush seja o culpado dos problemas que afligem o mundo" é que não percebeu? Falei da crises de hoje para sublinhar o esforço e o tempo que o Barack vai ter de gastar para poder lidar com eles, não para apontar as culpas para o Bush, embora como já disse, podia ter lidado melhor com eles. E também não acredito que o mundo está num estado abençoado cada vez que um Democrata está na Casa Branca. Mas pronto. Isso é passado.
"Então acredita mesmo nos poderes messiânicos do homem." Sim, acredito que todos os problemas do mundo já estarão magicamente resolvidos no dia 22 de Janeiro de 2009.

"Ah, parece que o mesmo argumento tem sido utilizado por todos os salvadores da pátria. É por isso que tivemos o Salazar durante 48 anos, é por isso que o Fidel está há mais de 50 no poleiro, é por isso que o Chavez e o Morales querem alterar as leis para serem presidentes vitalícios, etc. Os salvadores da pátria são assim..têm as soluções, evidentemente, e estão dispostos a sacrificarem-se durante o máximo de tempo possível para nos salvar."
Não sei se me expressei bem. Por 2 termos quis dizer 8 anos decididos DEMOCRATICAMENTE pela maioria do povo americano. Tipo, ao contrário dos simpáticos senhores que mencionou. E já agora, numa "sidenote", Salazar foi um brilhante economista (no pun intended, Brilha) que infelizmente não soube nem investir nem largar o poder quando foi necessário. Mas mais uma vez, como disse, o que já foi já era.

"Tá bem abelha." Umm... "abelha"?

"Você ainda não percebeu que a democracia não é feita de consensos virtuosos, mas sim de luta e confrontação?
Não entende que se todos se unirem no poder, não há alternativas senão a violência?"
Estava apenas a comentar o que o RB disse ("Um dos futuros melhores amigos de Barack Obama no Senado será o senhor de cabelos brancos da imagem."). É claro que se eles se fossem unir no poder não haveria sequer necessidade de cada um deles concorrer. A democracia é um jogo brutal de ataques constantes, vilificações e descréditos entre as diferentes equipas, até dentro delas (ainda se lembram dos rumores da filha ilegítima do Mccain e de uma prostituta quando ele concorreu contra o Bush para representante dos republicanos há anos atrás, ou é claro, dos Clintons?) . Mas lembro-me da classe com que Mccain concedeu a victória ao Obama. Estava só a comentar isso.

Resumindo e concluindo, embora não ache que o sr. Barack Hussein Obama seja uma Joana D'arc ou um Kennedy(tendo em conta como esses acabaram, prefiro pensar que não), penso que os Americanos fizeram a escolha certa. O tempo o dirá.

Anónimo disse...

Já agora, apagaram o meu comentário original?
E RB, fala comigo no msn um dia destes.

Anónimo disse...

Fogo, é que não se pode descer mais baixo!

Eu sinceramente pensei que vocês fossem pensar duas vezes se val mesmo a pena ir incondicionalmente atrás dos Estados Unidos, agora que os próprios Estados Unidos escolheram auto destruír-se.

Mas não, foda-se, não... seguem a merda dos Estados Unidos como se fosse algum género de terra santa. Foda-se! É só o que me passa pela cabeça. Foda-se, porque até gosto de alguns dos vossos textos. Especialmente o Lidador por vezes é inspirador e o Carmo da Rosa, sempre divertido (ou quase).

Mesmo assim, resolvem seguir os States cegamente. Porquê??? Não creio que sejam prostitutas como aqueles Francófilos que se vendem á União Europeia porque sim e porque é o progresso e...

Como conseguiu Portugal eliminar todo o seu sangue azul, eu não sei, mas cada vez acredito menos nesta merda toda... se calhar devo é deixar-me de armar em Europeu do século XIX e viver o século XXI como um Judeu... a Rússia ou a Argentina parecem cada vez mais atractivos face á merda em que se tornam o "Ocidente". Europa, América, Austrália... tudo a cair.

O cabrão do Évola tinha razão, o Fascismo foi mesmo a última oportunidade da Europa, mas mesmo assim, a Europa já não tinha "Homens de Valor" suficientes para transformar o Fascismo...

E parece que o último Português honrado morreu em Angola, e o último Norte-Europeu em Berlim, e o último Espanhol... Espanha não existe! O último Francês morreu em 1789.

Estamos na merda, é o fim. A escumalha venceu.

Anónimo disse...

Caro Stran,

a maioria dos HOMENS BRANCOS (white Hispanics incluídos) e das MULHERES BRANCAS votaram McCain.

Isso quer dizer que Obama venceu devido ás divisões étnicas na América. Nos anos 60, ou com uma América que descendece dos Americanos dos anos 60, o Obama nunca venceria.

Think about it ;)

Anónimo disse...

Ds2,

"a maioria dos HOMENS BRANCOS (white Hispanics incluídos) e das MULHERES BRANCAS votaram McCain.

Isso quer dizer que Obama venceu devido ás divisões étnicas na América. Nos anos 60, ou com uma América que descendece dos Americanos dos anos 60, o Obama nunca venceria.

Think about it ;)"

A maioria dos hispanicos votaram Obama. Já que estamos nas estatisticas também na classe mais rica Obama ganhou.

O extraordinário nestas eleições foi mesmo esta diversificação.
Até na população BRANCA Obama ganhou mais votos que os dois ultimos candidatos.

Think about it ;-)

Anónimo disse...

DS2,

Stran, pode ser desonesto comigo á vontade mas por favor, você é inteligente, não se tente enganar a si próprio.

Os Hispânicos, votaram Obama, sem dúvida. Mas existem diversos grupos étnicos na América Latina. Por exemplo, existem as pessoas Civilizadas que descendem de Europeus e existem os povos de Terceiro Mundo que não são capazes de manter um país a funcionar.

Os Brancos Americanos votaram maioritáriamente por McCain. Se a esses acrescentarmos os Hispânicos que se auto classificam de Brancos, o voto continua a it maioritáriamente para McCain.

Sim, os ricos votaram em Obama e daí?

Qual diversificação?
Os 95% de negros que votaram Obama?
Os 85% de Judeus que votaram Obama?
Os 80% de "brown" Hispanics que votaram em Obama?
Os 75% das mulheres solteiras que votaram em Obama?

Enfim, veja o que quiser ver.

Anónimo disse...

Ds2,

" Por exemplo, existem as pessoas Civilizadas que descendem de Europeus..."

Frase interessante... Diga-me lá, o que é civilização?

RioDoiro disse...

Stran:

"Frase interessante... Diga-me lá, o que é civilização?"

Algo que não há no Zimbawe.

.

Anónimo disse...

Ok Rod, disse-me o que não é, agora se quer intervir pode ser mais util e responder à questão

RioDoiro disse...

Stran,

Experimente o método exclusão de partes.

Algum trabalho tem que ser seu. Se ainda tiver dificuldades e se explicar quais são, eu darei uma ajuda.

.