Teste

teste

sábado, 22 de novembro de 2008

As grandes esperanças, a grande ilusão e os pedagogos

Talves seja de reler estes dois (1, 2) artigos de António Barreto arquivados no site de Nuno Crato.

Por termos o Magalhãs (amen), será desnecessário animar a malta com este terceiro, de Carlos Fiolhais.

.

5 comentários:

R disse...

«Afastar, tanto quanto possível, mas sem nunca o dizer abertamente, os pais, as famílias e os munícipes da vida da escola, dado que as inspirações mais reaccionárias têm origem nesses grupos sociais.»


Ora aí está, António Barreto no seu melhor.

R disse...

e ainda se me permitem; «Reduzir significativamente os estudos clássicos e humanistas, assim como o tempo gasto com o património erudito, privilegiando, em substituição, uma "literacia funcional"»



LITERACIA FUNCIONAL!

R disse...

«O acesso indiscriminado, independente do mérito, ao ensino superior, é seguramente uma das causas do desperdício público (e familiar)»


Massificação do Ensino Superior.

R disse...

«O crescente desemprego de diplomados pelas universidades revela uma razoável desadequação da formação à vida económica»


A vida económica é traduzida em economia de serviços, educados para o funcionalismo.
Foi isto que a ideologia trilhou.
Construir uma Índia à beira do Atlântico.

Carmo da Rosa disse...

Sobre o aumento da desigualdade social, que apesar de um grande esforço orçamental no ensino, não diminui, sublinhei as seguintes afirmações de António Barreto:

É verdade que, até meados ou finais dos anos setenta, o orçamento público para a educação (em percentagem do produto nacional) era, em Portugal, absurdamente reduzido e insuficiente. Depois, começou a subir de modo regular, até atingir níveis significativos, superiores a muitos países europeus. Há quase vinte anos que o sector é de facto a prioridade social do país e dos governos. Ora, os progressos reais na educação, nas taxas de aproveitamento, nos níveis de conhecimento, nos graus de formação científica, cultural e profissional, não parecem ser proporcionais a tão relevante aumento da despesa nacional pública

e

os maus resultados, em termos internacionais, obtidos pelos alunos portugueses, sugerem que a melhoria da educação está muito aquém dos aumentos dos orçamentos.

resumindo:

A "ideologia educativa" em vigor é a grande responsável pela desorganização da escola pública e contribuiu assim, ao fomentar a procura do ensino privado pelas classes médias, para o aumento da desigualdade.


Carlos Fiolhais. Arranjaram-me finalmente aqui um Doutor que houve as minhas preces: Apesar de ele neste caso se referir a uma área restrita - é pena...

Mas essas orientações estão escritas em “eduquês”, o dialecto incompreensível com o qual se tem tentado justificar o nosso “status quo” educativo. O “eduquês” continua, portanto, a fazer estragos.

Ficou famosa a invectiva do ex-ministro da Educação Marçal Grilo, quando um dia pediu que se deixasse de falar “eduquês” para se passar a falar português corrente que todos entendessem. Estava visivelmente incomodado com a obscuridade do discurso de alguns educadores.