Teste

teste

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Chumbo Endurecido VII

Segundo uma sondagem do Canal 10 da Televisão Israelita, o Likud mantêm-se à frente do Kadima para as eleições legislativas que irão ter lugar no próximo dia 10 de Fevereiro.

As recentes sondagens indicavam uma reaproximação do Kadima ao Likud e um crescimento considerável do Labor de Ehud Barak. Porém, esta sondagem afirma que, se fossem hoje as eleições legislativas, o Likud iria adquirir 31 cadeiras do Knesset, o Kadima 27 e o Labor 16.

Esta sondagem dá azo a duas reflexões:

1 - O próximo Primeiro-Ministro Israelita, seja Netanyahu, Livni ou Barak, terá que fazer coligações para adquirir a maioria no Knesset. Isto não é motivo de preocupação pois não me recordo, nos últimos anos, de um partido Israelita que tenha governado com maioria absoluta sem recurso a coligações. O interessante será verificar com quem Benjamin Netanyahu fará coligações (a tendência é para ir buscar cadeiras à extrema-direita), uma vez que me parece que se Tzipi Livni ganhar o acordo com o Labor é para se manter (teriam que ir buscar mais cadeiras, pois os dois juntos nunca terão 61 deputados).

2 - A Operação "Chumbo Endurecido" veio numa altura especial, a cerca de 1 mês da tomada de posse de Obama e a cerca de 1 mês e meio das eleições legislativas Israelitas. Obviamente que esta posição de força e de demonstração de que Israel está pronto para intervir sempre que necessário, a tão pouco tempo das eleições, beneficia os partidos que se encontram no Governo. Tzipi Livni e Ehud Barak poderão afirmar, àqueles que pretendem uma linha mais dura em relação ao Hamas, ao Hezbollah e ao Irão, que não é preciso um partido de direita para defender Israel. Pelo menos, Ehud Barak subiu nas sondagens, enquanto Livni manteve. No entanto, as coisas não se alteraram muito para o principal candidato, Benjamin Netanyahu, que mantém a liderança nas sondagens. Se as coisas não se alteraram com esta Guerra, estou em crer que não se alterarão com a campanha eleitoral.

Um excelente artigo sobre o futuro do Hamas depois pode ser lido aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia que o Obama quando visitou Israel falou com Netanyahu.

Por acaso não foi...

zab disse...

Se as coisas não se alteraram com esta Guerra....

Não estou assim tão optimista, para falar nesta Guerra, como se já fosse passado, mas oxalá que sim...sobretudo que os objectivos da mesma, sejam totalmente alcançados.


Anónimo disse...
Não sabia que o Obama quando visitou Israel falou com Netanyahu.


Foi em Jerusalém no Hotel King David. Não sabia, mas agora já sabe...

Carmo da Rosa disse...

”Um excelente artigo sobre o futuro do Hamas depois pode ser lido aqui.”

Ricardo,

Realmente um bom artigo, mas o teu também não está nada mau.