Teste

teste

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"É o excesso de crédito, estúpido, é o excesso de crédito"

Começaram, finalmente, a ser evidenciadas as estatísticas que demonstram a verdadeira razão por trás da crise financeira de 2008: o excesso de crédito na economia.

O quadro seguinte montra a evolução do crédito nos EUA nas últimas décadas:



Como se escreveu várias vezes no FI, esta é a verdadeira razão para a crise.

No caso específico dos EUA o Estado teve importantíssimas responsabilidades no potenciar do problema já que impulsionou por razões políticas o mau crédito, logo, o futuro crédito mal parado. As consequências destes excessos demoraram a aparecer na vertente real da economia, mas apareceram. Mais ou menos como a cirrose após anos de alcoolismo.

A crise acabou por ser evidenciada depois um pouco por todo o mundo. Ainda se ensaiaram estratégias escapatórias ("a culpa é dos neocons e do Bush"), mas dois ou três meses chegaram para mostrar que os colapsos bancários fora dos EUA. só podiam ser imputáveis aos próprios bancos e sistemas financeiros. A crise americana foi apenas o tiro de partida.

Vamos esperar e ver começar a aparecer este tipo de estatísticas referentes a outros países como, por exemplo, Portugal.

4 comentários:

Anónimo disse...

Você vai lá amigo Paulo e tem se esmeredo no estudo do tema, tem toda a razão, créditos em demasia que levaram ás bollhas imobiliarias em muitos paises, alias em minha opinião a bolhas em todo o sistema, hoje os grandes players manipulam descaradamente os mercados, desde o ouro aos mercados de divisas, vale tudo.


A proxima bolha a rebentar será a dos fundos de pensões, de certeza já ouviu falar nos Baby Boomers, se o senhor fizer contas chegará a conclusão de que os primeiros deles atingirão a idade da reforma no principio deste ano, com as perdas a que teem sido sujeitos, estes fundos entrarão em colapso logo que esta imensa massa de gente venha a reclamar as suas reformas, os paises mais expostos são os estados unidos, holanda dinamarca, reino unido etc.

Portugal não está muito exposto a este genero de activos, mas alguma coisa lá esta investida tambem.

Luís Oliveira disse...

O problema não foi o excesso de crédito, foi o excesso de mau crédito. O próximo subprime já está aí, à vista de todos: os investimentos "verdes".

Paulo Porto disse...

Caro Zei

Não há confem economia usão possivel. Uma coisa é excesso de crédito, outra é excesso de massa monetária.

O excesso de crédito é de algum modo um assunto pouco estudado. O excesso de massa monetária, o tal que faz disparar inflações, em economia é já um assunto tão conhecido como o virus da varíola em medicina.



Caro LO

É claro que tem razão sobre o mau crédito. No entanto, o gráfico acima não engana.

Paulo Porto disse...

(corrijo o início do comentário anterior que reparo agora teve um copy\paste que saiu mal)


Não há confusão possivel. Uma coisa é excesso de crédito, outra é excesso de massa monetária.