Teste

teste

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Islamismo, perdão e submissão.

O comentador lucas escreveu  que  "o Cristianismo assenta os seus postulados "NO AMOR A DEUS"[...] o islamismo assenta-os "NA SUBMISSÃO A VONTADE DE ALLAH" em primeiro lugar"

E espetou o dedo na ferida, embora eu pense que o cristianismo tem mais a ver com os conceitos de culpa e perdão, do que com amor. A nossa civilização não é o "cristianismo", mas a sua matriz ética e moral, para além das contribuições clássicas e judaicas, vem do cristianismo e este assenta sobretudo no elogio do perdão.

O Islão significa literalmente "Submissão", e louva também  a clemência e o amor de Allah, mas sem a  condicionar à clemência para com os inimigos, ao contrário da prece cristã que inclui a frase “perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".
Poucos agiram, agem ou agirão de acordo com este ideal, mas  ele está presente nos arquétipos culturais, naquilo que se ensina, se transmite, e acaba por  reverter para a ordem social e jurídica.
O cristianismo visa a paz pelo perdão e consequente conciliação.
O Islão  procura a  paz  pela submissão do infiel ou, em alternativa, pela sua aniquilação.
Cristo manda dar a outra face, Alá manda matar os idólatras.

Como já escrevi algures por aí, numa metáfora felina, encaro o cristianismo  como um gatinho.
Já foi  selvagem, já arranhou, mas agora está mais ou menos domesticado. Por vezes afia as unhas no sofá, urina nos cantos e mostra as unhas, mas faz parte da casa e deixa-nos felizes  quando ronrona e procura a nossa companhia.

O islamismo é um tigre selvagem e esfomeado que trouxemos para casa. Não mandamos nele, bem pelo contrário. Os “proprietários” escondem-se pelos cantos, andam aterrorizados, e quando os vemos à janela, a berrar cá para fora, não é de felicidade por terem um tigre em casa, mas pelo facto de o bicho estar nesse exacto momento a trincar-lhes o lombo.


59 comentários:

Anónimo disse...

Lucas apenas tem de agradecer e de se congratular - por ter sido bem lido.
E acrescenta, por conta de Drumond de Andrade: nós somos tanto melhores autores quanto melhores leitores temos.

Anteontem, ao deitar-me, não me deitei sózinho salvo seja: também me acompanharam na cama, mediante um rádio de pilhas, o apreciado e compententíssimo (e adorável figura para-mediática) Sr. Doutor Júlio Machado Vaz, que um amigo meu, pessoa de espírito sem maldade, usa chamar "doutor das pichotas" porquanto ele é, e muito bem, especialista em andanças do amor, o que alíás transparece no título do seu excelente programa, que só perco se acaso me distraio na vida-vidinha.
E a certa altura o senhor, dialogando com Ana ou Inês, não posso afirmar, de Menezes, disse esta coisa robusta e considerável: A comunidade muçulmana sentiu-se magoada. (Referia-se ele ao facto do nosso D.José Policarpo ter alertado as moças lusas para o bico de obra em que podem meter-se se contrairem matrimónio com muçulmanos. Pois, isto digo eu, eles costumam ter a característica eventual de lhes chegarem a roupa ao pelo, de lhes ficarem com os filhos se for caso disso, de as porem ao nível dos animais domésticos ou domesticados, etc.

Ficou ela magoada por estas simples verdades de considerar?
Pois era pagarem na mesma moeda! O seu "cardeal", por seu turno, devia revidar: "Ai ele é isso? Pois olhem rapaziada, vocês tenham também cuidado ao casarem com cristãs: elas querem andar na vida autonomamente, pois que garantem não ser meros andróides ou ovelhas de cobrição, não tapam os cabelos e de verão andam com mini-saia e de "shorts", bebem cerveja nas esplanadas, querem participar na educação dos filhos, um horror...Cuidado, rapazes!".
Isto é que me parecia ser uma bela resposta ao "desafio" do bom Policarpo.
Mas o sr. Doutor, com uma certa dose de...(como chamar-lhe...olhem não chamo nada, adiante), achou que a policarpiana frase era um pouco exagerada (disse ele com sugestiva contenção, dando mais uns pózinhos de crítica pró nossos "irmãos muçulmanos, como usa dizer-se em certos meios).

Exagerada, meu senhor doutor?

Como terminar este "poema", como chamar-lhe, parafraseando o Cesariny? Romântico, clássico, regionalista?
No que respeita ao senhor doutor, sem acinte o digo e com um respeitoso abraço de ouvinte seroal, consente-me que considere a sua bondosa e multicultural jaculatória uma tripalhada à moda do Porto?
Fica o, grato,

Lucas do Céu (firmamento)

NC disse...

«o cristianismo tem mais a ver com os conceitos de culpa e perdão, do que com amor. »

Talvez na doutrina católica clássica.

Anónimo disse...

Lê-se na obra de um autor contemoporâneo, Johannes von Butlar: "Quando uma civilização para-tecnológica se depara com uma tecnológica, a primeira é destruída ou gravemente afectada".
Assim sendo, apenas temos de esperar, vivos: a seu tempo a protérvia islâmica descerá a encosta. Para me exprimir desta maneira.

Cardoso Mateus

R disse...

«"o Cristianismo assenta os seus postulados "NO AMOR A DEUS"[...] o islamismo assenta-os "NA SUBMISSÃO A VONTADE DE ALLAH" em primeiro lugar"»


Esta premissa é ridícula. Que Jesus Cristo fosse laico e quisesse dar roma a César, concordo. Agora não me venha com tretas. O Cristianismo foi tão submissivo quanto é o Islão (juntamente com o Estado) actualmente.

É que nem se discute. Aliás, só receberás o teu perdão no céu. Nunca serás feliz na terra.

Ora se isto não é sinal de "submissão", não sei o que é.

Quanto à clemência: «mas sem a condicionar à clemência para com os inimigos» outra atoarda. O Islão moderado (porque não existe um ISLÃO HOMOGÉNEO) prega bem mais o perdão ao próximo que o Cristianismo.

Luís Oliveira disse...

"Que Jesus Cristo fosse laico"

Boa.

R disse...

É mentira Luis Oliveira?

Anónimo disse...

O caso de Mancha Negra é um absolutamente perdido.
Ou eu me engano muito ou este cavalheiro, pelas enrodilhadas verbais em que se enovela, vai acabar transformado num armazém de risota.

Acho muito bem que goste de polemicar. Mas sugiro-lhe que o faça com um mínimo de qualidade, verdade e respeito por si próprio.
Não queira que concluamos, um pouco despejadamente, que é apenas um pobre diabo com a mania dos monstros.

Lamentar-se uma pessoa, por estas justas razões, é o que de pior pode suceder a quem pega numa caneta/teclado de computador.

Não tenho prazer em olhar com comiseração seja quem fôr.

Lucas

R disse...

?

lucas? «quem fôr.»

Das duas uma. Ou o Lucas anda a medicamentos porque não aguenta a vida sexual que leva, ou então é um caso grave, que merece especial atenção pela comunidade psiquiátrica.

Lendo o que escreveu em cima, fiquei sem perceber patavina do que escreve. Ainda assim não acrescentou nada à coisa.

Por favor, limite-se a ler não escreva.


Aqui neste blog adoram diabolizar o "Islão", Formando uma ideia única de um só Islão. Absoluta mentira. Da Arábia Saudita à Indonésia vai um abismo. Discutir relações submissas entre as diferentes religiões monoteístas é ridículo.

RioDoiro disse...

Caro Lucas,

Aqui no FI estamos fadados a ser atacados por buracos negros.

Não somos absorvidos por manifesta falta de massa dos ditos buracos, que são, normalmente, do sub-timo 'evaporativos'. Mas obrigam-nos, frequentemente, a ministrar o prémio "Fardo-de-Palha".

O Nódoa Negra é assim.

... dizia ele, um dia destes: "Não existem GANGS organizados."

Só consegui parar de rir a custas de uma borracheira.

.

R disse...

Range-o-dente.

Explique-me, por favor, que GANG hierarquicamente organizado, com métodos, cabecilhas e notoriedade (na imprensa) existe em Portugal.

A sério. Refira-me UM!

Entendo a palavra "GANG" a um grupo organizado. Que movimenta capital.

Não entendo um GANG, como meia dúzia de gatos pingados que vão ao bairro alto beber cerveja ou vender um haxe.

Isso não é um GANG. Para as forças de segurança são casos pontuais de ajuntamentos.

Gangs, em Portugal, nesse sentido, não existem.

RioDoiro disse...

Péra aí que esta é melhor que a dos Ganga:

"Lendo o que escreveu em cima, fiquei sem perceber patavina do que escreve. Ainda assim não acrescentou nada à coisa. "

O Nódia consegue afirmar que o que alguém escreveu sobre algo de nada adiantou ao assunto, muito embora comece por declarar que não percebeu patavina.

Caro Mancha-Negra, tome lá o Prémio Fardo-de-Palha. PIMBA!

.

R disse...

Olhe, aliás.

Para não ser casmurro, e tanto que adora a Internet.

Um pouco do wikipedia: «A gang is a group of people who through the organization, formation, and establishment of an assemblage share a common identity.»

No contexto criminal que estavamos a falar, esses "gangs" que tanto fala, só existem na sua cabeça, que nunca saíu da sua aldeia.

Não temos nenhum movimento desse tipo em Portugal.

Se me referir a comunidade cigana. Não são considerados GANGS. É um aspecto cultural, comunitário, que sempre os levou para a margem dos negócios ilícitos. Desde mobília à droga. Mas em todos os casos não são consideradas gangs notórias. Pior, são hábitos externos a Portugal.

RioDoiro disse...

gang [gãg]
nome masculino
associação de malfeitores ou criminosos, bando, quadrilha

Caro Mancha-Negra, tome lá OUTRO:
>>>> Prémio Fardo-de-Palha <<<<
ZÁS-TRÁS-PÁS!

Anónimo disse...

Escrevia uma adenda, cliquei errado e ela perdeu-se.
Tento de novo apenas para dizer a Mancha Negra, com respeito pelas suas verbalizações mas com firmeza:

1. O Islão moderado é apenas Islão que não cumpre a vontade expressa por Allah e o seu profeta por interesse, laxismo ou conveniência.
Ou seja, dá-lhes mais jeito estarem a desfrutar de um "islamismo" mofrno, como dizia Santo Agostinho (parafraseando: "Dos mornos livrai-me, Senhor").
Sendo mais claro ao seu bestunto: são, preceitualmente, maus muçulmanos. Faço-me entender?

Mas propicie-lhes a vara do poder real e não virtual e verá como esses "moderados" se transformam em vivazes rambos.
Já leu com olhos de ler, "A Esoanha sob o domínio muçulmano" ,Ed. Alfaguara)?
Então não leia, que as suas "ideias" ficarão muito contusas. Mas creia que nesse livro se contam as coisas sem o seu louvável desejo de contos de fadas.
Por último, leia o que Tomás de Aquino (e não lhe chamo São Tomás porque o seu ardor islamita podia sentir-se ofendido, um dos truques em que eles são peritos, sentir-se ofendidos...) refere e cito "O reino de Deus é para a terra, aqui e agora" ("assim na terra como nos céus", lembra-se dos seus tempos de criança?).

Como deixei dito algures sou agnóstico. Por isso estou à vontade para observar, como estudioso das religiões e simples ser do meu tempo, este momentoso assunto.

Procuro conclusões justas, não orientadas como manifestamente o faz o agradável Mancha.

Por último, sublinho o que ele diz e preceitua: mandar-me para uma clínica psiquiátrica. Era coisa habitual no Gulag.
Mas não é preciso, Mancha amigo: é que já lá estou, acontece que a minha especialização é precisamente essa. Em qualquer das minhas bios isso vem.
Você está verdadeiramente com azar.
É o que na profissão chamamos "um caso do Id".
Passe bem.

Lucas

R disse...

« Ainda assim não acrescentou nada à coisa. "» sim, ao seguimento de comentários ao post.

RioDoiro disse...

Mancha,

Não seja mais burro que aquilo que manda o regulamento.

Há, em Portugal, milhares de grupos que se encaixam na perfeição da definição da Wikipedia. Milhares.

Deambulam pelas ruas. Controlam pedaços de rua, ruas, às vezes bairros inteiros.

Agrupam-se em gangs mais abrangentes.

Há-os nas salas de aula. Nas escolas há 'coordenadores de gangs'.

Já Vinicius dizia, referindo cientistas russos, que para a burrice não há transplante.

.

Anónimo disse...

"Explique-me, por favor, que GANG hierarquicamente organizado, com métodos, cabecilhas e notoriedade (na imprensa) existe em Portugal.

A sério. Refira-me UM!".

Então aqui vai: o meu!

E se te pões com outras parvoíces, Mancha Negra, mando um capanga limpar-te o sebo!

AL DA SILVA CAPONE

Nota - O Mancha não quer argumentos. O que ele quer é um relatório policial.

Ou será apenas pouco esperto, como o meu oponente Flyd Três Dedos, que o diabo carregue?

José Gonsalo disse...

Uma religião vale pelo que vale a interpretação das palavras em que se exprime.
"Uma religião é um mapa", diz Manuel Grangeio Crespo no seu Sermão do Penhasco. E um mapa, ao definir consequentemente um horizonte, serve à medida do local que, com ele ou a partir dele se pretende atingir. Para, de seguida, nele nos ficarmos ou para dele partirmos novamente já com outro mapa.
Francisco de Assis nunca mais pôde ser ignorado e marca uma ideia e uma correspondente força institucional do mapa do cristianismo.
O Islão não tem nada que se lhe compare desse ponto de vista, não apenas porque foi, desde o início, interpretado por forças culturais mais agressivas (menos cívicas no sentido da romanização), como também pela sua própria formulação, pela perícia do desenho do seu mapa, feito a traço mais grosso. O Islão só se revela como a terceira religião do (mesmo)Livro quando lido na sua relação quer com o judaísmo quer com o cristianismo. Parafraseando o Drummond de Andrade, citado pelo Lucas do Céu, Muhammad, para além das suas maiores e menores qualidades, apostou em escrever para leitores na altura incapazes de o lerem. Terá perdido e o resto do mundo também.
É...! Nunca se sabe até onde se estendem os reflexos das nossas acções!
Inch Allah!

Anónimo disse...

Não sei donde tirou o Mancha os ciganos de que fala. Dalgum tomo da "Colecção Manecas"?
Creio que tenho alguma autoridade intelectual e livresca para falar de ciganos, é meu o livro "Poesia gitana e sociedade ibérica", daí que não me reconheça nos ciganos de opereta deste curioso indivíduo.

O que a iliteracia faz neste país!

JOSÉ LENCASTRE

R disse...

Enfim.


«Deambulam pelas ruas. Controlam pedaços de rua, ruas, às vezes bairros inteiros.»


É o que dá viver na aldeia e começar a trabalhar aos 35 anos de idade.
Se isso é um GANG organizado, com hierarquia. Desculpe. Falhou. Não me referiu nenhum com notoriedade. Referiu que existem, quais? não sabe dizer.
Sabe que para além da sua aldeia o mundo é uma selva e existe muito bicho. Só não sabe o nome deles, nem onde andam.

Range-o-dente. Conhece o PCC brasileiro? Isso é considerado um GANG.

O que o range-o-dente defende é uma atitude radical aplicada à realidade Portuguesa, exportada do estrangeiro.
É precisamente aquilo que ao longo de 35 anos os nossos políticos fizeram. Exportaram o que melhor existe na "Europa".


«Há-os nas salas de aula. Nas escolas há 'coordenadores de gangs'»

Enfim.
Explique-me, que tipo de gangs existem nas escolas? qual o seu funcionamento? qual o seu intuíto? Marcam territórios?, vão armados? andam em centenas?, vão fardados?

Eu pergunto-lhe sinceramente; alguma vez saíu da sua aldeia? não, a sério range-o-dente. Tente visitar Paris. Aí sim. Existem GANGS que por acaso até queimam carros.

Explique-me. Tem conhecimento de algum carro queimado em Portugal, acto de um "gang" com objectivos?

Unknown disse...

Caro Mancha, é verdade que há muitas vivências do Islão, mas o que aqui se discute é a ideologia.
O cristianismo é uma doutrina fundamentalmente apaziguadora. Não se propagou pela espada, está completamente enganado. Tomou Roma por dentro, pela lenta conversão, começou nos escravos ( Nietzhe chama ao cristianismo uma religião de escravos). Chegou ao poder de Roma pela persuasão, porque logrou convencer as elites. UM dia que leia "Quo vadis?", terá uma ideia aproximada de como isto se passou.

O Islão é completamente diferente. Propagou-se essencialmente pela espada ( no Corão há até os chamados "versículos da espada" e tratou sempre de erradicar as outras religiões. O Norte de Africa era cristão, há 1400 anos.

Não se trata apenas da praxis .A "cristandade" tb combateu, tb reagiu pelas cruzadas ( uma guerra defensiva), mas isso não está no espírito da religião. O Islão tem uma visão guerreira de caracter genético.
A começar pelo modo como se divide o mundo:

De um lado o Mundo da Submissão ( Dar al Islam); do outro o Mundo da Guerra ( Dar al Harb).
E um feroz comandamento: No Dar al harb, faz-se a guerra e é obrigação de todo o crente fazer isso.
Note bem...dever.

Como lhe notou o lucas, aqueles que o não fazem não são "bons muçulmanos". Não é ele que o diz, são os teólogos muçuçmanos.
Sim, eu sei que há sufis e ismaelitas e outras seitas, mas são irrelevantes na luta existencial que se está a travar.

E corremos perigo.
Bizâncio era a civilização mais avançada e sofisticada de época, o que não impediu que caísse frente aos muçulmanos otomanos.

RioDoiro disse...

Caro Mancha Negra.

O chorrilho de asneiras que você debita não me vai fazer perder tempo. Não insista porque não lhe vou dedicar tempo.

Eu sei que você aparece para tentar consumir-me tempo de forma a evitar que eu use esse tempo a vergastar o lombo dos idiotas-úteis.

Essa já é velha, e, para ser eficiente, não precisa ter origem numa multinacional. Basta ter origem num Gang.

.

Anónimo disse...

O mancha preta nunca ouviu falar em parábola? É demasiado esforço para uma paramécia negra...
Chamam, os sábios e estudiosos, a estas manifestações de sapiência, a coltura...eh eh

Anónimo disse...

Quero apenas aludir a uma pequena frase do comentarista Mancha Negra.
Diz ele que não existe um "Islão HOMOGÉNEO", como ele escreve.
Não é verdade.

O que existem é diversas nações com diverso FIDEÍSMO islâmico.

Mas a religião Islâmica, baseada nos preceitos corânicos, é homogénea. Nem podia deixar de ser.

O comentador em causa confunde os conceitos, possivelmente por não ser pessoa muito cultivada.

Isso não é grave, o pior é a falta de bom-senso que também manifesta.

José Lopo de Azevedo

Anónimo disse...

Para poder ir merendar (umas tapas de casqueiro com presunto pata-negra, acompanhado a Monte Velho tintol e agora invejem-me!)só dizer isto ao simpático Mancha, a quem me começa a ligar um afecto indesmentível: leia o que diz o José Gonsalo e também O Lidador - e já nem falo no Range o Dente pois decerto o tem lido não digo com extremo apreço mas um pouco encabulado, o que só lhe fica bem.
Verificará que houve sufis. E conto-lhe esta que é real e se passou comigo: em 1997, foram presos no Irão, duma assentada, 26 senhores apenas por isto: cultivavam a poesia Sufi. Não acredito que não tenha ouvido na TV, até a do Rodrigues dos S. falou no caso.
E só não foram mortos porque a comunidade internacional de escritores, depois seguida por tipos da ONU (esta gosta de apanhar os combóios...)se mobilizou com petições e abaixo-assinados. Fui um dos que assinaram, tendo escrito uma coisita de nada, também, sobre o facto.

Já viu como é o estilo desses seus paradigmáticos mentores à outrance?

Creia que o perigo não é fantasmal. Também V. e todos em geral o correm.
Abra os olhos, Mancha!

JOSÉ LENCASTRE

Anónimo disse...

Longe de querer pautar este blog, mas o vídeo abaixo é simplesmente hilário:
http://br.youtube.com/watch?v=rXMIQDVOs98

Anónimo disse...

Uma civilização cai sempre por dentro. Resiste aos inimigos de fora, não aos que escavam os seus fundamentos.
Daí que os islamitas joguem muito nas quintas-colunas. No apodrecimento do Ocidente, através da propaganda incessante, do despertar de uma falsa compaixão a seu favor, da ameaça e por último do terrorismo.
Foi assim com Bizancio, foi o que se passou com os cristãos aquando da segunda invasão moura.
Se persistirmos, de pé, a vaga muçulmana refluirá...
(Pois eles não sabem nem podem conciliar saber tecnológico com poder, pois a sua mente fechada inibe-os, diminui-os.
Foi o que se passou com o Leste, pois não podem coexistir totalitarismo e saber de ponta).

...E não haverá portas que lhes valham.

L.

Anónimo disse...

"Range-o-dente, Conhece o PCC brasileiro? Isso é considerado um GANG.".

Com a verdade me enganas...

Mas os exemplos como o deste podiam multiplicar-se no panorama político doutros sítios.

MB

Anónimo disse...

Os avanços tecnológicos de acessibilidade fácil e gratuita na w.w.w. permitem-nos alcançar informações a respeito do mundo islâmico omitidas até então pelos meios de comunicação convencionais.

Um passeio virtual pelos países do Oriente Médio, africanos e asiáticos leva-nos à constatação de que seus governos são tiranos - laicos ou religiosos.

A submissão irremediável de seus habitantes [não podemos classificá-los como cidadãos] às leis e aos humores de seus líderes é intolerável. A incompetência administrativa, a corrupção e, principalmente, a violência são as regras vigentes.

Essas características assim somadas levam-me a afirmar que eu não quero que este sistema islâmico alastre-se pelo mundo.

R disse...

Range-o-dente.

É simples.

Não sabe o que dizer nem como explicar, nem o que indicar.

Além de falso e mentiroso, acabou por não referir um único GANG organizado. Tudo isso serve de pretexto para um aspecto que eu já lhe denotei.

Ou o mundo está consigo, ou estamos contra si.

O que leva a aspectos extremos e primários.
Para si, como já reparei, só existe uma polícia (para um rol de situações). Para si, só existe uma religião. Para si só existe uma ideologia. Um sexo. Uma cor. Todos os que não aplaudirem essa sua versão, são "comunistas", trogloditas etc e o mais.

Sabe perfeitamente ao que me refiro, e a verdade é que quando se trata de aspectos ligados à violência e coerção, sua visão é uma visão de macaco.


Informe-se como o giuliani actou em NY.

Acha que foi com ideias obtusas de uma só cor?



O lidador - «O Islão é completamente diferente. Propagou-se essencialmente pela espada»

Pois foi. O cristianismo propagou-se por envelopes e e-mails, daqueles com beijinhos e flores. ???

R disse...

«A "cristandade" tb combateu, tb reagiu pelas cruzadas ( uma guerra defensiva), mas isso não está no espírito da religião»

Defensiva? caramba. Percorrem meio mundo com a luz da espada cristã, para se defenderem?

Exacto. Agora faz sentido. Nunca tinha aprecido desse prisma. Realmente agora que me fala nisso, tudo faz sentido. Foi tudo na defensiva.

Olhe, agora que penso o adolfo também levou tudo na defensiva não foi?

Aliás, a Inquisição também o foi. A Igreja do Santo Ofício e por aí fora. Foi tudo na defensiva. Pois era. Na verdade era defensivos e mal entendidos. Só queriam dar a face. Os mouros é que eram ruins. Bárbaros.




Dá-me a ideia que o lidador padece da mesma maleita que o range-o-dente. Acho que só vê a uma cor. Para além de simplista, só vê um lado.

Anónimo disse...

Para Mancha Negra, na despedida: Range o Dente, para si, não passa dum macaco. No que me diz parte, aconselhou-me clínica psiquiátrica. Nos seus outros comentários, revela um fechamento e uma violencia que o colocam fora do simplesmente ridículo, como um garotão a despedir cuspo ou patadas em falso.
Você ilustra dois aspectos: o primeiro, o apodo bíblico que refere que não devemos, e cito, dialogar com os demónios, pois eles arrastar-nos-ão para uma conversa sem fim.
E apesar de V. claramente ser apenas um bom diabrete, o exemplo colhe.
O segundo é que V. ilustra à saciedade o que seria viver sob um regime islamita: brutalidade primária, total ausencia de senso de humor ou tolerancia,incultura mas pedantice, transferencia de recalcamentos para o interlocutor.

Creio que V. é apenas um testemunha falsa, mesclado com um caracter mau e retorcido.

Um pequeno senhoreco petulante e intolerante.
E bem desagradável, por sinal.

José Lencastre

Nota - O nick que escolheu para as suas perorações de mastigador de frases é revelador.
Autodefiniu-se duma maneira insuperável. No fundo creio que conhece bem os miasmas que por dentro se lhe agitam.

R disse...

«No que me diz parte, aconselhou-me clínica psiquiátrica»

Não.

De facto enganei-me. Aconselho-o a não tocar mais em crianças.
Para além de pessoalista, gosta de conversa de gajas.


Não me dirija a palavra por favor.

Anónimo disse...

Percebi.

Mancha Negra é um espião do serviço-secreto de contra-informação: seu objetivo é dar argumentos para o repúdio ao islamismo, ao comunismo e seus derivados.

Unknown disse...

"Percorrem meio mundo com a luz da espada cristã, para se defenderem? "

Para reconquistar a chamada Terra Santa, em posse do Islão.

Qual a parte que não compreendeu?
Como pensa que o Islão se apoderou da "Terra Santa"?
Com ramos de oliveira?

Por favor, situe-se historicamente, antes de bostejar cavalidades.
A sua ignorância, mesmo que convicta, não lhe basta para pontificar.

Anónimo disse...

Não tocar em crianças? Certo, obrigado pelo conselho. Doravante vou só tocar em adultos - o ter-lhe tocado, ainda que só por palavras fez-me sentir que tocara em algo repelente e frio, como uma serpente ou um sapo (com perdão dos sapos).
E já agora deixe-me que lhe diga que V. nem sabe insultar. Até para insultar é preciso categoria. V. só consegue dizer que me apraz conversa de gajas. É um facto. Aprazem-me mais que conversas de matulões - matulões e bonecos como alguns que fazem de másculos a valer. O que não será o seu caso, creio que não me enganarei se o achar "muito homem".
(Uns por exemplo que acham que isso de gajas é defeito. Até nisso o prezado ayatollah de contrafacção mostra as suas excelentes virtualidades machistas).
E deixe-me que lhe diga (e se alguma vez tiver a pouca sorte de me encontrar em pessoa poderá verificá-lo: não me intimidei ante os pides, e estou para as curvas sem ser das gajas que abomina pelos vistos e também é claro não sou susceptível de ser controlado por um...Mancha Negra, Daí que, uma vez que isso lhe cocega o seu autoritarismo, fique sabendo que lhe continuarei a dirigir a palavra quando e onde me apetecer.
(Ainda pensara em não mais lhe ligar importancia, pois V. é daqueles que requisitam preferencialmente água suja na lombeira).
Portanto, falarei tanto quanto me apetecer - ainda que não à sua maneira rasca e aproximativa.

...E não tenha tanta ojeriza às que V. chama gajas. Frequente-as um pouco mais e verificará que são maioritariamente seres admiráveis, até dão à luz os homens - embora depois alguns se tornem indignos desse acontecimento maravilhoso.

E creia que o considerarei sempre um ser humano, obviamente, apesar de V.tentar tudo para o considerarmos apenas uma espécie de amiba, que não é pois claro.

JOSÉ LENCASTRE

Anónimo disse...

Nausica,
Zéi,

Belo senso de humor!

Amélia

Anónimo disse...

Cambada de judeus!

RioDoiro disse...

Mancha:

"
Além de falso e mentiroso, acabou por não referir um único GANG organizado."

Oh seu idiota. Não há nas conservatórias registo de gangs.

Há coisas que normalmente reservo para aplicar a caramelos de comportamento imbecil. Por exemplo, experimente seguir este link:

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Aen-GB%3Aofficial&hs=uxe&q=gangs+%22cabe%C3%A7as+rapadas%22&btnG=Pesquisar&meta=cr%3DcountryPT

.

RioDoiro disse...

Aqui vai mais um link para idiotas de comportamento imbcil:

"gangs em portugal"

http://www.google.pt/search?q=%22gangs+em+portugal%22&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-GB:official&client=firefox-a

.

RioDoiro disse...

http://sol.sapo.pt/blogs/jota40/archive/2008/09/29/880710.aspx

.

R disse...

Opá, Range-o-dente. A sério. Sem brincadeira. O que tem na cabeça?!


Deu-me uns links de "forum nacional". Suspeito? nada.

Depois deu-me outro link que resume e alia criminosos e pequenos traficantes a GANGS?. O caso "celé" o que tem que ver com gangs?

E depois, ou é parvo ou faz-se de parvo.

É óbvio e natural que existem assaltos. Pessoas que se reúnem para executar assaltos. Mas porque facilita.

Não é porque têm uma identidade em comum. Não utilizam siglas nem escrevem em paredes os seus territórios.
São casos pontuais de assaltantes. Existem. Não nego. São do foro da PJ. Exigem investigação.

Agora, quando se refere a "GANGS" de cariz institucional, como o PCC brasileiro, crips/bloods, as maras da América Central e gangs que monopolizam as drogas em South Central...?? caramba. É parvo? dá-me a impressão que é parvo mesmo.

Alguma vez visitou Paris? Algum bairro social Português?!

Acha que putos de 12 anos e 15 anos são considerados um "GANG"?


Agora percebo porque diz isso. É opinião dominante da ortodoxia nazi e extrema-direita referir esse populismo; GANGS.

Mais não digo. Falar consigo, ou com a parede é a mesma coisa.

Acabou por não me referir um nome comum, conhecido, de uma única GANG. Que seja conhecida ou que atemorize territórios.

Passou-me links suspeitos de forums "nacionais". E notícias do 24 horas.

RioDoiro disse...

Mancha:

"É óbvio e natural que existem assaltos. Pessoas que se reúnem para executar assaltos. Mas porque facilita."


"São casos pontuais de assaltantes."

Oh, cum car...o!

Já gastei dois prémios Fardo de Palha com este cataclismo.

.

Anónimo disse...

Não sei se Mancha Negra suportará citação tão longa.

Cito-a para apresentar minha luta comigo mesma e com os dados de realidade, para então formar meu juízo.

Retirada do texto de Olavo de Carvalho, sob título "Os vilões de sempre", ver em seu site, datado de 11 de dezembro de 2008, publicado no Diário do Comércio.

"O problema é que a imaginação do cidadão comum é deploravelmente pobre e esquemática em comparação com as complexidades e as profundezas abissais da história contemporânea. Com a maior facilidade o sujeito é induzido a crer em histórias da carochinha que confirmam os seus preconceitos e esperanças e a duvidar dos fatos mais amplamente comprovados que, à sua minguada capacidade imaginativa, pareçam estranhos ou inverossímeis. E não me refiro só ao povão, mas à quase totalidade dos "formadores de opinião" que em geral não são estudiosos treinados na arte da "fantasia exata", mas apenas cérebros de segunda ordem intoxicados de estereótipos e frases feitas, desesperadamente necessitados da aprovação de seus pares ao ponto de preferir errar com eles, quando a alternativa é uma verdade solitária."

"O termo "fantasia exata" é de Leonardo da Vinci: designa a imaginação treinada para deslizar ao longo das estruturas do real, em vez de afastar-se delas. É a habilidade cognitiva mais decisiva – e a mais escassa entre os "intelectuais públicos", não só no Brasil como no resto do mundo."

R disse...

Range-o-dente.

Nomeie um GANG conhecido. Tanta alardeado e nada. Não nomeou nenhum. Apenas se limita a dizer que sim, existem muitos gangs. centenas. milhares. mas não os indica. não os refere. apenas passa links de foruns nacionais de extrema-direita. que por sinal, para eles a criminalidade está a explodir.

é que, pode parar de me nomear fardos. a sério. nomeie só um GANG conhecido, com hierarquia, com uma identidade comum.


pesquise. leia. e diga-me um só.

R disse...

Nausicaa.
Há um contexto deste diferendo com o range-o-dente. Não é de agora. Há mais de um ano que o range-o-dente expele tipos de criminalidade que só existem na cabeça dele e nos foruns de extrema-direita. Ele sempre defende atitudes radicais a uma só realidade universal. Trata os métodos todos como um só. Para ele a polícia é só uma. Os crimes são um só.

O facto é que em anos de conversa, nem uma única vez o senhor range-o-dente nomeou um só Gang. Um só.

Traça sempre excertos de notícias sensação.
Pelo lado contrário, quem o indigne e o contrarie com os factos, ele acusa de apoiarmos a criminalidade.

Anónimo disse...

Mancha Negra, vós estais a dizer que esta notícia que atravessou o Atlântico é mentirosa?

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u446765.shtml

josé Lencastre disse...

Não é Range o Dente quem tem de nomear gangs. Isso caberia, se coubesse, às autoridades, se as perguntas deste fulano valessem alguma coisa e não fossem mais que mero arroto manchado.
Um gang, por definição implícita, é uma coisa secreta, velada. Um gang não se publicita como uma Sociedade Recreativa ou um p.ex. Grupo Recreativo Os Amigos do Pintosouza.
M.Negra mostra ter uma mentalidade de inquisidor e de esbirro, com as suas perguntas de especioso papalvo.

Poderemos dizer que é um idiota, um cobardolas e um perturbado? Creio que não, de forma alguma, e eu jamais o direi.
É apenas o M.Negra. Um excelente menino, uma jóia de moço. E tão inteligente!
Gostava de o conhecer, para lhe ensinar um ou dois movimentos de valsa.
Mas cheira-me que ele não quer danças comigo, é demasiado tímido apesar de petulante. Mas eu gostava, quando e onde ele quiser.

Seriam um ou dois minutos bem passados. Alguém me poderá ajudar a conhecer este garboso cavalheiro?

R disse...

???????????????


AAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHHHAHHAHA AHAHAHAHAHAHAHHAHAHA HAHAAHAHAHAH AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA HAAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA h ainda mais... AHAHAHAHAAAHAHAHHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAAHAHAHAHAHAHHA.

Porra! Essa notícia saíu cá e no mesmo dia foi desmentida.

Era apenas garotos que utilizavam a sigla "PCC", mas não tinha nada que ver com o PCC brasileiro OBVIAMENTE! AHAHAHAHAH.


AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHA. Depois falam do Daniel Oliveira e do BE com os seus laivos populistas! AAAAAAAHAHAHAHHAHAHA.


Olhe amiga Nausicaa. Há poucos meses dois brasileiros assaltaram um banco. O BES. Um foi aniquilado. O outro ficou em tratamento.

Se por ventura o range-o-dente ou a comunicação social referirem aí no Brasil como; GANG assalta banco. Desacredite. É o perfeito exemplo de alarmismo idiota. Tratava-se de apenas dois desgraçados da província (nordeste brasileiro) que por facilidade tentaram a sorte. Eram apenas dois. Nada de muito esquematizado.

Daí a um "gang" que assola bairros inteiros e provoca o medo às populações, vai um mundo.


E olhe. Não confunda, "rede de traficantes", com gangs.

Anónimo disse...

Por gentileza, Mancha Negra, informai-me o endereço do desmentido, porque por aqui eu não atino as palavras chaves para encontrá-lo.

Anónimo disse...

O comentário e solicitação ao Mancha Negra às 16H37 são meus.

Anónimo disse...

Sei quem ele é, ele é bom rapaz, um pouco tímido até, não se esforce Lencastre, não merece a pena, o tipo é um pobre sujeito, na Escola onde andámos andava sempre a comer na tromba. Um anémico, deixe p'ra lá, esqueça, ofender as pessoas sem dar a cara é nele um reflexo condicionado.

VÍTOR

R disse...

Nausicaa: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=364212&tema=27&pagina=0&palavra=&ver=1



Repara bem que referem como um "núcleo" de amigos, que abandalham.

O único canal a referir (e sem desmentir) a notícia como GANG criminoso, foi o canal TVI, do amigo pina moura e o Eduardo Moniz. Um canal populista.

Anónimo disse...

Convenhamos, então, Mancha Negra, que o jogo está empatado 1x1: de um lado a jornalista Tânia Laranjo e sua divulgação na BBC Lisboa e na Folha 0n-line e de outro o canal TVI.

Cedo, portanto, para tirar-se conclusões.

Aguardemos o tempo e a ação enérgica da polícia portuguesa para evitar o processo que ocorreu em São Paulo, por exemplo em: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1004963-EI5030,00.html

Mas, vós encontrareis muitas notícias em vários meios e ideologias sobre estes fatos [ou factos??].

No mais, oremos: "...Não nos deixeis cair na tentação, mas livra-nos do mal." [Amém] In: Santo Evangelho, Mateus 6,13

R disse...

Nausicaa. Há uma triste realidade. Portugal não vive uma cultura com hierarquia e o actual Estado foi criado por gente oportunista, sem o mínimo de noção organizativa. Por motivos muitos alheios a Portugal, é impossível agregarem-se pessoas que se organizem de forma hierárquica e que pensem o mundo, seja para roubar, seja para governar.

Anónimo disse...

Não sei porquê, mas vosso comentário, Mancha Negra, trouxe-me a lembrança de um provérbio popular brasileiro:

"Criam-se dificuldades, para venderem-se facilidades"

Repito o argumento final: aguardemos o tempo.

E, oremos.

Anónimo disse...

"Portugal não vive uma cultura com hierarquia e o actual Estado foi criado por gente oportunista, sem o mínimo de noção organizativa."
O que quererá este clown, que se tem multiplicado em améns a Pinto de Souza, dizer com esta pachachada?
Queria uma hierarquia do Goering ou do Esteline? Ou do Mao Tsé Tung?
Deve ser isso. A do outro já não lhe chega.

"Por motivos muitos alheios a Portugal, é impossível agregarem-se pessoas que se organizem de forma hierárquica e que pensem o mundo, seja para roubar, seja para governar".
Para roubar, para governar...
De forma hierárquica.
Este verdadeiro esfregão ideológico deve ter tido uma má experiencia recente: não devem ter acedido a bajulações suas e deram-lhe com os pés.
Daí agora "morder" na mão do outro.
Uma mancha de lama apenas.

Maude & Jorge

Carmo da Rosa disse...

É pena que um artigo interessante tivesse derivado em muito pouco argumento e uma montanha de insultos...

Será isto passageiro, como a crise económica, ou é estrutural?

EJSantos disse...

"Será isto passageiro, como a crise económica, ou é estrutural?"
Touché!